Motorola - São 3 os "Moto" que vão conquistar o Brasil!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 6 min.

2017 ficará marcado pelo regresso de nomes inconfundíveis como a mítica marca finlandesa, Nokia e pelo renascer da Motorola. Agora sob o controlo da Lenovo mas cada vez com mais autonomia. A pouco e pouco a “Moto” promete voltar a conquistar o coração dos fãs. Mantendo os seus mercados-chave como o Brasil, vemos agora um esforço contínuo e redobrado em voltar à ribalta. Será que o ano de 2017 será favorável para a Motorola? Esperemos que sim! A marca apresentou ontem 3 novos modelos que serão um autêntico sucesso no mercado brasileiro. Todos eles por menos de $1000 reais.

Vê ainda: Nokia 3 já disponível para compra com um preço simplesmente absurdo!

Tal como prometido, a Motorola tinha um importante evento marcado no país da "Ordem e Progresso". Durante esse evento a tónica foi clara. Melhorar a relação entre marca-consumidor e a qualidade-preço dos seus equipamentos. Para tal, a empresa resolveu apresentar três smartphones Android bem económicos. Os equipamentos chegarão também à Europa com um preço muito competitivo e aos demais mercados mundiais. Ora, sem mais, vamos conhecer os novos equipamentos!

Motorola Moto C - $699R

Os novos Motorola Moto C e Moto C Plus foram apresentados oficialmente pela marca no dia 15 de maio e foi ontem introduzido no mercado brasileiro. Ao Brasil chegará o melhor destes dois, o Moto C Plus com um valor muito em conta e com possibilidade de comprar parcelado. Este smartphone será a nova referência para quem procura um equipamento económico, para as tarefas do dia-a-dia sem grandes excessos. Já conheces as suas características?

Apesar de bem "baratinho" estamos a falar de um smartphone com um ecrã ou tela de 5 polegadas TFT, com uma resolução HD de 1820 x 720 pixels. O seu processador será um MediaTek MT6737 com quatro núcleos de processamento a correram a 1.3GHz. As suas dimensões são 144 x 72.3 x 10 mm (altura x largura x espessura). Já o seu peso é de 162gr.

O mais barato é o Motorola Moto C Plus

Em termos de memória RAM, este Moto C Plus terá opções de 1GB e 2GB. Temos também 16GB de memória interna mas que poderão também ser expandidos através de um cartão microSD até 32GB. Estará disponível em dual ou single-SIM. A versão mais barata, $699 reais, terás a versão com 1GB de RAM e 8GB de memória interna. Será mesmo o mais barato. O mais simples e ideal para quem quer o 1º smartphone.

Ao olharmos para as câmaras do novo Moto C Plus temos aqui um sensor principal de 8MP, capaz de gravar a 720p, contando também com um flash LED para as condições de menor luminosidade. Já na frente do Moto C Plus encontrarás um sensor de 2MP, também com um flash LED dedicado.

Este modelo Plus conta ainda com uma célula (bateria) de 4000mAh, que deverão chegar para dois dias de utilização. E termos de software, mantém-se o Android 7.0 Nougat fora da caixa. Brilhará na autonomia, qualidade de construção e com um preço tão baixo não tenho dúvidas de que conquistará o Brasil.

Motorola Moto E4 - $849R

Se procuras algo mais potente - e mesmo assim abaixo da barreira dos $1000reais então o Motorola Moto E4 pode ser a opção ideal para ti. Ligeiramente mais potente que o Moto C, e mais barato que o Moto E4 Plus vamos ver o que ele te oferece.

A nível de dimensões o Moto E4 mede 144.5 x 72 x 9.3 mm (altura x largura x espessura) e pesa 151 gramas. Conta com um ecrã de 5 polegadas, tratando-se de uma tela IPS LCD, protegida pelo vidro Corning Gorilla Glass 3 e com resolução HD (720x1280p) que nos dá uma densidade de 294 pixéis por polegada. A sua bateria é de 2800mAh e segundo a própria Motorola

No seu interior o Motorola Moto E4 conta com um processador Snapdragon 427 ( ou Snapdragon 425 em alguns mercados ). Terá ainda um leitor de impressões digitais ou sensor biométrico, 2GB de memória RAM e 16GB de armazenamento interno expansível através de um cartão de memória microSD até 128GB. Contudo, para o mercado brasileiro ambos os Motorola Moto E e Moto E4 Plus utilizarão o processador MediaTek MT6737 quad-core a 1,3GHz e 2GB de memória RAM.

3 Motorola's, uma missão!

No departamento fotográfico temos aqui uma câmara principal de 8MP com flash LED e uma câmara frontal de 5MP com o seu próprio flash LED para as tuas selfies. Será capaz de gravar vídeo HD 720p. A nível de conectividades conta com uma porta microUSB, com Rádio FM, sensor de proximidade, GPS, Bluetooth 4.2, Wi-Fi 802.11 a/b/g/n, HotSpot, entre outros.

Motorola Moto E4 Plus - $949R

As principais diferenças entre ambos os novos Motorola de gama baixa residem no tamanho do seu ecrã /tela e no tamanho da bateria. Ambos serão capazes de proporcionar uma experiência fluída e satisfatória ao consumidor final.

O Motorola Moto E4 Plus utiliza um ecrã ou tela de 5.5 polegadas. Temos aqui um painel IPS LCD com resolução 720p HD e uma densidade de píxeis de 267 ppi. Está protegido pelo vidro Corning Gorilla Glass 3 e também tem resistência a salpicos de água. A nível de dimensões mede 155 x 77.5 x 9.55 mm (altura x largura x espessura) e pesa 198 gramas. É bem mais do que o seu irmão Moto E4, e bem mais pesado. Um pouco pesado mas muito promissor.

De acordo com a própria Motorola a bateria deste Moto E4 Plus será suficiente para te proporcionar 2 dias de autonomia sem teres de carregar o smartphone. Isto será possível graças à bateria de 5000mAh e à otimização do software deste novo equipamento de gama baixa. Conseguirá? Com uma capacidade destas espero que sim!

Todos disponíveis em Parcelado

No seu interior temos um processador Qualcomm Snapdragon 427 com 2GB de memória RAM e 16 ou 32GB de armazenamento interno expansível via cartão microSD até 128GB. Contudo, para o mercado brasileiro o Motorola Moto E4 Plus utiliza o processador MediaTek MT6737 quad-core a 1,3GHz e 2GB de memória RAM.

Já no departamento fotográfico também temos algumas melhorias. Aqui a câmara principal é de 13MP com flash LED. Sem esquecer uma câmara frontal de 5MP com flash LED para iluminar todas as tuas selfies e/ou video-chamadas.

Em Portugal a marca terá que recuperar todo este tempo perdido. Desde o Moto G2 que praticamente desapareceu das lojas. Agora, com o lançamento do novo Moto E e Moto E4 de gama baixa seria uma mais valia para os nossos consumidores. A sua interface leve e próxima do Android puro sempre foi uma das mais fluídas. Já no Brasil a Motorola é uma das marcas dominantes.

Em breve termos mais novidades da Motorola, uma marca que aos poucos se tenta reerguer e fugir ao jugo da Lenovo. Será que consegue? Conquistará o coração do público europeu? São questões que só o tempo responderá. Até lá estaremos atentos a qualquer novidade da Motorola.

E tu, o que achaste deste lançamento para o Brasil? Estará a Lenovo a agir bem?

Outros assuntos relevantes:

Cuidado: Mais aplicações apanhadas com Malware na PlayStore

Samsung Galaxy Note 8 poderá ser chegar mais cedo do que esperado

UMIDIGI Z1 Pro oferece uma bateria de 4000 mAh com menos de 7mm

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.