Motorola Moto G3 Android 7 Nougat
O Motorola Moto G3 já pode saborear o Android 7 Nougat

Raro será o utilizador de Android que não gostaria de ter sempre a ultima versão deste sistema operativo no deu smartphone, seja ele Motorola ou de qualquer outra marca. Uma tarefa que nunca é fácil pois estamos sempre dependentes das construtoras para receber o novo pacote de software com as novidades. Se o teu dispositivo estiver vinculado a uma operador este cenário é ainda pior pois terás que esperar pela aprovação desta. Pior ainda, se a marca decidir não atualizar o smartphone será o fim da linha para muitos utilizadores. Assim foi o caso do Motorola Moto G3.

Vê ainda: Lenovo – ZUK Z3 Max é uma realidade? O que esperar da ZUK?

Lançado no Verão de 2015, o Moto G3 foi de certa forma abandonado no Android 6.0 Mashmallow. Infelizmente este é um smartphone Motorola que não receberá, por via oficial, o mais recente Android 7 Nougat. Imensamente popular, este modelo ainda é perfeitamente capaz de correr esta versão do sistema operativo. Posto isto, a enorme comunidade do fórum XDA pôs mãos à obra. Hoje, graças ao blog TechDroider apresentamos-te o novo Android 7 Nougat para o teu Motorola Moto G3.

   

Já podes ter o Android 7 Nougat no teu Motorola Moto G3

A decisão de não atualizar oficialmente este Motorola Moto G3 para Android 7 Nougat foi tomada já no asno passado. Na altura, um dos smartphones mais populares de sempre da marca, o Moto G3 continua a reunir a preferência de inúmeros consumidores. Preço baixo e características mais do que apetecíveis fizeram dele um autêntico best-seller.

Contudo, e porque as construtoras estão sempre a planear logo duas gerações à frente, este Motorola Moto G3 viria a ficar de fora da lista de updates oficias para o Android 7 Nougat. Eis a mais recente versão do sistema operativo da Google a correr aparentemente sem qualquer imperfeição neste smartphone.

Antes de mais cumpre indicar as principais novidades e melhorias face ao 6.0 Marshmallow ou qualquer outra versão anterior. Estas são as principais novidades para o teu Motorola Moto G3:

  • Central de notificações
  • Resposta direta às notificações
  • Menu das configurações renovado
  • Multi-janela ou multi-tarefa
  • Daydream – Realidade Virtual
  • Modo Noturno – Filtro de Azuis
  • Economia de dados – tráfego de dados
  • Atualizações de App’s transparentes
  • Suporte para Emoji’s Unicode 9
  • Doze – poupança de bateria – reforçada
  • Várias melhorias na performance e fluidez

O Android 7 Nougat traz várias melhorias bem-vindas para o utilizador comum. Todo o sistema estará mais simples, fluído e versátil com a multi-tarefas. A possibilidade de responder diretamente às notificações sem ter que abrir a aplicação em si, por exemplo responder a uma SMS a partir do ecrã inicial, é outra das grandes novidades.

Como obter o Android 7 Nougat para o Motorola Moto G3?

É graças ao trabalho do desenvolvedor “althafvly”, um membro sénior do fórum XDA que já podemos utilizar o Android 7 Nougat, puro, no Moto G3. De momento este “port”, este firmware (software de sistema) ainda apresenta dois bugs. A gravação de vídeo a partir da câmara e as Moto Actions ainda apresentam alguma instabilidade. Tudo o resto está estável e perfeitamente funcional. De qualquer forma procede por tua conta e risco.

Em primeiro lugar terás que desbloquear o bootloader do teu Motorola Moto G3. Perderás também a garantia oficial. Poderás brickar o teu smartphone caso algo corra mal. Precisarás também de uma custom recovery para instalar / flashar os ficheiros (ROM). Se estás ciente de todos os passos, precauções e riscos envolvidos podes encontrar os ficheiros necessários AQUI.

Se decidires instalar este firmware baseado nos soak tests (testes de imersão) para os Moto X Play e Moto G4 Play depois partilha a tua experiência aqui nos comentários.

Outros assuntos relevantes:

Xiaomi: Smartphone mistério surge em teste de performance!

O LG Q6 é o perfeito exemplo de como a LG está perdida!

Este poderá ser o aspeto final do novo Google Pixel XL 2

Viatechdroider
FonteXDA
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).