Home Android

Motorola Moto G4 Play recebe o Android Oreo através da ROM crDroid

O smartphone Motorola Moto G4 Play ainda está à espera do Android Nougat mas agora, graças à ROM crDroid recebe o Android Oreo 8.0 - Guia de instalação:

Motorola Moto G4 Play Android Oreo 1
Esquece o Android Nougat, está na hora de experimentares o Oreo no teu G4!

O smartphone Motorola Moto G4 Play foi apresentado há cerca de um ano e meio, em maio de 2016 e muitos dos seus utilizadores já temiam que o seu tempo de vida útil e atualizações oficiais já tivesse chegado ao fim. Trata-se de um smartphone popular e segundo a AppBrain, encontrou no Brasil um grande mercado. Agora, com esta Custom ROM, poderás experimentar o Android Oreo 8.0.

Vê ainda: 20 Apps agora gratuitas na Google Play Store para o teu Android

O smartphone foi apresentado como uma alternativa de gama média, primando pelo preço  e apesar do seu modesto processador Qualcomm Snapdragon 410 consegue proporcionar (na maior parte dos casos) uma experiência de utilização fluída e agradável. Agora, está na altura de lhe dares nova vida!

Moto G4 Play ainda aguarda pelo Android Nougat da Motorola

Para os mais desatentos, o Android Oreo é a nova versão da plataforma móvel da Google para dispositivos móveis e já pode ser instalada no teu Motorola Moto G4 Play, um smartphone que ainda está à espera de receber o Android 7 Nougat por via oficial e a menos que queiras esperar, o melhor será experimentar esta nova Custom ROM ou ROM personalizada.

Tal como também já aqui avançamos, a marca já está empenhada a trabalhar no Moto G6, Moto G6 Plus e Moto G6 Play para 2018 portanto adivinha-se uma grande espera para o Motorola Moto G4 Play que ainda está à espera do Android Nougat 7.0 fornecido oficialmente pela marca.

Graças aos esforços da comunidade independente de programadores da XDA Developers e tal como avança o blog TechDroidereste modesto Motorola já pode usufruir do Android Oreo 8.0 sem ter que esperar uma eternidade até que algum diretor da Lenovo decida agilizar as atualizações para este Moto G4 Play.

Android Oreo no Motorola Moto G4 Play?

Sabemos também que o Nougat será a última grande atualização oficial para este dispositivo, tal como a marca já referiu na sua lista oficial de equipamentos com direito à atualização para o 8.0 Oreo portanto, porque não abdicar completamente do 7.0 Nougat e saltar já para a última versão?

Se estás algo frustrado com a marca ou simplesmente cansado de esperar, poderás agora instalar uma Custom ROM, uma ROM personalizada que já se baseia no novo Android Oreo e que foi desenvolvida pelo programador “althafvly” especificamente para este Motorola.

Motorola Moto G4 Play Android Oreo
O aspecto desta ROM no G4 Play – crédito: TechDroider

Todos os principais aspectos do smartphone já estão a funcionar na perfeição tal como a conexão Wi-Fi, Bluetooth, telefonia mas ainda poderá apresentar algumas instabilidade ou bugs que estão a ser corrigidos à medida que vão sendo descobertos e que poderás acompanhar aqui, na página dedicada na XDA.

Com esta nova ROM (crDroid) terás praticamente todas as novidades, melhorias e optimizações do Android Oreo da tecnológica de Mountain View, tal como o modo picture-in-picture, o modo de ecrã dividido, os badges ou crachás de notificações, novo modo de apresentação destas notificações, ícones com forma adaptável, etc.

Desta forma serás capaz de usufruir de uma versão que nunca chegaria por via oficial ao teu Motorola Moto G4 Play. Certo é, convém que faças todo este procedimento com calma e ponderação para não correres o risco de danificar o teu equipamento. Para tal, deixo-vos um guia de instalação em seguida.

Como instalar o Android Oreo no Motorola Moto G4 Play:

  1. Descarrega todos os ficheiros que encontrarás mais abaixo
  2. Transfere (arrasta) os ficheiros crDroid (ZIP) e as Gapps para a memória interna do Moto G4 Play
  3. Desliga o teu dispositivo. Carrega no botão diminuir Volume + botão Power no teu Motorola Moto G4 Play – entrarás no modo Recovery
  4. No menu Recovery (TWRP) seleciona Wipe e faz um reset de fábrica (este procedimento apagará todos os ficheiros no teu smartphone).
  5. Ainda dentro do menu Recovery (TWRP) seleciona Instalar e escolhe o arquivo crDroid ZIP, faz um swipe para instalar e aguarda.
  6. Mais uma vez, no menu Recovery (TWRP) limpa a memória cache e a memória Dalvik
  7. De volta ao menu Recovery (TWRP) instala as Gapps a partir da memória interna
  8. Reinicia o teu Motorola Moto G4 Play

Arquivos / ficheiros necessários – crDroid e TWRP

Serve este guia para satisfazer a curiosidade / vontade dos utilizadores mais entusiastas ou cansados de esperar pelo suporte oficial, para que todos vocês possam experimentar, utilizar e ajudar a melhorar esta ROM que já se baseia no (AOSP) da mais recente versão do sistema operativo Android.

Note-se ainda que todo este procedimento deverá ser feito por tua conta e risco, pressupondo também a existência de permissões de raíz (root) para que possas instalar esta ROM. Isto é, antes de instalar esta ROM precisarás de root no teu Motorola.

Precisarás ainda de ter uma uma custom recovery como a TWRP, a título de exemplo, para mediar todo o processo de instalação bem como a necessidade de desbloqueares o bootloader do teu smartphone.

Qualquer dúvida com que te depares durante este processo deixa aqui em baixo, nos comentários.

Assuntos relevantes na 4gnews:

OnePlus 5T – a primeira imagem do novo smartphone da OnePlus

Amazon – Entregas gratuitas em Portugal a partir da loja Amazon.es

Motorola compara o seu Moto Z2 ao iPhone 8 em novos vídeos

Viatechdroider
FonteXDA Developers
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).