Motorola está a preparar uma mudança na interface dos seus Moto?

Rui Bacelar
Motorola Moto G5 Smartphone Android Moto interface
Motorola poderá mudar a interface (UI) dos seus smartphones Moto?

A Motorola cresceu em popularidade pela utilização de uma interface gráfica (UI) muito simples e leve, com o Android puro ou muito pouco alterado. Idêntico ao que encontramos nos smartphones da própria Google como os Nexus e / Pixel. Agora, a marca poderá estar a estudar a hipótese de aplicar uma interface diferente aos seus Moto.

Vê ainda: Xiaomi Mi Mix 2 – Smartphone já começa a quebrar recordes!

Custa a crer que a Motorola posa utilizar uma interface que não o seu habitual Android quase puro, apenas com uma ou outra App (aplicação) própria da marca. Sem grandes alterações ou animações pesadas, a sua UI sempre foi um dos seus grandes trunfos. Contudo, a marca poderá estar a preparar mudanças significativas ou então um novo conceito de interface.

Motorola sem a sua habitual interface nos Moto?

A hipótese parece-me seriamente rebuscada e mesmo contra-producente caso seja aplicada mas, a pouco e pouco, se utilizas um smartphone Moto deves ter reparado que esta interface tem sofrido leves modificações.

Motorola Moto X Style interface
Utilização de uma interface muito leve sempre caracterizou a Motorola

São ícones mais arredondados, variações nas animações ou simples elementos mais transparentes. São pequenos toques que podem indicar uma mudança de rumo a ser estudada para os smartphones Moto da Motorola.

Mais ainda, note-se que recentemente a construtora afirmou que estas leves mudanças foram aplicadas através de um launcher próprio da marca que corre em cima do Android puro ou Android AOSP ((Android Open Source Project).

Mesmo assim é o desejo de grande parte da comunidade de fãs que esta marca utilize uma interface ainda mais simples e mais próxima do Android puro para que os Moto usem sempre uma skin muito leve que não "pese" nas configurações do smartphone.

Motorola procura uma nova interface?

Na imagem que acima podem ver, uma captura de ecrã efetuada pelo site androidpit, podemos ver que a construtora está a pedir a opinião de todos os participantes sobre qual é a melhor interface ou launcher para Android. Qual o mais bonito de entre todos. No leque de opções temos a interface da Motorola, a MIUI da Xiaomi, a Samsung Experience, a EMUI da Huawei, etc.

Motorola Moto smartphone Android
Pesquisa da Motorola / © AndroidPIT (captura de ecrã)

Não sabemos o que a Motorola fará com este feed-back recolhido durante a sondagem mas podem concluir de que se trata e uma pesquisa abrangente que se debruça sobre os hábitos e preferências dos utilizadores quanto à utilização das várias marcas / interfaces.

Note-se que nenhuma das opções fornecidas para escolha contam com uma App drawer ou gaveta para aplicações, ícones e outros elementos nativos do Android puro. Resta saber se isto demonstra o interesse da Motorola em desenvolver uma interface mais personalizada pela própria marca.

Para mais informações sobre a esta marca e tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no Facebook, Instagram e claro, no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

Qual é a tua preferência quanto à interface do smartphone? Gostas de algo mais próximo do Android puro ou de uma experiência mais abrangente e personalizada?

Outros assuntos relevantes:

Samsung Galaxy Note8 chega dia 15 à NOS com oferta da S-Pen

Xiaomi Mi 5X: Já podes instalar o Android One no smartphone

Google Play Protect está a causar problemas no Motorola Moto G4

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).