Motorola Moto G2 recebe o Android Oreo através da LineageOS 15

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Chegou pela primeira vez aos mercados em 2014 e chegou a ser um dos smartphones residentes aqui por casa. O Motorola Moto G2 ou Moto G de segunda geração foi um dos Motorola's mais vendidos em toda a história da marca e, segundo a SquareTrade denuncia a extrema fragilidade do Apple iPhone X

Este dispositivo que já conta com mais de 3 anos de existência está, para todos os efeitos, ultrapassado mas isso não quer dizer que esteja obsoleto ou inutilizável em pleno ano de 2017.

Pelo menos enquanto existirem programadores independentes que continuam a trabalhar no desenvolvimento de ROM's personalizadas para este robusto dispositivo. Eis que hoje temos boas notícias, graças à equipa da LineageOS 15. Posto isto, se quiseres dar nova vida ao teu Motorola Moto G2 então segue este guia de instalação.

LineageOS 15 traz o Android Oreo ao Motorola Moto G2

Escusado será dizer que a Motorola não lançará mais atualizações oficiais (updates) para este dispositivo, estando já a trabalhar no aqui, na página oficial.

Graças a esta LineageOS 15 terás grande parte das novidades, melhorias e optimizações do Android Oreo da Google, tal como o modo picture-in-picture, o modo de ecrã dividido, os badges ou crachás de notificações, novo modo de apresentação destas notificações, ícones com forma adaptável e muitas outras novidades.

Como instalar a LineageOS 15 no Motorola Moto G2:

  1. Descarrega todos os ficheiros que encontrarás mais abaixo
  2. Transfere (arrasta) os ficheiros LineageOS 15 (ZIP) e as Gapps para a memória interna do Moto G2
  3. Desliga o teu dispositivo. Carrega no botão diminuir Volume + botão Power no teu Motorola Moto G2 - entrarás no modo Recovery
  4. No menu Recovery (TWRP) seleciona Wipe e faz um reset de fábrica (este procedimento apagará todos os ficheiros no teu smartphone).
  5. Ainda dentro do menu Recovery (TWRP) seleciona Instalar e escolhe o arquivo LineageOS ZIP, faz um swipe para instalar e aguarda.
  6. Mais uma vez, no menu Recovery (TWRP) limpa a memória cache e a memória Dalvik
  7. De volta ao menu Recovery (TWRP) instala as Gapps a partir da memória interna
  8. Reinicia o teu Motorola Moto G2

Arquivos / ficheiros necessários:

  • Descarrega AQUI a LineageOS 15 para o Moto G2 versão 3G
  • Descarrega AQUI a LineageOS 15 para o Moto G2 versão LTE
  • Descarrega as Gapps (Google Apps)

Esta LineageOS 15 para o Motorola Moto G2 ainda não é a sua versão final e completamente estável portanto é possível que encontres alguns bugs, alguns erros pontuais que serão corrigidos a seu tempo.

De qualquer forma, caso tenhas curiosidade ou simples vontade de experimentar esta popular ROM, já baseada na mais recente versão do sistema operativo Android, aqui tens um guia completo para o fazeres em segurança.

Note-se ainda que todo este procedimento deverá ser feito por tua conta e risco, pressupondo também a existência de permissões de raíz (root) para que possas instalar esta ROM.

Sem esquecer, claro está, a necessidade de ter uma custom recovery como a TWRP, a título de exemplo, para mediar todo o processo de instalação bem como a necessidade de desbloqueares o bootloader do teu smartphone.

E tu, ainda utilizas um destes Motorola Moto G2? Como se tem portado o smartphone após todos estes anos de uso?

Outros assuntos relevantes:

SquareTrade denuncia a extrema fragilidade do Apple iPhone X

Apple atrás da Xiaomi e da OPPO, Huawei de novo em 1º lugar – IDC

OnePlus 5T – Pete Lau, CEO da OnePlus sugere preço abaixo dos 600$

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.