Motorola fará frente à Samsung DeX com este novo Moto Snap

Rui Bacelar
20 Julho, 2017
Motorola Moto Snap Samsung DeX
A Motorola poderá lançar em breve um Moto Snap capaz de rivalizar com a Samsung DeX

Foi em 2016 que a Lenovo surpreendeu o mundo ao apresentar uma série de acessórios e smartphones modulares produzidos pela sua Motorola. Chamam-se Moto Snaps (ou Moto Mods em vários mercados) e desde então já se tornaram imensamente populares. Acrescentam personalização e funcionalidades exclusivas aos smartphones da Motorola. Esta ideologia da Lenovo inspirou-se no Projecto Ara da Google, conseguindo entregar o produto aos consumidores. Hoje vemos um novo Moto Snap que poderá ser capaz de rivalizar com o Samsung DeX. Eis as novidades.

Vê ainda: LineageOS 15 – Data de chegada e todas as novidades do Android O

Em primeiro lugar, o que é o Samsung DeX? É um acessório, um gadget que permite que o Galaxy S8 e Samsung Galaxy S8+ alternem entre um smartphone e uma experiência desktop à qual a Samsung chamou DeX UI. Esta funcionalidade pode ser usada com um teclado tradicional e um rato num ambiente que apela à produtividade.

A Samsung DeX Station não contém qualquer hardware de processamento adicional nem aumenta os recursos padrão do smartphone. Ou seja, tudo funciona no hardwareinterno do Galaxy S8. A dock está lá para fornecer apenas energia e permitir que o aparelho se ligue a um monitor, teclado, rato ou outros periféricos. Para mais informações sobre a mesma podes ler mais, aqui.

OneCompute Mod será o novo Moto Snap da Motorola

Desde 2016 até à presente data a Motorola tem-se desdobrado em smartphones e novos Moto Snaps ou Moto Mods sendo este OneCompute Mod o mais recente Moto Snap. Um destes módulos acabou de ser visto e fotografado durante a última  exposição da Lenovo foi este Moto Snap capaz de transformar o teu Motorola Moto Z e qualquer outro smartphone compatível com os Moto Snaps num computador.

Em suma, este Moto Snap comunicará com um monitor convencional, note-se as portas na sua traseira, e será capaz de te dar uma experiência semelhante à de um desktop. Seja para trabalhar ou para jogar, acoplando o teu smartphone a este acessório modular poderás ver e desfrutar de tudo em ponto grande.

Motorola-Moto-Snap-4.jpgMotorola-Moto-Snap-1.jpgMotorola-Moto-Snap-2.jpgMotorola-Moto-Snap-3.jpg

Até à data não temos qualquer informação sobre os planos da Motorola para este rival da Samsung DeX. Contudo, é um Moto Snap com imenso potencial e foi visto durante a exposição Lenovo Tech World. Será que a marca está a guardar estas surpresas para acompanhar o lançamento do seu próximo topo de gama?

Motorola pode lançar este Moto Snap com o Moto Z2

Sabemos que o Motorola Moto Z2 está a ser desenvolvido, já vimos várias informações sobre o mesmo. Além disso, teremos muito provavelmente também um Moto X4 de gama média alta. Este último não deverá ser compatível com os Moto Snaps mas será mais barato do que o topo de gama Moto Z2, esse sim, capaz de utilizar todos os Moto Mods ou Moto Snaps.

Como podem ver pelas imagens este Moto Snap trata-se de uma dock, de uma estação de acoplamento e carregamento do smartphone que se desdobrará como "mini-PC". Mais concretamente, permitirá ao utilizador desfrutar dos seus jogos, documentos e demais conteúdo, tudo no ecrã grande à escolha do utilizador.

A marca tem um evento marcado para o dia 25 de julho em Nova Iorque e as expectativas estão em alta. Será este um dos acessórios que acompanhará o próximo topo de gama? Poderá este sequer ser apresentado já no dia 25 ou reservará a Motorola o seu topo de gama para a IFA Berlim com data marcada para início de setembro de 2017?

Moto X4 será um dos próximos lançamentos da Motorola

Até à data, estas são as características apontadas para o Motorola Moto X4, infelizmente tudo aponta para que não possa usufruir destes acessórios modulares.. Podem encontra-las na íntegra no site gsmarena.

  • Ecrã / Tela IPS LCD de 5.2 polegadas
  • Resolução Full-HD (1920 x 1080p) 424ppp
  • Processador Qualcomm Snapdragon 630 ou Snapdragon 660
  • 3GB ou 4GB de RAM
  • 32GB ou 64GB de armazenamento interno
  • Bateria pode oscilar entre os 3000mAh ou 3800mAh
  • Dual câmara com flash LED
  • Sensores de 12MP e 8MP na traseira
  • Câmara frontal de 16MP
  • Leitor biométrico no botão central “Home”
  • Preço oscilará entre os $400 e $550 dólares

Será este Moto Snap mais avançado do que a Samsung DeX?

Caminhamos para um futuro em que os nossos smartphones serão, cada vez mais, os nossos computadores pessoais e não é segredo nenhum que a Lenovo possui um enorme know-how de computação e informática.

A Samsung já nos deu claras intenções de querer transformar o seu smartphone topo de gama num PC. Para tal, o Samsung Galaxy S8 é acoplado a um conector USB do tipo C, que fornece carregamento rápido para que o smartphone não fique sem bateria.

A Samsung DeX Station oferece ainda duas portas USB 2.0 de tipo USB adicionais para ligar outros dispositivos. Também estão presentes uma porta de ligação Ethernet e uma saída HDMI que pode reproduzir vídeos até 4K e com uma taxa de 30 fps. Dada a possibilidade de sobreaquecimento, a Samsung incluiu um sistema de refrigeração na dock. É uma solução ventilada que parece afastar o calor.

Recentemente a marca apresentou um novo Moto Snap capaz de tirar fotos e gravar vídeo em 360º para que captes tudo em teu redor. Contudo, este novo acessório seria muito mais voltado para a produtividade do que propriamente para a diversão, apesar de ser capaz de ambos.Gostarias de ter um destes Moto Snaps para o teu smartphone Motorola? Qual será o seu preço base?

Outros assuntos relevantes:

Samsung Galaxy J5 2017 e Galaxy J7 2017 recebem importante atualização

Cars 3: a Pixar volta a ser o que era e Faísca o que ainda não tinha sido

Nokia 3310 - Quão durável e robusto é este novo telemóvel?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).

Mais na 4gnews

Google Play Store: 18 Apps e jogos Premium que estão agora Grátis
Google Play Store nova versão da APK disponível para download
Opera para Android já te dá uma VPN grátis (download APK)
iPhone de 2020 pode ter processador com nova tecnologia
Xiaomi é a exceção à regra e cresce seriamente em 2018
Apple AirPods 2 revelados de forma oficial! Chegou o carregamento sem fios

Artigos que não podes perder

10 Dicas da Huawei para tirar melhores fotos com o Smartphone
Como encontrar o telemóvel Android com a ajuda do Google
Os 10 melhores telemóveis chineses a ter em atenção em 2018
Os 15 melhores telemóveis baratos que valem (realmente) a pena em 2018
Como ligar o telemóvel à TV para ver conteúdos no "grande ecrã"
Os smartphones com os melhores processadores - Outubro 2018