Motorola - Quando e a quem chega a atualização para Android Oreo?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A Motorola sempre foi uma das construtoras mais rápidas a atualizar os seus dispositivos com a nova versão do Android. Agora, todos queremos o Android Oreo nos nossos smartphones e está na altura de olhar para tudo o que sabemos e tudo o que foi revelado pela própria marca. A quem e quando chegará esta atualização?

Vê ainda: d

Desta forma, fomos capazes de compilar uma extensa lista com todos os mais recentes dispositivos da marca, a respectiva probabilidade de receberem o novo Android Oreo, as confirmações, os que ficaram de fora e as datas de chegada prováveis para esta grande atualização.

Está na hora de olhar para a atualização do Android Oreo

Escusado será dizer que o Moto Z2 Force será o primeiro a receber esta atualização para Android Oreo uma vez que este é o mais recente topo de gama da marca.

Em seguida, por ordem de lançamento e chegada ao mercado temos os Moto G5S e Moto G5S Plus, dos smartphones de gama média que receberão também todas as novidades.

A seguinte tabela baseia-se nas informações fornecidas pela Lenovo, possui um vasto portfólio com smartphones para todos os escalões de preço e níveis de mercado, conseguirá a marca prestar suporte a todos eles?

Portanto...será que todos eles vão ser atualizados quando nem mesmo o Moto C (lançado em maio de 2017) deverá receber o Android Oreo? Existem motivos para preocupação, sim, mas também temos algumas boas notícias.

A Motorola será uma das primeiras grandes construtoras a atualizar os seus dispositivos, disso não tenho a menor dúvida.

Se, por um lado o seu histórico de atualizações é um dos melhores de toda a indústria mobile, por outro lado, uma vez que utilizam uma interface do utilizador (UI) muito leve, o trabalho para a marca é muito menor, conseguindo assim um firmware pronto e estável, bem antes das demais concorrentes.

Lista dos Motorola eleitos e data de chegada do Android Oreo

As novidades são boas e recheadas de cor e animação tal como podes consultar na íntegra, Top 10 com as principais melhorias.

Até à data este é o cenário que os utilizadores devem esperar com base nas informações oficiais que foram sendo publicadas pela própria marca ao longo dos últimos meses.

Smartphone Update para Android Oreo Data prevista de chegada
Motorola Moto C Não Expectável
Motorola Moto C Plus Não Expectável
Motorola Moto E3 Não Expectável
Motorola Moto E3 Power Não Expectável
Motorola Moto E4 Não Expectável
Motorola Moto E4 Plus Não Expectável
Motorola Moto G4 Não Expectável
Motorola Moto G4 Play Não Expectável
Motorola Moto G4 Plus Expectável Q2 2018
Motorola Moto G5 Expectável Q4 2017
Motorola Moto G5 Plus Expectável Q4 2017
Motorola Moto G5S Expectável Q4 2017
Motorola Moto G5S Plus Expectável Q4 2017
Motorola Moto M Não Expectável
Motorola Moto X4 Expectável Q1 2018
Motorola Moto X4 Android One Expectável December 2017
Motorola Moto Z Expectável Q1 2018
Motorola Moto Z Force Expectável Q1 2018
Motorola Moto Z Play Expectável Q1 2018
Motorola Moto Z2 Force Expectável Novembro de 2017
Motorola Moto Z2 Play Expectável Dezembro de 2017

Qual será o primeiro Motorola a receber o Android Oreo?

Aqui, sem grandes surpresas, se tens um Moto Z então serás um dos primeiros utilizadores da marca a usufruir do Android Oreo, especialmente para o Moto Z2 Force que deverá receber a atualização em novembro de 2017, começando o teste de estabilidade (soak test) já em outubro de 2017.

Teste este que começará obviamente para os utilizadores dos EUA, seguindo-se imediatamente o Brasil, mercado onde a marca é muito forte e uma das favoritas dos consumidores.

Estes testes servem para averiguar a estabilidade das compilações iniciais de firmware, antes que uma distribuição geral e global seja efetuada.

O que trará de novo o Android Oreo?

Note-se que esta é a 8ª grande versão do sistema operativo da Google e chegou em dia de eclipse solar nos EUA.

As novidades são boas e recheadas de cor e animação tal como podes consultar na íntegra, aqui.

Muito resumidamente poderás contar com estas novidades assim que chegar o novo Android:

  • Sistema avançado de Snoozing para colocar aquelas Apps sedentas de bateria a dormir profundamente
  • Time-out para as notificações (notificações ficarão disponíveis por um tempo limitado a definir por ti)
  • Notificações terão crachás para mais facilmente as identificares.
  • Novos emojis para colorir as tuas mensagens.
  • Auto-preencheminto de vários formulários
  • Modo foto a foto na reprodução de vídeo
  • Reforço da segurança do sistema operativo

Para mais informações sobre tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts e os nossos PodCasts semanais.

Por último, para todos os equipamentos da marca que ficarão de fora e sem a atualização oficial, as Custom ROM's como a LineageOS 15 serão a melhor solução.

Esta ROM usufrui de uma vasta comunidade de desenvolvedores e trará todas as grandes novidades do Android Oreo aos smartphones que, de outra forma, ficariam excluídos.

Outros assuntos relevantes:

d

Apple iPhone 7 e iOS 11 – Do pesadelo ao regresso a casa!

d

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.