A Inteligência Artificial é uma das maiores apostas, uma das mais pungentes tendências do mercado dos dispositivos móveis. Depois de a e Play Store para o teu Android
Com efeito, a par da remoção das margens ou bezels dos smartphones. A introdução do carregamento sem-fios no smartphone mais influente do mercado. A contínua remoção do jack de 3.5mm. A utilização de um módulo com dois sensores para a câmara fotográfica principal. A utilização do ratio 18:9 e a generalização da resistência à água e ao pó, os desenvolvimentos na área da Inteligência Artificial pautaram 2017.
Motorola é a primeira a adotar o "motor" de Inteligência Artificial da Qualcomm
A Qualcomm sabe disso e hoje anunciou oficialmente, em tom bastante positivo, que a Motorola será a primeira construtora a despertar a Inteligência Artificial dos seus Snapdragon's. Mais concretamente, com os Motorola Moto Z2 Force e com o Motorola Moto X4.
Como é que esta Inteligência Artificial beneficiará os utilizadores? Em suma, será possível utilizar este NPE para tarefas que requeiram a dita inteligência artificial. Uma das suas principais aplicações será na câmara fotográfica dos smartphones Motorola. Veja-se a animação no final da página.
A Motorola apresentou oficialmente estes dois dispositivos em meados de 2017. Tratando-se de um smartphone topo de gama e outro de gama média-alta (Moto X4), bem como vários outros equipamentos mas não tão poderosos.
O Motorola Moto Z2 Force é o mais poderoso dispositivo da marca lançado em 2017. Conta com o Snapdragon 835 processor e a gráfica Adreno 540 GPU. Já o Moto X4 conta com o processador Snapdragon 630 e a gráfica Adreno 510. Ambos serão capazes de tirar proveito deste motor de Inteligência Artificial. Resta saber quando é que a marca despertará este "poder" adormecido.
Note-se que este NPE da Qualcomm utiliza a gráfica, a GPU e o seu algoritmo de Inteligência Artificial para que a câmara fotográfica possa, por exemplo, reconhecer paisagens ou locais e dar-te mais informação sobre os mesmos. Para isso terás apenas que apontar a tua câmara. Um serviço muito idêntico ao Google Lens.
Inteligência Artificial será omnipresente em 2018
Com efeito, osHuawei Mate 10 já fazem uso de tecnologias semelhantes.
Note-se que a Huawei fabrica os seus próprios processadores e a Google o seu próprio algoritmo de Inteligência Artificial. Agora, é a Qualcomm que aposta neste campo e é a Motorola a primeira a receber, de braços abertos, esta "nova arma" dos Snapdragon.
De momento o seu mecanismo de Inteligência Artificial já é capaz de reconhecer e dar informações sobre mais de 1200 pontos de referência e paisagens em redor do mundo. Número este que continuará a crescer. Trata-se de algo particularmente útil quando estamos, por exemplo, numa nova cidade.
Por último, a Qualcomm dará a possibilidade aos programadores de acederem ao código do NPE para o melhorar. Desta forma, teremos mais e mais construtoras e aplicações a tirar mais proveito deste mecanismo, deste motor de inteligência artificial.
E tu, tens algum destes dispositivos da Motorola?
Assuntos relevantes na 4gnews: