Home Android

Motorola Moto G5 Plus já pode testar a LineageOS 15 com Android Oreo

Trata-se da primeira compilação da LineageOS 15 para o novo Motorola Moto G5 mas ainda não está totalmente isenta de bugs. Será contudo, uma oportunidade para os mais entusiastas experimentarem as novidades do novo Android Oreo.

Motorola Moto G5 Android Oreo LineageOS 15
O Motorola Moto G5 Plus pode agora saborear o Android Oreo (8.0), graças à LineageOS 15
Crédito da imagem – Cnet

O Android Oreo chegou em dia de eclipse e verdade seja dita, as novidades são boas e recheadas de cor e animação tal como podes consultar na íntegra, aqui. Entretanto os desenvolvedores de software da comunidade XDA já conseguiram fazer o port da LineageOS 15 para um dos novos smartphones de gama média desta marca, o Motorola Moto G5 Plus. Para a sua versão normal ainda não temos novidades (mas estas não devem tardar).

Vê ainda: Xiaomi: 7 produtos que provavelmente não sabias que fabricavam

Em suma, poderás fazer já aqui o download da primeira build da LineageOS baseada no Android Oreo (Android 8.0) para o teu novo Motorola Moto G5 Plus. Este é um dos novos smartphones de gama média, sendo já bastante popular no Brasil, sobretudo nesta sua variante Moto G5 Plus.

Motorola Moto G5 Android Oreo LineageOS 15
Android Oreo, quanto mais cedo, melhor!

O smartphone foi lançado este ano na Mobile World Congress em Barcelona, sendo acompanhado pela variante Moto G5 com menores dimensões e mais económico, dispositivo que também foi bem acolhido no Brasil.

Entretanto a Motorola também já lançou o Motorola Moto G5S e Motorola Moto G5S Plus que acabam por reforçar alguns aspectos do equipamento como por exemplo a sua câmara fotográfica.

Experimenta o Android Oreo com a LineageOS 15 no Motorola Moto G5 Plus

Voltando ao Android, a Google para além de anunciar o nome do novo Android a Google disponibilizou também todo o código fonte do seu novo sistema operativo (AOSP = Android Open Source Project).

Desta forma, qualquer desenvolvedor (para além das construtoras), pode já começar a trabalhar nas novas ROM’s personalizadas ou custom ROM’s, para adaptar as suas aplicações (Apps), ao novo Android Oreo, etc.

Se possuis um destes (ainda novos) Motorola Moto G5 Plus gostarás de saber que já podes correr a LineageOS 15 com o Android Oreo (8.0) no teu dispositivo. Para além disso, a grande maioria das funcionalidades do smartphone já estão a funcionar sem qualquer bug ou erro.

Contudo, ainda não está pronta para uma utilização conveniente no dia-a-dia uma vez que a Câmara fotográfica ainda não está a funcionar. Os bugs estão a ser prontamente corrigidos mas só um utilizador mais avançado deverá instalar, já, a nova LineageOS 15.

Mais ainda, terás que desbloquear o bootloader e instalar uma TWRP Custom Recovery para instalar em seguida a LineageOS 15 no Motorola Moto G5 Plus ou Moto G de 5ª geração.

O que é a LineageOS 15?

O que é a LineageOS e porque é que me devo importar com ela? A LineageOS é a sucessora da CyanogenMod e, como tal, rapidamente granjeou um grande número de utilizadores. Aliás, esta é uma das ROM personalizadas (custom ROM) mais populares da atualidade.

OnePlus 5 Motorola Moto G3 LineageOS Android Oreo Motorola Moto G5 Plus
A LineageOS 15 trará o Android Oreo a vários smartphones

Se ainda não sabes quis são as novidades desta nova versão do sistema operativo da Google então podes consultar, aqui, o nosso TOP 10 com as melhores novidades e melhorias deste OS.

As novidades da LineageOS 15 baseada no Android Oreo:

  • Sistema avançado de Snoozing para colocar aquelas Apps sedentas de bateria a dormir profundamente
  • Time-out para as notificações (notificações ficarão disponíveis por um tempo limitado a definir por ti)
  • Notificações terão crachás para mais facilmente as identificares.
  • Novos emojis para colorir as tuas mensagens.
  • Auto-preencheminto de vários formulários
  • Modo foto a foto na reprodução de vídeo
  • Reforço da segurança do sistema operativo

De qualquer forma, caso o queiras fazer tens o link aqui, em baixo:

Download DiretoLineageOS 15 (Potter).

Para mais informações sobre a esta marca e tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no Facebook, Instagram e claro, no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

Este procedimento só deverá ser tentando por um utilizador experiente e ciente dos riscos para o seu smartphone. De qualquer forma é extremamente satisfatório ver a grande velocidade em que o novo software da Google está a ser adaptado e preparado para chegar a este modesto smartphone da Motorola, o Moto G5 Plus.

Outros assuntos relevantes:

OnePlus 5 já pode testar a LineageOS 15 baseada no Android Oreo

Nokia 9 – A sedução e o encanto deste Android

Mi Note 3 vai mesmo chegar com o Mi Mix 2

Viatechdroider
Fontecloud.vache
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).