Motorola Moto G5 Plus Google Pixel Android Oreo
Transforma o teu Moto num Pixel

Depois de a tecnológica Google ter apresentado e disponibilizado a nova versão do seu sistema operativo, o Android Oreo 8.0 no passado mês de agosto, começou desde então o período de espera até que as construtoras façam chegar este Android Oreo aos seus dispositivos. Agora, graças a uma Custom ROM poderás transformar o teu Motorola Moto G5 Plus num Google Pixel.

Vê ainda: Samsung Galaxy X – Será esta a interface de utilizador do smartphone?

O Motorola Moto G5 Plus será um dos smartphones contemplados com a atualização oficial para o Android Oreo que deverá chegar a este dispositivo até ao final do ano, entre dezembro até março consoante os modelos a que se destinem.

Contudo, graças à comunidade de programadores e desenvolvedores de software independentes, a XDA Developers, temos aqui uma cativante ROM que pode ser instalada neste popular Motorola.

Android Oreo 8.1 no Motorola Moto G5 Plus?

Note-se que os dispositivos Google Pixel já estão a testar a versão beta do Android Oreo 8.1 com dezenas de novidades, funções inéditas e melhorias consideráveis para todo o smartphone que utilize esta versão. Contudo, para já a Motorola ainda não se pronunciou relativamente à atualização para o Android 8.1.

De qualquer forma, caso queiras já poderás instalar no teu Motorola Moto G5 Plus a ROM personalizada ou Custom ROM, “Pixel Experience ROM” que transformará o teu Moto num Google Pixel com Android Oreo 8.1.

Chama-se “Pixel Experience ROM” e transformará o teu Motorola num Google Pixel

Esta proeza deve-se ao trabalho do programador “jhenrique09” que conseguiu, com sucesso, fazer a portabilidade de todos os componentes principais desta nova versão do sistema operativo da Google para que sejam compatíveis com o smartphone Motorola Moto G5 Plus.

Mesmo assim poderás encontrar alguns erros ou bugs que estão a ser debatidos e corrigidos depois da sua deteção, tal como podes ver na sua página dedicada no fórum XDA.

Como instalar:

  1. Descarrega todos os ficheiros que encontrarás mais abaixo
  2. Transfere (arrasta) os ficheiros Pixel Experience (ZIP) e as Gapps para a memória interna do Motorola Moto G5 Plus
  3. Desliga o teu dispositivo. Carrega no botão diminuir Volume + botão Power no teu Motorola Moto G5 Plus – entrarás no modo Recovery
  4. No menu Recovery (TWRP) seleciona Wipe e faz um reset de fábrica (este procedimento apagará todos os ficheiros no teu smartphone).
  5. Ainda dentro do menu Recovery (TWRP) seleciona Instalar e escolhe o arquivo crDroid ZIP, faz um swipe para instalar e aguarda.
  6. Mais uma vez, no menu Recovery (TWRP) limpa a memória cache e a memória Dalvik
  7. De volta ao menu Recovery (TWRP) instala as Gapps a partir da memória interna
  8. Reinicia o teu smartphone

Arquivos / ficheiros necessários –Pixel Experience e TWRP

Note-se que todos os aspectos e funções principais estão a funcionar sem erros ou bugs, tal como a telefonia, Bluetooth, Wi-Fi, todas as conectividades e até mesmo a câmara, GPS e outros parâmetros.

Cumpre ainda relembrar que o Android Oreo 8.1 trará uma nova animação no menu de reiniciar, ao ligar o smartphone, para além de um novo botão Power, novo aspecto da barra de estado, agora arredondada, novas Definições, entre outros aspectos.

Por último, para instalares esta ROM terás que ter o bootloader desbloqueado, instalar uma recovery como a TWRP e só então poderás instalar com segurança esta ROM que já se baseia no Android Oreo 8.1 e que te dará uma aparência geral semelhante à dos Google Pixel.

Todo este procedimento será feito por tua conta e risco mas espero que, caso queiras, consigas dar uma nova vida e novo aspecto ao teu smartphone com toda a elegância dos Google Pixel.

Outros assuntos relevantes na 4gnews:

Nokia 7 recebe atualização de novembro com mais segurança para o Android

Nokia 6 recebe atualização mensal de segurança para o Android

Google Contacts recebe atualização com novidades para Android

Viatechdroider
FonteXDA Developers
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).