Motorola Moto Z2 - Serão estas as características do próximo Motorola?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Olá Motorola Moto Z2? Será? O ano de 2017 ficará marcado pelo regresso de nomes inconfundíveis como a mítica marca finlandesa, Nokia e pelo renascer da Motorola. Agora sob o controlo da Lenovo mas cada vez com mais autonomia. A pouco e pouco a “Moto” promete voltar a conquistar o coração dos fãs. Mantendo os seus mercados-chave como o Brasil, vemos agora um esforço contínuo e redobrado em voltar à ribalta. Depois de anunciar vários smartphone de gama média e gama baixa para este mercado, a Motorola estará a ultimar os preparativos para o seu próximo topo de gama. Vamos conhecer o suposto Moto Z2?

Vê ainda: Honor 9 – Primeiras Impressões e todas as novidades!

Será que o ano de 2017 será favorável para a Motorola? Esperemos que sim! A marca tem apresentado vários modelos, especialmente para o segmento de gama média e gama baixa. Equipamentos feitos à medida para o mercado onde a marca é muito forte. Sim, o mercado brasileiro. Agora, olhemos para o próximo topo de gama da marca. O que poderá este smartphone oferecer ao público e bastarão estas especificações técnicas para se destacar da concorrência?

Características do suposto Motorola Moto Z2

Em primeiro lugar estas informações chegaram até nós através da Slashleaks e apesar de a fonte ser credível, até ao lançamento oficial tudo pode mudar. Trata-se de uma fuga de informação, de um leak. Trata-se do registo das características deixadas pelo suposto Moto Z2 na aplicação de testes e benchmarks GeekBench. Feito o aviso, olhemos em primeiro lugar para as informações. Em seguida vamos analisar e comparar esta informação.

A listagem de especificações expõe claramente o nome do smartphone. Estaremos efetivamente a olhar para a lista de características do Motorola Moto Z2? Será este o topo de gama para 2017? Algumas destas especificações deixam-me de pé atrás...nomeadamente a memória RAM.

Começando pelo sistema operativo, o Android 7.1.1 Nougat. Sendo um Motorola terá uma interface (UI) muito próxima do Android puro. Terá algumas aplicações da marca mas muito pouco. Desta forma estará garantida uma experiência de utilização fluída, hoje, amanhã e mesmo daqui a um ou dois anos.

O seu ecrã, a sua tela terá 5.5 polegadas, um tamanho padrão para 2017. Aliás, já começamos a estranhar quando pegamos num smartphone com 5 ou menos polegadas. A sua resolução será Quad-HD (2560x1440p) que nos dará uma densidade de pixels excelente. Todas as imagens terão detalhe mais do que suficiente para uma ótima experiência de visualização e fruição de conteúdos multi-média.

Bastarão 4GB de RAM no Motorola Moto Z2?

Passando para o seu "motor", para o seu "coração", teremos aqui o Snapdragon 835, o melhor SoC da Qualcomm neste momento. Temos aqui oito núcleos de processamento a 2.4Ghz juntamente com a gráfica Adreno 540. A nível de performance o Motorola Moto Z2 será uma bela máquina.

A nível de memória interna o Motorola Moto Z2 terá 64GB de armazenamento com 47GB de memória livre para o utilizador. Já a nível de memória RAM, segundo esta listagem teremos "apenas" 4GB de memória RAM. Este valor, apesar de suficiente com a interface da Motorola, parece-me algo escasso para um Moto Z2, afinal de contas, os topos de gama já ostentam 8GB de RAM.

Já a nível de câmaras fotográficas o Motorola Moto Z2 terá uma câmara principal de 12MP capaz de gravar vídeo a 4K (Ultra-HD). Terá um flash LED, autofocus e resta saber se teremos ou não um sensor dupla na sua traseira. Pessoalmente não creio mas ultimamente a Motorola tem nos surpreendido pela positiva. Note-se ainda a listagem da câmara fotográfica frontal que sugere uns meros 5MP para a câmara fontal deste Motorola Moto Z2. Mais uma vez, não creio que a marca lance um topo de gama com câmara frontal tão medíocre. A menos que exista algum truque na manga que justifique esta escolha.

Bastará esta configuração para o Motorola Moto Z2?

O equipamento terá direito a todos os Moto Mods ou Moto Snaps existentes portanto o seu corpo não poderá ser muito diferente daquilo que vemos na imagem de topo. A capacidade de bateria rondará os 3000 a 3200mAh e a sua autonomia certamente não será tão boa quanto a do Moto Z Play ou Moto Z2 Play. Mesmo assim, este será o próximo topo de gama da marca e as expectativas naturalmente estão em alta. Uma coisa é certa, daqui em diante teremos mais informações sobre este Motorola Moto Z2.

Em Portugal a marca terá que recuperar todo este tempo perdido. Desde o Moto G2 que praticamente desapareceu das lojas. Agora, com o lançamento do novo Moto E e Moto E4 de gama baixa seria uma mais valia para os nossos consumidores. A sua interface leve e próxima do Android puro sempre foi uma das mais fluídas. Já no Brasil a Motorola é uma das marcas dominantes.

Em breve termos mais novidades da Motorola, uma marca que aos poucos se tenta reerguer e fugir ao jugo da Lenovo. Será que consegue? Conquistará o coração do público europeu? São questões que só o tempo responderá. Até lá estaremos atentos a qualquer novidade da Motorola e deste Moto Z2.

Ansioso para conhecer este Motorola Moto Z2 ou preferes esperar pelo Asus Zenfone 4?

Outros assuntos relevantes:

Qualcomm apresenta o novo “motor” Snapdragon 450

Galaxy Note 8 poderá ter sido revelado graças a cartaz publicitário

Facebook ultrapassa os 2 mil milhões de utilizadores por mês!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.