Motorola está em reestruturação e o Moto X5 poderá estar em perigo

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Corria o ano de 2014 quando vimos ser confirmada a compra da Motorola à Google por parte da Lenovo. Abria-se assim um novo capítulo na vida desta mítica empresa de telecomunicações. Um capítulo que nos traria algumas novidades nos seus smartphones, como por exemplo a introdução da linha Moto Z em substituição da linha X, que deveria ver o Moto X5 ser apresentado este ano.

Pelo menos era o que tudo parecia indicar no primeiro mês de 2018. Na altura ficamos a conhecer todos os equipamentos que a Motorola deveria apresentar ao longo do ano. Era com alguma naturalidade que nos deparávamos com o sucessor do Moto X4.

Vê ainda: Google Play Store: 40 aplicações Android temporariamente grátis

Todavia, as coisas não estão a correr pelo melhor. Aliás, isso não é de todo uma novidade. A Lenovo tinha certos objetivos financeiros para a Motorola depois de a ter adquirido à Google. A empresa chinesa queria tornar a marca lucrável em dois quartos após a sua aquisição.

A verdade é que tal nunca chegou a concretizar-se, tendo sido forçada a cortar parte da presença da marca no mercado. A certa altura a empresa anunciou que iria fazer desaparecer a marca Motorola do mercado. Decisão que, pouco tempo depois, acabou por ser revertida.

Agora, o processo de reestruturação da empresa continua. As notícias mais recentes dão conta do despedimento de cerca de 190 engenheiros da filial da empresa em Chicago. Nas palavras da Lenovo, esta reestruturação não irá afetar nem metade da força de trabalho da marca.

Motorola Moto X5 não deverá ser lançado para o mercado em 2018

Além disto, a Motorola poderá ver um corte nas gamas de equipamentos que lança para o mercado. Inicialmente falava-se na possibilidade de a linha Moto Z ser a sacrificada. Tal foi prontamente desmentido pela Lenovo em comunicado.

Todavia, parece haver de facto uma linha de smartphones que irá desaparecer do mercado. Trata-se da linha X, o que significa que o Motorola Moto X5 nunca chegará a ver a luz do dia. Estas são as informações que a publicação Android Police avança hoje.

Segundo eles, a Motorola limitar-se-á às linhas E, G e Z. As suas gamas de entrada, gama média e gama alta, respetivamente. O que a ser verdade parece ser a decisão mais acertada. Se as coisas não estão a correr pelo melhor, há que canalizar forças para aquilo que é mais importante.

Mais ainda, a empresa detida pela Lenovo deverá abrandar o desenvolvimento de Moto Mods. Em específico deverá reduzir o número de parcerias com terceiros para o desenvolvimento destes acessórios. Limitar o seu portefólio àqueles Mods que realmente adicionam algo de novo aos Moto Z.

Apesar de já ter desmentido o cancelamento da linha Z, a Motorola ainda não se pronunciou relativamente ao cancelamento do Moto X5. Este é um dado que ainda não foi oficialmente confirmado, algo a que estaremos atentos no futuro.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Samsung Galaxy Note 9 sem leitor de impressões digitais sob o ecrã – KGI

Xiaomi Mi MIX 2S será o smartphone mais avançado da fabricante Android

Huawei P20 Porsche Design poderá justificar o seu preço “Premium”

Via

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.