Motorola Moto G4 Play já pode experimentar o Android Oreo 8.0

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O Android Oreo chegou em dia de eclipse e verdade seja dita, as novidades são boas e recheadas de cor e animação tal como podes consultar na íntegra, Samsung Galaxy X – o smartphone dobrável está cada vez mais próximo!

Agora que a Google disponibilizou a mais recente versão do Android, um sistema operativo que ontem celebrou 9 anos de existência, os desenvolvedores já podem aceder ao código fonte deste OS através do AOSP (Android Open Source Project).

Android Oreo para o Motorola Moto G4 Play

A partir deste material, tanto as marcas como os desenvolvedores independentes podem trabalhar no desenvolvimento e criação de ROM's alternativas e personalizadas, as Custom ROM's, ou nos pacotes de firmware com atualizações oficiais, no caso das construtoras.

Se não queres estar à espera da atualização oficial que pode até nem chegar, ou se simplesmente queres testar uma custom ROM no teu dispositivo então esquece a próxima atualização oficial que provavelmente só te trará mais uma compilação do Nougat e experimenta o Android Oreo.

Foi graças ao trabalho do desenvolvedor "Ethan" da comunidade XDA Developers a ROM Android Oreo 8.0 AOSP Extended recebeu portabilidade para o smartphone Motorola Moto G4 Play.

Note-se ainda que praticamente todos os aspectos e funcionalidades principais do smartphone estão funcionais tais como a conexão Wi-Fi, Bluetooth, comunicações, redes, câmara, etc. Contudo ainda não estará estável o suficiente para ser utilizada sem preocupações no dia-a-dia.

Mais ainda, terás que desbloquear o bootloader e instalar uma TWRP Custom Recovery para instalar em seguida este Custom ROM baseada no Android Oreo no teu Motorola Moto G4 Play.

Se ainda não sabes quis são as novidades desta nova versão do sistema operativo da Google então podes consultar, TOP 10 com as melhores novidades e melhorias deste OS.

As novidades desta ROM baseada no Android Oreo:

  • Sistema avançado de Snoozing para colocar aquelas Apps sedentas de bateria a dormir profundamente
  • Time-out para as notificações (notificações ficarão disponíveis por um tempo limitado a definir por ti)
  • Notificações terão crachás para mais facilmente as identificares.
  • Novos emojis para colorir as tuas mensagens.
  • Auto-preencheminto de vários formulários
  • Modo foto a foto na reprodução de vídeo
  • Reforço da segurança do sistema operativo

De qualquer forma, caso o queiras fazer tens o link aqui, em baixo:

Download Direto: YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

Este procedimento só deverá ser tentando por um utilizador experiente e ciente dos riscos para o seu smartphone. Em alternativa poderás esperar por uma atualização oficial para este Motorola.

De qualquer forma é extremamente satisfatório ver a grande velocidade em que o novo software da Google está a ser adaptado e preparado pela comunidade de desenvolvedores para chegar a este modesto smartphone, o Motorola Moto G4 Play.

Outros assuntos relevantes:

Apple, o iPhone 8 Plus é o teu melhor smartphone

Nokia 2 chegará acompanhado por mais um smartphone da HMD

Google Play Store com 20 Apps temporariamente gratuitas para Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.