Motorola Nexus 6 com Android Oreo através da ROM SIX AOSP

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Agora que a Google já disponibilizou a nova versão do seu sistema operativo, o Android Oreo 8.0, todas as marcas e desenvolvedores de software independentes podem começar a trabalhar nas atualizações oficiais e nas custom ROM’s, respectivamente. Agora, para além da popularaqui, na 4gnews. Lista esta que inicialmente foi alvo de bastante controvérsia devido à inicial exclusão de alguns aparelhos da linha Moto G4. Já este Nexus, infelizmente ficará de fora.

Motorola Nexus 6 com Android Oreo através da SIX AOSP ROM

Se tens um destes Motorola Nexus 6 terás mesmo que optar por uma destas ROM’s extra-oficiais (custom ROM’s) baseadas no AOSP. É a partir deste material AOSP (Android Open Source Project), tanto as marcas como os desenvolvedores independentes podem trabalhar no desenvolvimento e criação de ROM’s alternativas e personalizadas, as Custom ROM’s, ou nos pacotes de firmware com atualizações oficiais, no caso das construtoras.

Felizmente, tal cenário já é possível graças ao trabalho do desenvolvedor FrankieTR3Ds do fórum XDA Developers que conseguiu fazer a portabilidade do Android Oreo para este smartphone.

Ora, uma vez que o Nexus 6 não receberia a atualização oficial através da própria Google e, a menos que queiras ficar "preso" ao Android Nougat, as Custom ROM's serão a tua melhor alternativa.

As novidades desta ROM baseada no Android Oreo:

  • Sistema avançado de Snoozing para colocar aquelas Apps sedentas de bateria a dormir profundamente
  • Time-out para as notificações (notificações ficarão disponíveis por um tempo limitado a definir por ti)
  • Notificações terão crachás para mais facilmente as identificares.
  • Novos emojis para colorir as tuas mensagens.
  • Auto-preencheminto de vários formulários
  • Modo foto a foto na reprodução de vídeo
  • Reforço da segurança do sistema operativo

Note-se ainda que praticamente todos os aspectos e funcionalidades principais do smartphone estão funcionais tais como a conexão Wi-Fi, Bluetooth, comunicações, redes, câmara, etc. Contudo poderás encontrar ainda alguns bugs uma vez que se trata da versão inicial desta ROM.

De qualquer forma, caso o queiras fazer tens o link aqui, em baixo:

  • Download Direto: SIX ROM
  • Google Apps para ARM 64- AQUI
  • Google Apps para ARM – AQUI

Mais ainda, terás que desbloquear o bootloader e instalar uma TWRP Custom Recovery para instalar em seguida este Custom ROM baseada no Android Oreo no teu Motorola Nexus 6.

Para mais informações sobre a esta marca e tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no TOP 10 com as melhores novidades e melhorias deste OS. E tu, ainda utilizas um destes robustos Motorola Nexus 6?

Outros assuntos relevantes:

Samsung Galaxy A5 (2018) – Mais imagens referem o design diferente

Honor marca evento para dia 5 de dezembro

e entrar no mundo da Realidade Aumentada

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.