Motorola começa a reforçar a segurança dos Moto devido ao BlueBorne

Rui Bacelar
Motorola Moto X Play BlueBorne
O Motorola Moto X Play está a ser atualizado para neutralizar esta ameaça

Agora que o Android Oreo já é oficial seria de esperar que os smartphones da Motorola já estivessem a receber esta atualização com todas as suas novidades que podes consultar na íntegra, aqui. Infelizmente ainda existem vários Moto à espera da atualização para Android Nougat 7.1 mas nem tudo está perdido, a marca está empenhada em proteger os seus dispositivos face à crescente ameaça do BlueBorne.

Vê ainda: Nokia 2 chegará acompanhado por mais um smartphone da HMD

Poderíamos referir os Moto G4 Play, Moto X Play e o Moto X Pure como infelizes casos que ainda estão à espera da última atualização do Android Nougat e para os quais a Lenovo / Motorola nem sequer revelou uma calendarização oficial para a chegada destas novidades mas...falemos de coisas boas desta vez.

BlueBorn terá levado a Motorola a agilizar os updates

No início deste mês a Motorola começou a disponibilizar o Android 7.1.1 Nougat para o seu Moto X Play ao abrigo do programa de testes (soak test) para se assegurar que a versão final é desprovida de erros / bugs.

Nesse pacote de firmware (software de sistema) estavam incluídas as atualizações de segurança de agosto, a App Duo para video-chamadas, várias melhorias de estabilidade e uma optimização geral da performance para todo o sistema.

Motorola Moto X Play BlueBorne
O update pesa apenas 15.6MB mas é da mais extrema importância para o teu Moto

Agora, devido à ameaça BlueBorne, o Moto X Play é um dos primeiros Motorola a receber uma atualização específica para corrigir esta brecha na segurança dos dispositivos Moto. Trata-se de um update que pesa apenas 15.6MB com o número de compilação NPD26.48-24-1 e á ainda baseado no Android 7.1.1 Nougat.

Motorola deverá reforçar gradualmente a segurança de todos os seus Moto

O novo firmware para este Moto já traz as correções e melhorias de segurança de setembro, incluindo o patch para impedir o BlueBorne de aceder e controlar remotamente o teu dispositivo, utilizando apenas a conexão Bluetooth sem necessidade de emparelhamento ou de estar no "Modo Visível".

Cumpre ainda salientar que esta atualização chegará gradualmente aos vários Moto, a começar pelo Moto X Play. É bom ver a Motorola a cuidar da segurança dos seus dispositivos e, por conseguinte, dos seus utilizadores. A confirmação chega-nos através da comunidade XDA Developers.

Para mais informações sobre tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no Facebook, Instagram e claro, no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts e os nossos PodCasts semanais.

A ameaça que o BlueBorne representa para os nossos dispositivos não pode ser menosprezada. Trata-se de um perigoso vetor de acesso a qualquer dispositivo que utilize esta conexão.

Lembra-te de desligar sempre o Bluetooth quando não o estiveres a usar, pelo menos até receberes uma atualização de segurança.

Outros assuntos relevantes:

Google Play Store recebe nova versão 8.2.55 – Download AQUI

Xiaomi Redmi Note 5 – Já conhecemos as suas características e preço!

BlueBorne – A ameaça que usa o Bluetooth e pode infectar o teu Android!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).