Motorola Moto G Apple iPhone 6 AndroidSe vos dissesse que o Apple iPhone 6 é o dispositivo mais popular da gigante de Cupertino em mercados-chave como o Brasil? País onde o Motorola Moto G é o dispositivo Android mais utilizado, ainda hoje. E se vos dissesse que o sistema operativo Android é o OS mais popular em várias regiões do mundo? Existiria alguma surpresa nestas informações?

Vê ainda: Xiaomi Mi 7 chegará na Mobile World Congress com tudo isto?

Os dados foram recolhidos e compilados pela Device Atlas, empresa dedicada à análise de tendências e fluxos de mercado e que agora revelou vários e importantes indicadores sobre as preferências dos consumidores um pouco por todo o mundo (ficando Portugal de fora mas temos dados da Nigéria, Espanha e Brasil).

Estas informações referem-se ao panorama do segundo trimestre de 2017, um período compreendido entre abril e junho deste ano.

Qual a fabricante de SoC’s mais popular?

Tabela com as principais fabricantes de processadores em cada país / zona. Dados da Device Atlas

Segundo os dados da Device Atlasautora do gráfico que abaixo podem consultar, a empresa mais popular no mercado de motores (SoC’s) dos dispositivos móveis é a Qualcomm, a fabricante dos bem conhecidos Snapdragon que povoam esta lista transversal aos vários continentes.

Na vizinha Espanha e mesmo no Brasil, a Qualcomm é a fabricante mais forte e mais presente nos vários segmentos de mercado. Note-se que estes dados refletem qual é o modelo mais popular e é impressionante a dominância dos equipamentos de gama média e gama baixa como é o caso do Snapdragon 410 presente em inúmeros Android.

Apple é a construtora de processadores mais popular nos EUA

Os processadores Apple “A” também são bastante populares, sobretudo os modelos A8 e A9, seguindo-se a Samsung com os seus Exynos e a MediaTek, estando estas duas últimas construtoras quase empatadas no Brasil, em 5º e 6º lugar (este último não está representado na tabela).

Já na vizinha Espanha os MediaTek nem fazem parte das 5 construtoras mais populares ao passo que a Samsung detém o segundo lugar com os seus Exynos da gama “7”.

Motorola Moto G Apple iPhone 6 Android
Gráfico com as principais fabricantes de processadores em cada país / zona. Dados da Device Atlas

É nos Estados Unidos da América onde vemos a esmagadora popularidade da Apple com os modelos Apple A9, Apple A10 Fusion e Apple A8 a arrecadar todos os lugares cimeiros deste Rank.

Esta mesma fonte revela ainda que os brasileiros são os consumidores que mais smartphones utilizam com 1GB ou menos de memória RAM. Lá, um smartphone com estas características ainda é extremamente popular e reflecte a maioria.

Em suma, o Brasil é o país que mais smartphones utiliza com 500Mb até 1GB de memória RAM, sendo apenas ultrapassado pela Colombia, Nigéria e Rússia. É também um dos países que mais equipamentos Dual-SIM utiliza.

Ano dos Smartphones

Olhando em primeiro lugar para o Brasil, a maioria dos smartphones em utilização foram construídos / lançados no mercado em 2015. Contudo, esta percentagem está quase empatada com os smartphones lançados no ano anterior, 2013.

Note-se ainda que os smartphones lançados em 2013 ainda são muito populares mas já foram ultrapassados pelos novos lançamentos de 2016.

Motorola Moto G Apple iPhone 6 Android
Gráfico com a média da data de compra / fabrico do smartphone em cada país / zona. Dados da Device Atlas

Na vizinha Espanha, por norma a maioria dos smartphones em circulação foram lançados em 2015 com os mais recentes lançamentos de 2016 logo em 2º lugar. Já no gigantesco mercado norte-americano notamos uma esmagadora maioria dos smartphones mais recentes, lançados de 2016 em diante.

Tamanho do ecrã / tela

Neste quesito, olhando em primeiro lugar para o Brasil, o tamanho de tela mais popular são as 5 polegadas. Logo em seguida temos as 4,7 polegadas que imediatamente associamos a um iPhone, bem como as 4 polegadas que ainda são bastante populares entre equipamentos da Apple.

Os valores registados no Brasil vão contra a atual tendência de crescente popularidade dos phablets (smartphones com ecrã / tela de 5.5 ou mais polegadas).

Motorola Moto G Apple iPhone 6 Android
Tabela com a média do tamanho do ecrã/ tela dos smartphone em cada país / zona. Dados da Device Atlas

Na vizinha Espanha vemos uma realidade bem diferente. É certo que o tamanho mais popular continua a ser as 5 polegadas (29%), mas logo em seguida temos o tamanho de phablet com 14% das preferências.

Já nos Estados Unidos da América, mais uma vez faz-se sentir a dominância da Apple com o típico tamanho de 4.7 polegadas que nos indica um iPhone (31%) mas logo em seguida temos os phablets (ou versões Plus do iPhone), a ganhar terreno (22%).

iPhone 6 é o modelo mais popular da Apple no Brasil

No mercado brasileiro os iPhone’s da Apple não são os smartphones mais vendidos mas por terras amarelas e verdes, é o iPhone 6 que reina sobre os demais iDevices.

Não deixa de ser relevante ainda o facto constatado de que é um dos países que menos iPhone’s usa, algo que reflecte o tecido sócio-económico do país.

Motorola Moto G Apple iPhone 6 Android
Tabela com a distribuição dos Apple iPhone’s mais populares em cada país / região.

Na vizinha Espanha a penetração dos dispositivos Apple já é maior mas, mesmo assim, o iPhone 6 continua a ser o iDevice mais popular, realidade que contrasta com os valores registados nos EUA onde estes smartphones são extremamente populares.

Apple iPhone 7 e Apple iPhone SE

Olhando agora para a adopção do Apple iPhone 7 no segundo trimestre de 2017 este dispositivo é extremamente popular no Japão (não admira que a Sony esteja em apuros), Austrália e nos Estados Unidos da América. Nestes indicadores o Brasil está atrás da Colombia e à frente apenas da Nigéria e da Índia.

Motorola Moto G Apple iPhone 6 Android
Tabela com a distribuição dos iPhone 7 e iPhone SE em cada país / região.

A situação mantém-se quando olhamos para os países que menos adotaram o pequeno iPhone SE ao passo que o Canadá, Reino Unido e, mais uma vez, o Japão estão entre os países que mais adotaram este iPhone.

Android é o sistema operativo mais popular

Apesar de o sistema operativo Android ter registado uma pequena diminuição de uso no segundo trimestre de 2017 não deixa de ser o OS mais popular em todo o mundo. Mesmo assim, o iOS foi crescendo e roubando alguns utilizadores ao Android.

Motorola Moto G Apple iPhone 6 Android
Gráfico com a distribuição e alterações de tráfego entre Android e iOS desde o último trimestre de 2016 ao segundo trimestre de 2017.

O Android é o sistema operativo mais popular nos seguintes países:

Portugal, Brasil, Tanzania, Bolívia, Índia, Panamá, Indonésia, Colombia, Marrocos, Paquistão, Quénia, Israel, Argentina, Jamaica, Polônia, Peru, Equador, Espanha, Grécia, Filipinas, Croácia, Roménia, República Dominicana, Venezuela, Nigéria, Egito, México, Costa Rica, Barbados, África do Sul, Ucrânia, Chile, Alemanha, Itália, França, Malásia, Iraque, Porto Rico, Arábia Saudita, Turquia, Coreia do Sul, Vietnam, Áustria, Rússia, Singapura, Irlanda e no Taiwan.

O iOS da Apple é o sistema operativo mais popular nos seguintes países:

  • Bélgica
  • Nova Zelândia
  • Noruega
  • Emirados Árabes Unidos
  • Tailândia
  • Suécia
  • Hong Kong
  • Canadá
  • Estados Unidos
  • Reino Unido
  • Austrália
  • Dinamarca
  • Japão.

Motorola Moto G é o Android mais utilizado no Brasil, Motorola Moto G de 2ª geração em 3º lugar

No Brasil o smartphone mais utilizado é o mítico Motorola Moto G, o fundador deste linha extremamente popular da Motorola.

Seguindo-se o Samsung Galaxy J5 e, logo após, em terceiro lugar temos um novo equipamento a Motorola, o Motorola Moto G de 2ª geração.

A Motorola tem no Brasil um dos seus maiores mercados e isto é perfeitamente visível com a popularidade dos antigos modelos como este Moto G de primeira geração e o Motorola Moto G de 2ª geração.
Motorola Moto G Apple iPhone 6 Android

Na vizinha Espanha o smartphone mais popular é o Samsung Galaxy J5, um dispositivo de gama média, sendo seguido do Samsung Galaxy S7 edge e, em terceiro lugar temos o Samsung Galaxy S6 edge.

Realidade que contrasta imenso com o Brasil onde o já vintage Motorola Moto G ainda é extremamente popular, tal como Motorola Moto G de 2ª geração.

Para mais informações sobre tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no Facebook, Instagram e claro, no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts e os nossos PodCasts semanais.

Estes dados permite-nos ter uma noção mais abrangente da realidade de cada país e dos respectivos hábitos de consumo das suas populações. Infelizmente Portugal não foi tido em conta  como um principal mercado / país durante esta análise da Device Atlas.

Outros assuntos relevantes:

BQ apresenta os novos smartphones BQ Aquaris U2 e BQ Aquaris U2 Lite

Huawei Mate 10, na melhor versão, custará mais do que o Apple iPhone X

Como seriam os smartphones se o Apple iPhone não tivesse existido?

Viatudocelular
Fontedeviceatlas
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).