Motorola Moto X4 - Características, data e preços - Tudo o que sabemos!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A Motorola terá um total de 5 gamas / linhas de smartphones no mercado até ao final de 2017. A informação foi avançada inicialmente pelo leakster Evan Blass (@Parece inevitável! Este será o Samsung Galaxy Note 8

Os últimos Motorola da linha Moto X foram lançados em 2015. Desde o Moto X Force ao Moto X Play e Moto X Style. Três smartphones cativantes mas que não conseguiram manter a mística dos seus antecessores. Em 2016 a gama esteve prestes a desaparecer e mesmo agora, em 2017, as certezas ainda são escassas. Contudo, apresentarei todas as fontes ao longo do texto.

Motorola Moto X4 - Data de Lançamento

  • Dia 31 de agosto na conferência de imprensa da Motorola na IFA Berlim 2017 ou então no evento em Nova Iorque no dia 25 de julho.
  • A chegada ao mercado deverá ocorrer mais tarde, após a IFA 2017

A Motorola já enviou os convites para o seu próximo evento no dia 25 de julho em Nova Iorque e apesar de não termos grandes pistas sobre o que poderá ser apresentado, o slogan é bastante promissor: "Não vais querer perder isto", temos ainda a tag "Hello Moto" que nos sugere a apresentação de pelo menos um novo smartphone. Resta saber se será efetivamente o Moto X4 ou Moto Z2, esperemos para ver.

Temos também uma conferência de imprensa da Motorola agendada par ao dia 31 de agosto nas vésperas da IFA Berlim. Nesse mesmo dia temos também a conferência de imprensa da LG onde poderá ser apresentado o seu próximo topo de gama VentureBeat, uma publicação a cargo do leakster Evan Blass, este Moto X4 será lançado no mercado em meados de novembro, a tempo da Black Friday. Este timeframe (calendarização) é compatível com uma apresentação durante a IFA Berlim

Motorola Moto X4 - Design e Construção

  • Construção em Alumínio
  • Certificação IP68
  • Dual-Câmara com o tradicional design circular

Apesar de ainda termos visto poucas imagens do Motorola Moto X4 em fugas de informação (leaks ou vazamentos). Ao passo que por exemplo a Samsung é abundante em leaks, a Motorola parece estar a guardar bem o seu segredo.

As poucas imagens que apareceram na Internet mostram-nos um Motorola todo ele construído em metal, aqui não há surpresas. Este Moto X4 não será um topo de gama (apesar de estar lá perto) portanto não terá que competir com o LG G6, Galaxy S8 e demais flagships. Mesmo assim não podemos dizer que não se trata de um smartphone elegante. Especialmente se o seu vidro for ligeiramente curvo no painel frontal.

Câmara dupla no Motorola Moto X4

Caso estas escassas imagens possuam algum fundamento de verdade estaremos a olhar para um smartphone com margens ou bezels notoriamente magros. Esta é uma das tendências de 2017, a par da dual-câmara e o Moto X4 seguirá ambas as "modas".

O logótipo "M" está bem presente na traseira do dispositivo e podemos ver os dois sensores fotográficos na moldura circular com o flash LED logo abaixo. Poderemos ainda ter um sistema de autofocus auxiliado por laser, ficando este acima dos sensores fotográficos. Podemos ver estas fotografias do suposto Moto X4 no perfil de Google Plus do utilizador Jerry Yin.

Características do Motorola Moto X4

Enquanto smartphone de gama média alta o Motorola Moto X4 aposentará características e especificações fortes mas claramente distintas dos topos de gama. Esse lugar está reservado para o próximo Moto Z2. Até à data, estas são as características apontadas para este equipamento. Podem encontra-las na íntegra no site gsmarena.

  • Ecrã / Tela IPS LCD de 5.2 polegadas
  • Resolução Full-HD (1920 x 1080p) 424ppp
  • Processador Qualcomm Snapdragon 630 ou Snapdragon 660
  • 3GB ou 4GB de RAM
  • 32GB ou 64GB de armazenamento interno
  • Bateria pode oscilar entre os 3000mAh ou 3800mAh
  • Dual câmara com flash LED
  • Sensores de 12MP e 8MP na traseira
  • Câmara frontal de 16MP
  • Leitor biométrico no botão central "Home"
  • Preço oscilará entre os $400 e $550 dólares

As especificações técnicas do Motorola Moto X4 ainda estão envoltas em mistério. Ao passo que, segundo um utilizador do reddit, teremos 4GB de RAM e 64GB de armazenamento interno, o leakster Evan Blass sugere uns meros 3GB de RAM e 32GB de armazenamento interno. Pessoalmente creio que possamos ter duas versões deste Motorola, uma mais económica, outra mais poderosa.

O Motorola Moto X4 será um smartphone a ter em conta

A nível de software o Motorola Moto X4 poderá trazer "ainda" o Android 7 Nougat caso seja apresentado já no dia 25 de julho o que significaria uma chegada aos mercados durante o Verão.

Em alternativa, caso a sua apresentação ocorra apenas na IFA em inícios de setembro, não seria de estranhar se a marca já lançasse este smartphone com o Android O cuja versão final deverá ser apresentada e disponibilizada para as construtoras durante o Verão.

Qual a tua opinião sobre este Motorola Moto X4?

Outros assuntos relevantes:

Honor 9 – Smartphone disponível nas operadoras MEO, NOS e mais info’s!

Google Maps diz-te quando será a melhor altura para fazeres a tua viagem

Podcast: À conversa com Rui Bacelar – OnePlus, Sony e o futuro Mobile

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.