Motorola - Prepara-te para os Moto G6, Moto G6 Plus e Moto G6 Play

Rui Bacelar
Motorola Moto G6 Plus Moto G6 Play
Imagem meramente ilustrativa - G5s

Em 2017 assistimos a vários lançamentos da Motorola, agora sob o comando da Lenovo, como os novos equipamentos de gama média, Moto G5 / Plus e, poucos meses depois, os Moto G5s / G5s Plus. Agora, segundo nos indica Evan Blass (@evleaks) está na hora de nos preparar-mos para os Moto G6, Moto G6 Plus e até mesmo para o regresso da linha "Play" com o Moto G6 Play.

Vê ainda: Depois do Moto M, este é o novo Motorola Moto Green Pomelo da Lenovo

Estará assim confirmado o regresso do "G Play" sob a forma do Moto G6 Play? Tendo em conta o historial e a reputação de Evan Blass diria que sim. Este será o smartphone de gama média da Motorola / Lenovo mais acessível do que os restantes Moto G6 e Moto G6 Plus. Reacende-se assim uma linha que parecia ter sido esquecida este ano.

O que esperar dos Motorola Moto G6?

A sua apresentação deverá ter lugar na próxima Mobile World Congress que terá lugar em Barcelona nos finais de fevereiro de 2018 com a sua chegada ao mercado a ocorrer, provavelmente, em meados de março.

Moto G6 Plus Moto G6 Play Motorola Moto Z Moto Snap
Poderão os Moto Snaps chegar à linha Moto G? (apenas uma hipótese)

As melhorias deverão ocorrer, face os Moto G5s e Moto G5s Plus, no processador - passando de um Snapdragon 430 (Moto G5s) para, pelo menos, o Snapdragon 435 (Moto G6) e de 3 para 4GB de memória RAM, respectivamente. Já o armazenamento interno, uma vez que este é expansível via microSD, poderia manter-se nos 32GB.

Olhando agora para o Motorola Moto G6 Plus, deveremos ter também aqui um novo processador, na melhor das hipóteses teremos o Snapdragon 660 ou até mesmo o recém-anunciado Snapdragon 636, ambos os SoC's sendo plataformas móveis bem superiores ao "motor" atual do Moto G5s Plus, o Snapdragon 625.

Alinhamento Moto G6 será acompanhado pelo Motorola Moto G6 Play

A nível de memória RAM será de esperar uma uniformização da quantidade de RAM nos Moto G6 e Moto G6 Plus, passando de 3GB na versão base para uma versão única com 4GB de RAM.

O armazenamento interno poderá continuar nos 32GB uma vez que o consumidor poderá sempre optar por utilizar um cartão de memória microSD.

As câmaras fotográficas foram bastante reforçadas (bem como a qualidade de construção), na série Moto G5S e Moto G5S Plus portanto neste quesito não espero ver grandes melhorias, estas ocorrerão sobretudo no software, tanto no software de processamento de imagem - com reforço das funcionalidades das câmaras - como novos modos para a câmara frontal.

Resta saber o que diferenciará o Moto G6 Play das demais variantes

Ainda no departamento do software todos estes Motorola virão já equipados, claro está, com o Android Oreo numa das formas mais puras uma vez que esta marca pouco altera face ao que é concebido pela própria Google. Apenas algumas Apps da própria marca e pouco mais!

No quesito da bateria, os atuais equipamentos já são dotados de uma bateria de 3000mAh com carregamento rápido portanto poderemos ver um pequeno aumento da sua capacidade. Contudo, a menos que a marca opte pelo vidro como principal material de construção nos Moto G6 e Moto G6 Plus não esperem um carregamento sem-fios.

Os 10 smartphones mais populares no Brasil:

Em seguida podemos ver os dados fornecidos pela AppBrain que acabam por comprovar a popularidade da Motorola em solo brasileiro. Lá, apesar de a Samsung ser a construtora nº1, observamos bem a força dos Moto com 5 dos seus equipamentos a ocupar este Top 10.

SmartphoneQuota de Mercado
Samsung Galaxy J58.0 %
Samsung Galaxy Grand Prime5.6 %
Motorola Moto G (3rd Gen)3.9 %
Motorola Moto G4 Play3.5 %
Motorola Moto G (5)3.1 %
LG K10 LTE2.9 %
Samsung Galaxy J7 Prime2.9 %
Samsung Galaxy J72.9 %
Motorola Moto G(4) Plus2.5 %
Motorola Moto G (2nd Gen)2.3 %

*Dados fornecidos pela AppBrain

Para mais informações sobre a esta marca e tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no Facebook, Instagram e claro, no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais e muito mais conteúdo diário e atualizado.

A Motorola tem no Brasil um dos seus maiores mercados mundiais tal como é bem ilustrado na tabela acima. Contudo, desde que a Lenovo assumiu o controlo desta marca com sólida reputação e grande historial de mercado, nem todos os seus produtos tem sido muito bem aceites pelo consumidor brasileiro.

Brasil é "o mercado" da Motorola

Entre nós, em Portugal, a Motorola caiu praticamente no esquecimento depois de um Moto G3 que não conseguiu conquistar o público.

Por cá reina a Samsung, Huawei, LG e até a BQ e Wiko são bem mais conhecidas do que esta marca, cenário que tão cedo não deverá mudar a menos que esta marque aposte forte em Marketing e com novos produtos a chegarem também a este lado do Atlântico.

Por último deixo-vos com uma questão: Poderá a Motorola expandir a sua linha de acessórios modulares também à gama Moto G?

Outros assuntos relevantes:

Nova Launcher está ainda mais parecido com o Google Pixel 2

KRACK – LineageOS atualiza as suas ROM’s face a esta ameaça via Wi-Fi

KRACK – a nova ameaça afeta qualquer dispositivo com Wi-Fi, até Android

Next year will see the return of Play to Lenovo's Moto G lineup in the form of the Moto G6 Play (alongside the G6 and G6 Plus).

— Evan Blass (@evleaks) 17 de outubro de 2017
Rui Bacelar
Rui Bacelar
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).