Motorola Moto G5
Sede Motorola

Será que a Motorola voltará a fazer a diferença? Já mais do que uma vez aqui falamos na nossa convicção de que os tablets Android para pouco mais servem do que consumo de multimédia. O Android, tal como está a ser aplicado nestes dispositivos, não está de forma alguma optimizado para tal, ficando imenso espaço inutilizável.

Mas a Motorola parece querer mudar um pouco este paradigma. Em primeiro lugar, há que notar que este novo tablet será o primeiro equipamento do género desenvolvido pela marca em muitos anos. E para tornar as coisas ainda mais interessantes, a Motorola estará a trabalhar num modo com especial foco na produtividade deste novo tablet.

Vê também: Este smartphone Moto que nunca foi lançado é simplesmente fantástico

   

Antes de mais, há que realçar que este novo tablet da Motorola é especulado para que possua entre 9″ a 10″ polegadas de ecrã. Em termos de construção, os seus materiais deverão ser premium. Já em termos de especificações nada foi avançado, para já.

Mas o dado mais interessantes prende-se precisamente pelo novo Productivity Mode (Modo de produtividade). A imagem abaixo, via Android Police, é uma representação deste modo e uma das suas funcionalidades que será aproveitar todo aquele espaço desperdiçado na barra de navegação.

Com este novo modo serás capaz de afixar – bem ao estilo do Windows – qualquer aplicação na mesma, para que o seu acesso seja ainda mais facilitado. Se reparares bem, existe, na barra de navegação, um atalho para a gaveta de aplicações.

imagem representativa do tablet da Motorola
imagem representativa do tablet da Motorola (Créditos: Android Police)

Isto permitir-te-á mudar de aplicação sem que seja necessário saíres da aplicação que estejas a utilizar, sem retrocederes e sem voltares ao ecrã principal. Ao mudares de aplicação, a que estavas a utilizar deverá ficar a correr em segundo plano, para que possas voltar à mesma sem perderes qualquer do trabalho desenvolvido.

Conseguirá a Motorola revolucionar os tablets?

Para fechares em definitivo qualquer aplicação, bastará que para isso pressiones prolongadamente o seu atalho na barra de navegação e arrastes o mesmo para cima. Um gesto simples e que, mais uma vez, me recorda o funcionamento do Windows em tablets.
Este novo modo é uma abordagem interessante para aumentar a produtividade de um tablet Android.

Melhor dizendo, para que o seu multitasking seja mais simples. Mas mesmo assim creio que falta mais qualquer coisa para que se possa considerar um tablet Android verdadeiramente produtivo.

Mas não interpretem mal estas últimas palavras. Eu acho verdadeiramente interessante este Productivity Mode da Motorola e estou desejo de saber mais pormenores e potencialidades do mesmo.

Outros assuntos Moto:

Moto, Samsung e Xiaomi recebem a LineageOS 14.1 com o Jelly

Problemas no Moto G4 Plus podem levar à troca pelo Moto Z Play

Será este o Moto Z em nova cor Prateada?

Fonteandroid police
O gosto por tecnologia foi algo que esteve sempre dentro de mim. Com o crescer do mercado dos smartphones, também o meu entusiasmo com os mesmos aumentou. Já nos tempos livres, as séries são o meu principal mata-tempo.