Motorola Edge 30 Ultra vai surpreender com este novo processador Qualcomm

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A fabricante norte-americana Motorola, atualmente detida pela chinesa Lenovo, prepara um novo smartphone Android de gama alta. De acordo com os relatos prévios o produto ficará conhecido como Motorola Edge 30 Ultra, ou Motorola Edge X na China.

Os desenvolvimentos foram avançados primeiramente pela publicação TechnikNews que avança várias das caraterísticas técnicas do novo smartphone Android. Assim, sabemos em primeiro lugar que o seu nome de código interno é "Rogue", mas há (muito) mais.

Motorola Edge X na China e Edge 30 Ultra no resto do mundo

O novo smartphone Motorola Edge 30 Ultra obteve a certificação necessária pela agência 3C, na China, onde veio a confirmar os seus principais detalhes. Há, assim, também a confirmação do nome de código externo "HiPhi" e o número de modelo XT2201.

Usaremos, daqui em diante, a nomenclatura Motorola Edge 30 Ultra para nos referirmos a este produto. Assim, ficamos a saber que o telefone terá um ecrã OLED de 6,67 polegadas de diagonal com resolução Full-HD+ e alta taxa de atualização a 144 Hz.

Este painel terá certificação HDR10+ e ocupará a maioria do painel frontal, com margens reduzidas. A isto soma-se o tão cobiçado processador Snapdragon 898 da Qualcomm, ainda não anunciado, mas a chegar possivelmente a 30 de novembro.

SM8450 é o número de modelo associado ao processador Snapdragon 898

O destaque vai para o processador Snapdragon 898 com o número de modelo SM8450 que tornará este smartphone Motorola num dos mais poderosos em 2022. Entretanto, ficamos também a conhecer os demais detalhes técnicos do produto.

Teremos duas configurações de memória RAM - 8 GB e 12 GB - de memória LPDDR5. Terá também 128 GB ou 256 GB de armazenamento interno UFS 3.1, sem possibilidade de expansão através de cartões de memória micro SD.

A câmara fotográfica frontal do Edge 30 Ultra terá 60 MP, com suporte para gravação de vídeo em 4K (Ultra-HD). Já a câmara traseira empregará um sensor (OmniVision OV50A) de 50 MP no sensor principal. Teremos também um sensor Samsung JN150 de 50 MP na câmara ultra-wide, bem como um terceiro sensor, de profundidade, com 2 MP (OmniVision OV20B1B).

Android 12 estará pré-instalado no novo smartphone Motorola

O terminal terá uma bateria de 5 000 mAh de capacidade com carregamento rápido a 68 W. Face ao exposto contamos com uma carga total em 35 minutos (0-100%) e uma carga de 50% em 15 minutos. Não terá suporte para carregamento sem-fios.

Ademais, na Europa podemos contar com um botão físico dedicado à Assistente Google, mas sem a porta áudio jack de 3,5 mm. A certificação IP52 marca presença, bem como altifalantes duplos, três microfones e as conetividades Wi-Fi 6, 5G (sub-6GHz), e Bluetooth 5.2.

O sistema operativo do smartphone Motorola será o Android 12 da Google. Espera-se ainda que tenha direito a pelo menos duas grandes atualizações de software na Europa, com apresentação esperada para janeiro de 2022.

Editores 4gnews recomendam:

  • WhatsApp prepara excelentes novidades para utilizadores no Brasil
  • Huawei Band 6: rival da Xiaomi Mi Band 6 está com grande desconto
  • Samsung terá o primeiro tablet Android com chip Snapdragon 898
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.