Motorola Moto G4 Play recebe o Android Oreo através da ROM crDroid

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O smartphone Motorola Moto G4 Play foi apresentado há cerca de um ano e meio, em maio de 2016 e muitos dos seus utilizadores já temiam que o seu tempo de vida útil e atualizações oficiais já tivesse chegado ao fim. Trata-se de um smartphone popular e segundo a d

O smartphone foi apresentado como uma alternativa de gama média, primando pelo preço e apesar do seu modesto processador Qualcomm Snapdragon 410 consegue proporcionar (na maior parte dos casos) uma experiência de utilização fluída e agradável. Agora, está na altura de lhe dares nova vida!

Moto G4 Play ainda aguarda pelo Android Nougat da Motorola

Para os mais desatentos, o Android Oreo é a nova versão da plataforma móvel da Google para dispositivos móveis e já pode ser instalada no teu Motorola Moto G4 Play, um smartphone que ainda está à espera de receber o Android 7 Nougat por via oficial e a menos que queiras esperar, o melhor será experimentar esta nova Custom ROM ou ROM personalizada.

Tal como também já aqui avançamos, a marca já está empenhada a trabalhar no Lenovo decida agilizar as atualizações para este Moto G4 Play.

Android Oreo no Motorola Moto G4 Play?

Sabemos também que o Nougat será a última grande atualização oficial para este dispositivo, tal como a marca já referiu na sua althafvly" especificamente para este Motorola.

Todos os principais aspectos do smartphone já estão a funcionar na perfeição tal como a conexão Wi-Fi, Bluetooth, telefonia mas ainda poderá apresentar algumas instabilidade ou bugs que estão a ser corrigidos à medida que vão sendo descobertos e que poderás acompanhar aqui, na página dedicada na XDA.

Com esta nova ROM (crDroid) terás praticamente todas as novidades, melhorias e optimizações do Android Oreo da tecnológica de Mountain View, tal como o modo picture-in-picture, o modo de ecrã dividido, os badges ou crachás de notificações, novo modo de apresentação destas notificações, ícones com forma adaptável, etc.

Desta forma serás capaz de usufruir de uma versão que nunca chegaria por via oficial ao teu Motorola Moto G4 Play. Certo é, convém que faças todo este procedimento com calma e ponderação para não correres o risco de danificar o teu equipamento. Para tal, deixo-vos um guia de instalação em seguida.

Como instalar o Android Oreo no Motorola Moto G4 Play:

  1. Descarrega todos os ficheiros que encontrarás mais abaixo
  2. Transfere (arrasta) os ficheiros crDroid (ZIP) e as Gapps para a memória interna do Moto G4 Play
  3. Desliga o teu dispositivo. Carrega no botão diminuir Volume + botão Power no teu Motorola Moto G4 Play – entrarás no modo Recovery
  4. No menu Recovery (TWRP) seleciona Wipe e faz um reset de fábrica (este procedimento apagará todos os ficheiros no teu smartphone).
  5. Ainda dentro do menu Recovery (TWRP) seleciona Instalar e escolhe o arquivo crDroid ZIP, faz um swipe para instalar e aguarda.
  6. Mais uma vez, no menu Recovery (TWRP) limpa a memória cache e a memória Dalvik
  7. De volta ao menu Recovery (TWRP) instala as Gapps a partir da memória interna
  8. Reinicia o teu Motorola Moto G4 Play

Arquivos / ficheiros necessários - crDroid e TWRP

  • Descarrega AQUI a crDroid para o Moto G4 Play - Harpia
  • Descarrega as Gapps (Google Apps)
  • TWRP para o Moto G4 Play
Serve este guia para satisfazer a curiosidade / vontade dos utilizadores mais entusiastas ou cansados de esperar pelo suporte oficial, para que todos vocês possam experimentar, utilizar e ajudar a melhorar esta ROM que já se baseia no (AOSP) da mais recente versão do sistema operativo Android.

Note-se ainda que todo este procedimento deverá ser feito por tua conta e risco, pressupondo também a existência de permissões de raíz (root) para que possas instalar esta ROM. Isto é, antes de instalar esta ROM precisarás de root no teu Motorola.

Precisarás ainda de ter uma uma custom recovery como a TWRP, a título de exemplo, para mediar todo o processo de instalação bem como a necessidade de desbloqueares o bootloader do teu smartphone.

Qualquer dúvida com que te depares durante este processo deixa aqui em baixo, nos comentários.

Assuntos relevantes na 4gnews:

OnePlus 5T – a primeira imagem do novo smartphone da OnePlus

Amazon – Entregas gratuitas em Portugal a partir da loja Amazon.es

compara o seu Moto Z2 ao iPhone 8 em novos vídeos

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.