Motorola 'Felix' é o 1.º smartphone com ecrã extensível em desenvolvimento

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Motorola é uma das maiores fabricantes de smartphones Android da atualidade, sobretudo em mercados como os Estados Unidos da América, bem como em vários pontos da América do Sul. Além disso, continua a trazer produtos que desafiam os limites da indústria como é o caso novo Razr 3 em desenvolvimento e, agora, ao que tudo indica, um novo smartphone extensível!

Apelidado internamente de Motorola "Felix", o nome de código refere-se ao primeiro produto desta empresa com ecrã capaz de esticar e encolher de acordo com as necessidades do utilizador. Na prática, muito semelhante ao protótipo OPPO X 2021, mas possivelmente com aplicação comercial. Algo que, naturalmente, só o tempo o dirá.

O Motorola "Felix" deve seguir as passadas do smartphone OPPO X 2021

Ainda que o próximo smartphone dobrável esteja praticamente confirmado como sendo o Razr de 3.ª geração, tal não impede a empresa detida pela Lenovo de apostar noutros formatos. Mais concretamente, no suposto smartphone rolável ou extensível cujo nome de código surge agora numa fuga de informação.

Mais concretamente, de acordo com o exclusivo da publicação 91mobiles, o Motorola "Felix" é o primeiro do seu género no seio da fabricante norte-americana e desafiará os padrões do mercado. Será, caso chegue às lojas, um dos telefones mais arrojados do momento, comparável ao protótipo da OPPO, bem como ao LG Rollable que nunca viu a luz do dia.

O novo smartphone não abre ou fecha na vertical / nem na horizontal. Ao invés, promete conseguir estender ou recolher verticalmente o seu ecrã para se transformar num pequeno tablet, ou num smartphone de dimensões convencionais, conforme seja necessário.

Teremos assim um produto com grande ecrã, sempre que dele necessitemos, bem como um smartphone compacto. Tudo isto num só equipamento, tal como o próprio Razr que se pode transformar em algo extremamente compacto e fácil de transportar.

Note-se, contudo, que o novo Motorola "Felix" estará ainda em fase de desenvolvimento. A fonte aponta que o próprio software está ainda em fase de testes, pelo que não existirá, de momento, um protótipo físico funcional para exemplificar o conceito.

Em suma, apesar de o Motorola Felix não chegar ao mercado nos próximos meses, ou possivelmente nem este ano, é ótimo ver novas fabricantes a explorar este conceito. Há vários desafios para ultrapassar no segmento dos dobráveis e só ficaremos a ganhar com a competição neste setor atualmente dominado pela tecnológica sul-coreana Samsung.

Editores 4gnews recomendam:

  • 2 televisores Xiaomi em promoção por tempo limitado
  • Motorola Razr 3 será o rival direto do Samsung Galaxy Z Flip4
  • Sony WH-1000XM5: melhores headphones do mercado já tem data de apresentação
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.