Mostramos-te aqui a imagem do primeiro smartphone com processador Snapdragon 8 Gen 1

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A Motorola já confirmou: a 9 de dezembro vamos conhecer o tão ansiado topo de gama Edge X30.

Este será assim o primeiro smartphone equipado com o novo processador Snapdragon 8 Gen 1 a chegar às mãos dos utilizadores.

Motorola confirmou especificações do modelo Edge X30 e data de venda

Chen Jin, responsável máximo da área móvel da Lenovo, partilhou na rede social chinesa Weibo a primeira imagem oficial do novo Motorola Edge X30. Mas o executivo foi ainda mais longe e confirmou que a 9 de dezembro, o smartphone será revelado globalmente.

Na sua publicação, o executivo ainda teve a "gentileza" de confirmar algumas das especificações do novo topo de gama da marca. Nesse sentido, sabemos agora, com toda a certeza, que o Motorola Edge X30 está equipado com um ecrã com tecnologia HDR10+, cores de 10 bits e uma taxa de atualização de 144 Hz.

Motorola Edge X30 disponível para venda a 15 de dezembro

Outra informação avançada pelo responsável Lenovo é que o Motorola Edge X30 estará nas prateleiras das lojas, quase imediatamente a seguir à sua apresentação oficial, no dia 15 de dezembro. O que não sabemos é se esta disponibilidade será apenas em território chinês ou se será a nível global.

Tendo em conta as datas já confirmadas pela Motorola, o Edge X30 será assim o primeiro smartphone equipado com o novo processador Snapdragon 8 Gen 1 não só a ser revelado como a ser disponibilizado para os utilizadores finais.

Por outro lado, agora com a imagem oficial revelada podemos também confirmar alguns pormenores de design. Assim, é vísivel que os engastes superior e inferior são praticamente simétricos e que o ecrã está perfurado para acomodar a câmara frontal.

Especificações esperadas no Edge X30 da Motorola

No que diz respeito às restantes especificações do terminal, teremos que continuar a falar sobre as várias informações avançadas pelos habituais leakers e que não foram confirmadas até ao momento.

Espera-se, então, que o Edge X30 esteja equipado com um ecrã OLED de 6,67 polegadas com uma resolução Full HD+. Ecrã esse perfurado para acomodar uma câmara frontal de 60 megapixéis.

Já na parte de trás, está alojada uma configuração de câmara tripla com um sensor primário de 50 megapixéis, complemenado por um segundo sensor de cinco megapixéis e um terceiro com dois megapixéis.

Na Europa o Edge X30 será conhecido como Motorola Edge 30 Ultra

O processador Snapdragon 8 Gen 1, por sua vez, estará emparelhado com 16 GB de memória RAM e até 512 GB de armazenamento interno. A alimentar o dispositivo estará uma bateria de 5000 mAh com suporte para carregamento rápido de 68 watts.

De resto, o terminal vai contar ainda com um leitor de impressões digitais embutido no ecrã, uma tecla dedicado à Google Assistant e colunas estéreo. De salientar também que no mercado global, o X30 será designado por Motorola Edge 30 Ultra.

Editores 4gnews recomendam:

  • Crise global de chips: há esperança no horizonte? A Qualcomm diz que sim
  • Huawei vai revelar o rival do Samsung Galaxy Z Flip 3 ainda este ano
  • Xiaomi vai surpreender os utilizadores com estes smartphones Redmi
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt