
A Motorola decidiu começar o ano de 2026 com uma mudança histórica na sua estratégia de equipamentos móveis. Durante o evento Lenovo Tech World 2026, a marca apresentou oficialmente o Motorola Razr Fold, o seu primeiro smartphone dobrável com formato de livro.
É a entrada da empresa num segmento onde a produtividade e o entretenimento em ecrã grande são a prioridade. É um complemento ao conceito de concha que popularizou a linha Razr até agora. O dispositivo foi desenhado para se adaptar à vida moderna, com um perfil fino que promete não comprometer a experiência de utilização.
Na parte exterior, encontras um ecrã de 6,56 polegadas que promete a familiaridade de um smartphone tradicional, permitindo-te realizar tarefas rápidas sem necessidade de abrir o equipamento. Ao abrires o terminal, é revelado um painel interno massivo de 8,09 polegadas com tecnologia 2K LTPO. É um painel pensado para multitarefas, criatividade e consumo de conteúdos.

Compatibilidade com Moto Pen Ultra
Para tirares partido deste ecrã generoso, a Motorola integrou interfaces adaptáveis e layouts flexíveis que ajustam o conteúdo conforme a utilização. A produtividade sai reforçada com o suporte para a caneta moto pen ultra. Este acessório ajuda a transformar o Razr Fold numa ferramenta de trabalho mais capaz. Este tipo de funcionalidade coloca o novo modelo num patamar de competição direta com outros gigantes do mercado, como o Samsung Galaxy Z Fold7.
O Razr Fold ostenta um sistema de câmara traseira tripla, onde todos os sensores possuem 50 MP. O sensor principal é um Sony LYTIA, acompanhado por uma lente ultrawide/macro também de 50 MP e uma lente telefoto periscópica de 50 MP com zoom ótico de 3x. Para as tuas selfies ou videochamadas, tem uma câmara externa de 32 MP e uma câmara interna de 20 MP quando o dispositivo está aberto.

Funções de IA em destaque
O dispositivo integra funcionalidades de IA, como o "Catch me up" e "Next Move", desenhadas para te manter informado e organizado ao longo do dia. Além disso, a marca anunciou a Motorola Qira. É uma plataforma unificada que combina as inovações de IA da Lenovo e da Motorola para te dar uma experiência consistente entre dispositivos.
O novo formato convive com a herança da marca nos dobráveis compactos. Enquanto o Razr Fold aposta no tamanho, os fãs do formato compacto podem recordar a nossa review ao Razr 60 Ultra para perceber as diferenças de filosofia. O novo Razr Fold estará disponível em duas cores com a assinatura Pantone: Blackened Blue e Lily White.
Preço e disponibilidade por revelar
Ainda não existem datas concretas para a chegada às lojas em Portugal ou preços oficiais para o nosso mercado, uma vez que a disponibilidade local será anunciada num futuro próximo.
