Motorola Edge (2022) pode superar os Xiaomi 12S neste ponto crucial

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O Motorola Edge (2022) pode ser o primeiro smartphone do mundo a chegar ao mercado com o novo processador topo de gama da Qualcomm, o Snapdragon 8 Plus Gen 1. Com várias fabricantes, incluindo a Xiaomi, a trabalhar em novos equipamentos para incorporar e tirar partido deste processador, a Motorola pode antecipar-se à concorrência com o seu novo "Edge 30 Ultra".

A importância do processador em qualquer telemóvel nunca pode ser menosprezada. Aliás, este deve ser o primeiro parâmetro em que qualquer consumidor repara, questiona, ou indaga antes de comprar um smartphone. É o "motor" do telemóvel e condicionará diretamente o seu desempenho no quotidiano. Portanto, a escolha de um SoC potente é de importância crucial.

Motorola Edge (2022) estreará o SoC Dimensity 1050 da MediaTek

O smartphone Motorola Edge (2022) deve estrear primeiramente na China, mercado natal da Lenovo, atual detentora desta marca, antes de se encaminhar para a Europa e demais mercados. Entretanto, a fabricante estará igualmente a trabalhar em pelo menos um novo modelo de smartphone dobrável, a próxima iteração dos seus Razr.

Agora ficamos a conhecer as principais caraterísticas técnicas deste smartphone Android topo de gama. Com efeito, temos a indicação, através dos resultados dos testes na plataforma Geekbench, de várias das suas especificações. Temos assim a indicação de um processador com 2 núcleos a 2,50 Ghz, bem como 6 núcleos a 2,0 GHz, além da gráfica Mali-G610 GPU.

Por outro lado, será no smartphone Motorla Edge 30 Ultra (2022) que encontraremos o processador Snapdragon 8 Plus Gen 1 da Qualcomm. Este sim, deverá competir com o Xiaomi 12S Pro, ao passo que o Motorola Edge (2022) pode fazer frente à versão base, o Xiaomi 12S.

Os resultados na Geekbench do Motorola Edge (2022)

A análise dos resultados obtidos e especificações listadas apontam para a utilização do novo processador Dimensity 1050 da MediaTek, um SoC topo de gama desta fabricante. Aliás, já no passado mês de maio a tecnológico deu a conhecer a sua intenção em usar o novo processador MediaTek nos seus próximos lançamentos.

Vemos ainda a referência a 8 GB de memória RAM, bem como o sistema operativo Android 12 da Google. Para além disso, temos as pontuações de 745 pontos nos testes single core e de 2142 pontos nas avaliações multi core na Geekbench 5.

O smartphone Motorola deve suportar a sua própria stylus

Note-se ainda que as primeiras imagens do smartphone Motorola Edge (2022) já foram divulgadas através da Internet. Mais concretamente, cortesia do leaker Steve Hemmerstoffer em exclusivo para a publicação 91mobiles.

Vemos assim um smartphone com ecrã de 6,5 polegadas, Full-HD+ com tecnologia pOLED. Terá também uma alta taxa de atualização até 144 Hz, bem como 6 GB / 8 GB de memória RAM e 128 GB / 256 GB de armazenamento interno.

Contamos também com uma câmara frontal de 32 MP, bem como uma câmara principal traseira com OIS e sensores de 50 MP + 13 MP + 2 MP. Terá uma das maiores baterias do mercado com 6 000 mAh de capacidade, carregamento rápido e, por fim, suporte para a caneta ou stylus.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi 12S Pro pode chegar em setembro com o Snapdragon 8+ Gen 1
  • iOS 16 traz esta novidade há muito desejada pelos utilizadores Apple
  • Europa aprova lei que obrigará a Apple a migrar para o USB-C no iPhone
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.