Motorola: O momento exato em que a "Lenovo Moto" chegou ao fim

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Algumas construtoras são demasiado teimosas ou orgulhosas para o seu próprio bem e recusam-se a reconhecer que uma estratégia não está a funcionar corretamente. A Lenovo, contudo, não tem receio de mudar, de arriscar e acima de tudo dar ouvidos aos seus fãs e utilizadores dos seus produtos. Depois de já no início de março notícia avançada em janeiro de 2016.

Menos Lenovo, mais Motorola!

Graças ao blog Moto Z2 Play no Brasil fez-se história. Para além do novo smartphone de gama média alta e dos novos Moto Snaps - e provavelmente a revelação mais animadora - foi a promessa de que, daqui em diante teremos mais Motorola e muito menos Lenovo.

Para Jan Huckfeldt, a marca Motorola é extremamente valiosa. Segundo ele os próximos produtos desta construtora não serão Moto ou Lenovo Moto. Serão sim, Motorola e ponto final. Escusado será dizer que o público recebeu esta notícia com enorme entusiasmo, tal como o provam os aplausos.

Do Moto Z2 ao Moto E4, teremos novos Motorola em 2017

Já tínhamos visto alguns sinais de que a Lenovo faria mesmo uma mudança de 180º e recuperaria o nome da Motorola. Nome este que, tal como referimos, iria desaparecer gradualmente dos produtos da construtora chinesa.

Agora assistimos exactamente ao contrário. Será o nome "Lenovo" que ocupará uma posição subsidiária perante o icónico "M" que o público brasileiro tanto adora. Quem diria que em tão pouco tempo, cerca de um ano e meio, a Lenovo mudaria drasticamente a sua estratégia?

O Moto G5s e G5S Plus que temos visto ultimamente.

Quais serão os próximos Motorola?

A marca que criou e lançou no mercado o primeiro telemóvel e, mais tarde, um dos primeiros smartphones - o Motorola DROID - voltará a ser respeitada pelas chefias da Lenovo. Este foi um dos pontos chave do discurso de Huckfeldt. Podem assistir ao momento exato e demais pontos altos da sua intervenção a partir do minuto 1:00 no vídeo abaixo indicado.

Este ano teremos mais anúncios da Motorola como o Moto Z2, o próximo topo de gama. Será de esperar o anúncio oficial dos gama baixa Moto E e Moto E4 Plus que já tem sido vistos com muita frequência. Construídos em metal, destacar-se-ão pela autonomia e pelo preço em conta.

Recuperar a Motorola foi uma decisão louvável!

Podemos ainda vir a conhecer alguns Moto Snaps ou Moto Mods, sendo essa uma das maiores apostas da marca. Os módulos acopláveis aos smartphones da linha Moto Z tem sido muito bem recebidos pelo público.

Com efeito, temos visto um forte investimento por parte da Lenovo no desenvolvimento de novos acessórios deste ecossistema modular, desde gamepads, altifalantes e capas com bateria e personalização. Até lá, vejam e revejam a promessa feita em palco no vídeo abaixo colocado.

É o fim para o nome "Lenovo Moto" e o renascer do nome e marca que dispensa apresentações. Sendo uma das construtoras mais populares no Brasil, a sua presença em Portugal é residual, infelizmente. Pessoalmente gostaria de ver novos Motorola's de gama alta que não dependessem dos Moto Snaps para ter uma excelente autonomia.

Espero que agora a marca possa concentrar-se em desenvolver produtos fascinantes como o Moto X2, um dos poucos smartphones da Motorola que me conquistou pelo design, qualidade de construção e software. Já a sua câmara fotográfica e autonomia de bateria deixavam imenso a desejar.

O nosso mercado é pautado pela Samsung, Apple e Huawei. O nicho de gama média é disputado pela BQ, Wiko e pela Honor (sub-marca da Huawei). Vemos, por vezes, alguns Moto G nas lojas mas já os topos de gama da linha Moto Z são pouco populares deste lado do Atlântico.

Quais são as vossas expectativas e desejos para esta "nova" Motorola?

Outros artigos relevantes:

Será este o preço do Motorola Moto E4 Plus com bateria de 5000mAh?

Motorola Moto C já chegou a alguns mercados por $95 dólares

Xiaomi Mi 6 | Unboxing e primeiras impressões do flagship da Xiaomi

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.