Motorola Moto X4 com Google Android One? Não faz sentido!

Filipe Alves
Motorola Moto X4 com Google Android One? Não faz sentido!
Este é o novo Motorola Moto X4 e poderá chegar com Android One

Rumores de ontem do conhecido @EvLeaks indicaram que a Motorola lançará um Motorola Moto X4 em conjunto com projecto Google Android One! Até aqui tudo bem, aliás, sou um apologista deste novo programa, contudo, há detalhes neste negócio que não fazem muito sentido.

Depois do lançamento do Xiaomi Mi A1 no projecto Google Android One, a empresa americana fugiu um pouco à ideologia "Android One", afinal de contas, o objectivo passaria por trazer gamas de entrada com atualizações a mercados com menor poder financeiro.

Vê ainda: Moto G5 Plus já pode testar a LineageOS 15 com Android Oreo

O Xiaomi Mi A1 chegou oficialmente com valores a rondar os 200€ e embora seja um preço interessante para o terminal em si, o valor foge totalmente dos habituais gama de entrada.

Porém, no caso do Xiaomi Mi A1 ainda compreendo. A Xiaomi contrói excelentes smartphones por um baixo preço e só há um pormenor que muitos não gostam, a MIUI, o User Interface dos terminais da empresa chinesa.

Se a MIUI é amada por muitos, também é detestada por todos os fãs de puro Android. Com o Xiaomi Mi A1, o Android One traz um UI limpo e stock.

Já quando olhamos para a Motorola, tal terminal não faz sentido. O Motorola Moto X4 com Android One não lhe mudaria quase nada.

Motorola Moto X4 com Android One não terá vantagens extra, pelo menos que as possamos deduzir

O User Interface da Motorola é limpo e muito idêntico ao Stock e as atualizações chegam sempre a tempo e horas, apenas atrás dos Pixel e Nexus. Os smartphones Motorola são dos primeiros a serem atualizados para a nova versão Android.

Ou seja, não vejo vantagens para o público em geral ter um Moto X4 com Android One. A Motorola está presente na maior parte dos mercados onde o Android One tenciona infiltrar e não existirão modificações relevantes no smartphone que nos façam desejar o Motorola Moto X4 "Android One". O seu valor não deverá ser muito diferente, isto porque se voltarmos a olhar para o Xiaomi Mi A1, podemos observar que este é um Xiaomi Mi 5X com Android puro e o preço é basicamente o mesmo.

Aquilo que posso imaginar é que a Google tenciona fazer do Android One o próximo "Google Play Edition", onde a Google fazia parcerias com os tubarões de mercado, como o Galaxy S5 ou LG G3, e lhes instalava a versão original do Sistema Operativo Android.

Assim sendo, termino dizendo que é bom ver que a Google e Motorola estão em bons termos para nos dar um Motorola Moto X4 com Android One, todavia, simplesmente não faz sentido.

Outros assuntos relevantes:

Nokia 9 – Novo smartphone topo de gama poderá chegar só em 2018

Nokia 3 já está a receber a prometida atualização para Android Nougat

Huawei Mate 10 e Mate 10 Pro revelam agora as suas características

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.