Oficial: Afinal, o Moto G4 Plus receberá mesmo o Android 8.0 Oreo

Eduardo Silva
Depois de muita polémica, o Android 8.0 Oreo vai mesmo chegar ao Moto G4 Plus
Depois de muita polémica, o Android 8.0 Oreo vai mesmo chegar ao Moto G4 Plus

Lançada há apenas um ano e meio, a linha Moto G4 foi uma das mais bem sucedidas dos ultimos tempos para a Motorola. Sendo tão acarinhada pelo público (e tão recente) esperaria-se que a empresa tomasse como prioridade manter estes smartphones atualizados. No entanto, com a lista de smartphones Motorola a receber o Android 8.0 Oreo a não contemplar qualquer G4, os fãs ficaram claramente desagradados.

Mas a desilusão não se ficou por aqui. Tal como os fãs vieram a descobrir, o Moto G4 Plus foi propositadamente apagado desta lista, tendo inicialmente constado nela, antes de mesma ser publicada.

Vê ainda: Apple iPhone 8 e iPhone X em mais benchmarks surpreendem

Ao saber desta informação, a reação dos consumidores e fãs da marca não foi a melhor, tendo estes expressado o seu descontentamento através das redes sociais. A insatisfação acabou por chegar à Motorola, o que resultou numa surpreendente reviravolta na decisão final da empresa.

Numa mudança de planos repentina, a empresa liderada pela Lenovo optou por anunciar oficialmente que o Moto G4 Plus receberá, afinal, o Android 8.0 Oreo. Numa declaração oficial, a empresa confirma ao público o final feliz que todos queriam ouvir:

"Foi-nos chamado à atenção que ocorreram alguns erros no nosso material de marketing envolta da atualização para Android O para o Moto G4 Plus. Tratou-se de um descuido da nossa parte e pedimos desculpa pelo mal-entendido. É para nós habitual fazer chegar uma atualização do sistema operativo de elevada importância a cada dispositivo da familia Moto G, mas é também importante que mantenhamos as nossas promessas, pelo que, para além da atualização para o Nougat que já havíamos lançado, atualizaremos o Moto G4 Plus para o Android O. Sendo uma atualização não planeada, levará algum tempo até que a consigamos incluir na nossa agenda de atualizações."

Motorola Moto G4 Android Oreo
Folheto publicitário do smartphone onde era prometida a atualização para Android Oreo

Apesar das boas noticias, o Android 8.0 Oreo poderar ainda algum tempo até chegar ao Moto G4 Plus

Por outro lado, há a parte má. Apenas e só o Moto G4 Plus terá direito à nova atualização, ficando de fora os restantes G4, nomeadamente os Moto G4 e G4 Play. Esta é também a primeira vez que a empresa revela a sua politica de distribuição de updates para o sistema operativo dos seus terminais, o que poderá deixar os potenciais compradores a pensar duas vezes antes de adquirirem um Moto G.

Não deixa, no entanto, de ser uma boa noticia para os possuídores do Moto G4 Plus. Este foi um dos mais bem sucedidos gama-média de 2016, tendo feito algum sucesso em Portugal. Foi, no entanto, no Brasil que este terminal fez mais sucesso, tendo levado a Motorola a ter mais em conta o país do Samba aquando do lançamento dos Moto G5 e G5 Plus.

O que achas desta mudança de planos da Motorola? Deixa nos comentários a tua opinião e continua a seguir a 4gnews para mais novidades.

Outros temas relevantes:

Zhiyun Smooth-Q – Gimbal para Smartphone está agora em Promoção!

Podcast 168: iPhone 8, iPhone X e evento Apple & Google Pixel 2

Apple iOS 11 chega amanhã! Eis o que precisas de saber!