Motorola quer revolucionar a tecnologia presente no dobrável Moto Razr

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Motorola acaba de receber a aprovação para uma patente que irá modificar ligeiramente a sua filosofia de smartphone dobrável. Ao contrário do atual Moto Razr, este hipotético dispositivo terá o seu ecrã constantemente virado para o exterior.

Com efeito, a nova patente da Motorola idealiza um smartphone que dobra o seu ecrã para fora. Ou seja, ao fechar o equipamento, o seu ecrã permanecerá exposto ao contrário da filosofia de modelos como o Moto Razr ou o Galaxy Z Flip da Samsung.

Um Moto Razr que poderá ter o seu ecrã constantemente exposto às adversidades

O documento em questão foi submetido junto do Escritório Internacional de Propriedade Intelectual em 2020. Contudo, só teve a ambicionada aprovação em janeiro de 2022, chegando agora ao domínio público.

Nele vemos esquemas de um novo smartphone dobrável ligeiramente diferente daquilo que a Motorola oferece atualmente. O principal ponto diferenciador será a orientação da dobradiça do seu ecrã.

Quando fechado, este componente deixará de estar virado para dentro e protegido pela estrutura do produto. O painel será dividido a meio, oferecendo a possibilidade de o utilizador o continuar a utilizar.

Pese embora os receios de durabilidade deste componente, esta filosofia poderá servir para poupar algum dinheiro no seu desenvolvimento. Estamos perante uma filosofia que dispensa uma segunda câmara e um ecrã exterior.

O produto idealizado pela Motorola conta apenas com o módulo principal para as suas câmaras. Este servirá o propósito de câmara principal e frontal, com a desvantagem de o utilizador ter de fechar o smartphone para tirar fotografias de cenários "à sua frente".

Adicionalmente surge a dispensa de um ecrã exterior ou secundário, visto que metade do painel estará sempre ao dispor do utilizador em ambas as faces. Poderá assim ser utilizado para fornecer as habituais informações essenciais, como horas e notificações.

A Motorola ambiciona ainda, com esta tecnologia, reduzir o incómodo das vincas presentes nos ecrãs de smartphone dobráveis. Para tal, utilizará um novo tipo de dobradiça escondida atrás do ecrã.

Teremos de aguardar para perceber se a Motorola irá lançar um equipamento com base nesta tecnologia. Algo que não é garantido com a simples aprovação de uma patente, como é o caso.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung usa material ecológico e inovador nos seus Galaxy S22
  • Xiaomi POCO M4 Pro 5G: smartphone barato chega em breve
  • Google Play Store: vigia os movimentos do cartão de crédito [Dica]
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.