O Motorola Moto G14 é o sucessor para o bem recebido Moto G13, smartphone Android de entrada ou gama baixa com caraterísticas comedidas e preço baixo. Após semanas de fugas de informação e rumores, temos a confirmação do 1.º mercado a receber este mesmo telemóvel barato para 2024.
Em simultâneo, temos também o material publicitário que acaba por detalhar as principais caraterísticas técnicas desta nova proposta barata e competente. Ao que tudo indica, a Motorola lançará primeiramente este smartphone na Índia, já no próximo dia 1 de agosto de 2024, seguindo-se os demais mercados globais.
Em seguida damos a conhecer as novidades, as novas imagens, bem como os principais destaques do telefone.
Smartphone acessível e renovado para entregar melhor desempenho em 2023
Em primeiro lugar cumpre dizer que o material que ilustra a publicação foi divulgado pelos colegas da TheTechOutlook. É graças ao seu exclusivo que temos agora as imagens aparentemente oficiais do produto. Assim, no Moto G14 teremos desde logo o processador UniSoC T616 Octa-core no seu interior.
Mais ainda, contamos com um módulo de câmaras fotográficas retangular na sua traseira, onde podemos ver a referência à câmara fotográfica principal de 50 MP. Igualmente notória é a menção à tecnologia quad-pixel que combina a informação de 4 pixeis adjacentes num só para melhor desempenho em fotografia noturna.
Além disso, o Motorola Moto G14 deve apresentar resistência à água com certificação IP52, com construção maioritariamente em plástico, de margens retas e cantos arredondados. Para todos os efeitos, o seu design vai ao encontro das tendências atuais de mercado com o design industrial.
Ecrã IPS LCD Full-HD+ de 6,5 polegadas no Moto G14
Entre os seus destaques contamos também com um ecrã de 6,5 polegadas com resolução Full-HD+, tecnologia IPS LCD. O topo deste ecrã será perfurado com o notch onde residirá a câmara fotográfica frontal do telefone.
Em todo o caso, a melhoria na resolução será um forte aspeto positivo face ao antecessor - Moto G13 - cuja resolução se fica pelo padrão HD+.
Podemos também apontar a melhoria no tipo de ecrã empregue, além do maior brilho, mas sobretudo pela maior resolução que trará mais detalhe, cor e uma experiência visual geralmente superior.
Em todo o caso, contamos também com 128 GB de armazenamento interno, do tipo UFS 2.2, expansível até 1 TB mediante cartão de memória micro SD. O utilizador terá também 4 GB de memória RAM, um valor mínimo para garantir uma boa experiência de utilização em pleno 2023.
Motorola Moto G14 deve custar aproximadamente 150 €
Este Motorola Moto G14 terá também um leitor de impressões digitais no botão lateral On / Off, além de altifalantes estéreo, possivelmente altifalantes duplos com certificação Dolby Atmos.
Podemos assim contar com o processador UniSoC T616 a comandar o desempenho, com uma performance muito similar à do Helio G85 da MediaTek, ambos processadores de gama de entrada, mas já competentes nas suas tarefas.
Podemos ainda apontar a bateria de 5 000 mAh e capacidade no Motorola Moto G14, além do sistema operativo Android 13, com atualização para o Android 14 e pelo menos 3 anos de atualizações de software.
Por fim, este novo smartphone Android deve custar cerca de 150 euros (possivelmente até menos) assim que chegar à Europa até ao final de 2023.
Editores 4gnews recomendam: