Motorola: Eu quero este Moto Mod com teclado QWERTY!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Motorola não pára de nos surpreender. A sua atitude irreverente e a vontade de quebrar padrões e o "status quo" tem prendido cada vez mais a minha atenção. À medida que os smartphones se re-inventam ( e ficam cada vez mais parecidos entre si ) ou mesmo aborrecidos, a Motorola é das poucas marcas que ainda me consegue surpreender.

Vê ainda: Xiaomi Mi 6 já é oficial e promete competição!

Os LG G6, em sua defesa, também conseguiu surpreender pelo seu novo e grande ecrã. Mas...onde pára a inovação? Onde está o factor novidade?

Motorola com teclado QWERTY?

Foi durante mês passado que vimos alguns dos melhores Moto Mods para o topo de gama da Motorola, o smartphone modular Moto Z. Hoje apresento-vos um projecto extremamente interessante e que despertou a minha curiosidade por juntar o melhor dos dois mundos. Para além de um teclado físico, QWERTY, acrescenta uma bateria 2100mAh para aumentar a autonomia de utilização.

Este Moto Mod da Motorola ainda está na Indiegogo para cativar investidores. De momento a empresa responsável pelo desenvolvimento deste acessório está a tentar angariar os 100 mil dólares necessários para a produção em larga escala deste Moto Mod. A cerca de duas semanas do prazo final, a Livermorium já reuniu 47 mil dólares provenientes de 638 investidores e se quiseres também podes apoiar o desenvolvimento deste Moto Mod.

Caso queiras investir 60 dólares terás direito a um Moto Mod para o teu Motorola Moto Z. Caso atinjam a meta necessária para produzir em escala este Moto Mod o seu preço de mercado rondará os 120 dólares.

A Motorola deve apostar nos Moto Mods

Afinal de contas, este é o grande fator diferencial dos seus smartphones topo de gama. Desde um altifalante, bateria extra e até mesmo um pequeno projector. São pequenos acessórios que podes acoplar, de forma fácil graças aos encaixes magnéticos, ao smartphone extremamente elegante. Além disso, todos os Moto Mods existentes serão compatíveis com a próxima geração de topos de gama da Motorola.

A marca continua a incentivar várias empresas a criar novos acessórios para a sua coleção de "Moto Mods", os acessórios acopláveis que acrescentam forma e função aos smartphone de topo. Verdade seja dita, a Motorola foi a única construtora a conseguir implementar, de forma prática para o utilizador final, a ideologia modular.

Gosto particularmente do seu teclado QWERTY que desliza da sua posição de descanso na horizontal. Muito à semelhança do antigo Nokia N97, este teclado tem um ângulo de rotação de 0 a 45º para uma posição de escrita confortável. Tem ainda retro-iluminação nas teclas e uma bateria de 2100mAh.

O futuro da Motorola

A próxima geração de topos de gama (flagships) poderá usufruir de todos os Moto Mods lançados para o modelo original e isto é um grande bónus. De momento a Lenovo está a fazer um bom trabalho ao respeitar todo o legado da "grande M" e a explorar bem o potencial desta marca em mercados emergentes como o brasileiro. Em Portugal confesso que gostaria de ver mais "Motos" para enriquecer o nosso mercado de dispositivos móveis.

Podem ver este Moto Mod para o Motorola Moto Z em detalhe no vídeo no final do artigo e nas fotos que em seguida apresento. Esta empresa, Livermorium poderá ser a escolhida pela Lenovo que está a avaliar várias candidaturas e projectos para novos Moto Mods, garantindo um fundo de investimento às melhores ideias.

A Motorola lançará novos smartphones durante o Verão, desde os super económicos Moto C e Moto C Plus, aos Moto E de quarta geração e claro, o próximo topo de gama Moto Z2 ou Moto Z 2017. Sobre este último veja-se o segundo vídeo, no final do artigo. Este Moto Mod consegue proteger o teu smartphone, acrescentar um pouco de autonomia graças à sua bateria de 2100mAh e claro, o melhor de tudo, para quem tiver saudades do seu Nokia ou BlackBerry, o prazer de teclar (digitar) uma mensagem escrita.

Esta é uma marca que tem despertado o meu interesse e curiosidade há já vários anos. Android quase puro, uma boa qualidade de construção e uma vontade intrínseca de inovar e quebrar barreiras. Valores que respeito e admiro na grande Motorola. Qual a tua opinião sobre este Moto Mod para o topo de gama da Motorola?

Outros assuntos relevantes:

Xiaomi Mi 6 já é oficial e promete competição!

Sony revela uma nova PlayStation 4 Slim com um disco de 1TB

DLC disponível gratuitamente para Titanfall 2 na próxima semana!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.