
A Motorola deu início à distribuição da atualização estável do Android 16 para alguns dos seus modelos mais recentes. Após meses de testes beta, a fabricante começa agora a disponibilizar o firmware final em mercados selecionados e já há registos de dois modelos a receber a atualização: o Edge 60 Pro e o Edge 50 Fusion.
Primeiros modelos a receber o Android 16
O Motorola Edge 60 Pro é supostamente o primeiro a receber a atualização estável, já confirmada no Brasil. O update chega com a versão de firmware W1VV36H.7-21-5, tem aproximadamente 2 GB de tamanho e já pode ser descarregado por utilizadores da região.
Outro modelo contemplado é o Motorola Edge 50 Fusion, que começou a receber o Android 16 no México. Neste caso, o firmware é identificado pela versão W1UU36H.21-14-3 e requer um download de 1,54 GB.
Com a chegada da atualização a esses modelos e mercados, a expetativa é de que chegue a mais regiões nas próximas semanas.

Como verificar se já podes atualizar o teu Motorola
Quem possui um destes modelos pode verificar a disponibilidade da atualização estável do Android 16 com os seguintes passos simples:
- Acede a Definições
- Clica em Sistema
- Seleciona a opção Avançado
- Clica em Atualizações do sistema
- Vai a Verificar atualizações
O que muda com o Android 16 nos Motorola
O changelog da atualização traz novidades relevantes para o Edge 60 Pro e o Edge 50 Fusion, como destacou a página GizmoChina. Entre os destaques estão mais opções de personalização, um design mais expressivo e maior transparência nas atividades em segundo plano.
A Motorola também incluiu melhorias de segurança com proteção adicional contra apps maliciosos, além de suporte ampliado para dispositivos de áudio LE. Apesar disso, nem todos os recursos do Android 16 parecem estar presentes na atualização para os modelos Motorola.
Não há menção no changelog a novidades como as atualizações ao vivo para acompanhar atividades em tempo real, o agrupamento inteligente de notificações, o seletor de fotos integrado, as capturas de ecrã em HDR ou os novos emojis introduzidos pelo Google. Mas ainda não é possível termos certeza se a Motorola os adicionou ou não.
A Motorola ainda não divulgou um calendário oficial de distribuição, o que deixa em aberto quando os restantes modelos receberão a nova versão do sistema, mas a tendência é que a atualização estável seja expandida rapidamente para outras regiões.
Vê também:
- Vem aí o telemóvel (barato) da Motorola que terá uma bateria extraordinária
- Motorola Edge 60 Neo chega à Europa com resistência de topo (e o preço surpreende)
- Motorola Moto G56 review: smartphone acessível com autonomia para dar e vender
Promoção do dia!