Motorola inicia "soak test" do Android Oreo - Eis as novidades!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Em 2016 a Motorola foi a primeira construtora, além da Google, a disponibilizar o Android Nougat 7.0 para os seus utilizadores. Contudo, em 2017 o Android Oreo tarda a chegar. Entretanto, já a Nokia, Sony e até mesmo a Huawei que utiliza a interface EMUI bastante personalizada, já começou a atualizar os seus topos de gama. Agora, a Motorola inicia o soak test, o teste de imersão para testar a nova versão do firmware (software de sistema).

Mas afinal, o que mudará no teu dispositivo quando este finalmente receber o Android Oreo? Depois de terminado o soak test, quando todos os erros estiverem mesmo corrigidos. Ou pelo menos aqueles que vão sendo detetados gradualmente pelos utilizadores das versões beta.

Vê ainda: lote de topos de gama já iniciou o soak test, o teste de imersão na versão beta. Entretanto, este soak test deverá ficar também disponível para mais dispositivos. A marca conta com um número significativo de smartphones no seu portfólio mas tradicionalmente só os flagships é que podem testar as novidades antes dos demais.

Motorola começa o soak test do Android Oreo

Dito isto, podemos esperar que este soak test do Android Oreo fique disponível para todos os smartphones da linha Moto Z da Motorola. Pode até demorar um pouco mais mas creio que tal aconteça.

Já relativamente à distribuição do Android Oreo na sua versão final, estável e pronta a ser utilizada pelo público, a mesma chegará no primeiro trimestre de 2018. Isto, mais uma vez, para os topos de gama. Todos os demais terão que esperar. Provavelmente até ao 2º e 3º trimestre de 2018.

Relativamente às mudanças, às novidades que encontrarás no teu Motorola após a atualização final chegar aos consumidores temos aqui uma longa lista de novidades. Podemos começar com uma das ferramentas mais úteis para o teu Motorola. O auto-preenchimento de formulários. Sem esquecer o modo Picture-in-Picture (PiP) que te deixa assistir aos vídeos numa pequena janela flutuante. É um passo à frente do modo de tela dividida.

Teremos também a possibilidade de desativar temporariamente algumas notificações, o mais recente pacote de segurança da Google, o patch da Google e várias correções de vulnerabilidades. Temos ainda, neste Android Oreo os ícones adaptáveis, e os pontos para as notificações.

Soak Test antecede a distribuição global do Android Oreo para os Motorola

Este último "ponto" é bem útil no dia-a-dia. Na prática, quando alguma aplicação tem uma novidade, um alerta ou notificação, o seu ícone receberá um ponto azul no canto superior direito.

No menu das definições terás ainda uma nova organização dos menus. Novas opções de visualização, uma calendarização automática do Modo Noite, entre outras novidades. A Motorola pode ainda acrescentar algumas das suas aplicações, algumas novas aplicações ou pelo menos atualizar as existentes.

A distribuição final do Android Oreo começará no final de janeiro. Até lá os utilizadores precisarão de testar as versões beta, do soak test oficial. Até lá, ficaremos atentos a qualquer novidade. Até lá, Bom Natal!

Assuntos relevantes na 4gnews:

Nokia 2 submetido ao teste de resistência de JerryRigEverything

Samsung Galaxy S9 – estes serão os acessórios oficiais da Samsung

Xiaomi Mi Max 3 será um monstro com 5500mAh e ecrã de 7 polegadas!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.