Motorola será a primeira construtora a utilizar a Inteligência Artificial da Qualcomm

Rui Bacelar
Motorola Qualcomm Inteligência Artificial
A Qualcomm está bastante contente com a decisão da Motorola @Fortune

A Inteligência Artificial é uma das maiores apostas, uma das mais pungentes tendências do mercado dos dispositivos móveis. Depois de a Huawei estrear o seu processador Kirin 970 com uma nova unidade NPU dedicada (Neural Processing Unit), agora é a Qualcomm que está a apostar neste segmento. Esta é a primeira vez que a empresa se refere ao núcleo "Neural Processing Engine" mas já sabemos que a Motorola será a primeira marca a despertar seu potencial.

Vê ainda: 25 Apps gratuitas na Google Play Store para o teu Android

Com efeito, a par da remoção das margens ou bezels dos smartphones. A introdução do carregamento sem-fios no smartphone mais influente do mercado. A contínua remoção do jack de 3.5mm. A utilização de um módulo com dois sensores para a câmara fotográfica principal. A utilização do ratio 18:9 e a generalização da resistência à água e ao pó, os desenvolvimentos na área da Inteligência Artificial pautaram 2017.

Motorola é a primeira a adotar o "motor" de Inteligência Artificial da Qualcomm

A Qualcomm sabe disso e hoje anunciou oficialmente, em tom bastante positivo, que a Motorola será a primeira construtora a despertar a Inteligência Artificial dos seus Snapdragon's. Mais concretamente, com os Motorola Moto Z2 Force e com o Motorola Moto X4.

Como é que esta Inteligência Artificial beneficiará os utilizadores? Em suma, será possível utilizar este NPE para tarefas que requeiram a dita inteligência artificial. Uma das suas principais aplicações será na câmara fotográfica dos smartphones Motorola. Veja-se a animação no final da página.

A Motorola apresentou oficialmente estes dois dispositivos em meados de 2017. Tratando-se de um smartphone topo de gama e outro de gama média-alta (Moto X4), bem como vários outros equipamentos mas não tão poderosos.

Moto X4 Qualcomm Inteligência Artificial Motorola Moto Z2 Force KRACK
Esta é uma das marcas com melhor histórico de atualização dos seus dispositivos

O Motorola Moto Z2 Force é o mais poderoso dispositivo da marca lançado em 2017. Conta com o Snapdragon 835 processor e a gráfica Adreno 540 GPU. Já o Moto X4 conta com o processador Snapdragon 630 e a gráfica Adreno 510. Ambos serão capazes de tirar proveito deste motor de Inteligência Artificial. Resta saber quando é que a marca despertará este "poder" adormecido.

Note-se que este NPE da Qualcomm utiliza a gráfica, a GPU e o seu algoritmo de Inteligência Artificial para que a câmara fotográfica possa, por exemplo, reconhecer paisagens ou locais e dar-te mais informação sobre os mesmos. Para isso terás apenas que apontar a tua câmara. Um serviço muito idêntico ao Google Lens.

Inteligência Artificial será omnipresente em 2018

Com efeito, os Google Pixel 2 e os Huawei Mate 10 já fazem uso de tecnologias semelhantes.

Note-se que a Huawei fabrica os seus próprios processadores e a Google o seu próprio algoritmo de Inteligência Artificial. Agora, é a Qualcomm que aposta neste campo e é a Motorola a primeira a receber, de braços abertos, esta "nova arma" dos Snapdragon.

De momento o seu mecanismo de Inteligência Artificial já é capaz de reconhecer e dar informações sobre mais de 1200 pontos de referência e paisagens em redor do mundo. Número este que continuará a crescer. Trata-se de algo particularmente útil quando estamos, por exemplo, numa nova cidade.

Por último, a Qualcomm dará a possibilidade aos programadores de acederem ao código do NPE para o melhorar. Desta forma, teremos mais e mais construtoras e aplicações a tirar mais proveito deste mecanismo, deste motor de inteligência artificial.

E tu, tens algum destes dispositivos da Motorola?

Assuntos relevantes na 4gnews:

ASUS Zenfone Max Plus deslumbrará com o seu belo Display 18:9

Motorola Moto X4 será sucedido pelo Moto X5 – Evan Blass

Samsung Galaxy S9 terá um processador bem mais poderoso que o Galaxy S8

Ai Motorola GIF - Find & Share on GIPHY
Via GIPHY
Rui Bacelar
Rui Bacelar
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).