Monster Energy Supercross 3 no Google Stadia: horas de diversão entre saltos e trambolhões!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 4 min.

Aproveitando a onda do MotoGP 20, decidi também aventurar-me no Monster Energy Supercross 3 (MES3), tirando máximo proveito da grande versatilidade oferecida pelo Google Stadia. Apesar de ser também um jogo de corridas de motas, o Supercross 3 oferece uma experiência totalmente diferente, sendo bastante mais divertido para quem não é um aficionado do motociclismo.

No entanto, não te deixes enganar pelas promessas de diversão e adrenalina prometidas pelas pistas com saltos gigantes e corridas "atabalhoadas". Conseguir ganhar experiência e hábito de jogo no Monster Energy Supercross 3 não é tão fácil quanto parece, muito graças ao realismo implementado em todas as mecânicas de jogo.

Assim como aconteceu com a análise ao MotoGP 20, também no MES3 decidi tirar o máximo proveito do Google Stadia, experimentando o jogo no meu PC, smartphone Android e também na televisão através da Xiaomi Mi Box.

De longe, o mais realista Monster Energy Supercross de sempre

Este é mais um dos títulos principais da Milestone, não sendo por isso uma surpresa a elevada qualidade dos seus gráficos. De facto, apesar das várias criticas feitas a edições anteriores, a qualidade dos seus grafismos nunca foi problema. Os detalhes entre os vários pilotos e as suas motas nos mais variados cenários é impressionante.

Toda a experiência fica completa com detalhados cenários, quer estejas a competir num estádio com milhares de espectadores ou a treinar as tuas habilidades no meio da natureza.

Um dos pontos mais frágeis nos MES anteriores era as animações cinematográficas antes e após as corridas, situação que no MES3 fica totalmente corrigida.

O nível de controlo é delicioso, transportando-te para o centro da corrida

O Monster Energy Supercross 3 oferece uma experiência de jogo deliciosa. Apesar das mecânicas de jogo estarem um pouco mais arcade, o equilíbrio com dinâmicas realistas foi feito de uma forma muito positiva. Por exemplo em momentos no ar, entre saltos, é possível controlar de forma bastante precisa a forma o piloto controla a mota.

Outro detalhe que vai ser impossível passar despercebido é o desgaste das pistas com o decorrer das corridas. As condições da pista degradam-se a um ritmo bastante elevado, tornando cada corrida única e extremamente volátil.

À semelhança do que acontece com o MotoGP 20, também no MES3 vais poder ativar várias ferramentas de auxílio para que a adaptação ao jogo seja feita de forma mais agradável. Ao mesmo tempo, os fãs hardcore da franquia, vão ter à disposição uma vasta lista de opções para personalizar as suas motas e também controlos de jogo.

Uma situação que acontece muito no Supercross 3 são as quedas, especialmente numa fase inicial de jogo. Se por vezes os movimentos dos pilotos podem não parecer tão realistas quanto desejado, são sempre momentos extremamente engraçados.

Modos de jogo online tornam o Monster Energy Supercross 3 muito mais interessante

Tal como aconteceu em nas edições anteriores, também em MES3 o Modo Carreira não ganha grande destaque, sendo uma forma básica de avançar entre várias competições como forma de melhorares as tuas skills.

Por outro lado, temos a implementação do The Compound, um mapa aberto que coloca à disposição dos jogadores uma grande área recheada de elementos e pistas para treinares sem limitações. Este é o modo de jogo perfeito para quem quer apenas passar algum tempo a "passear" com a sua mota e a praticar alguns percursos.

O modo de edição é um dos grandes destaques no Monster Energy Supercross 3, colocando à disposição dos jogadores mais criativos uma grande variedade de ferramentas para criar as suas próprias pistas. Também para os menos experientes, será possível criar pistas muito divertidas, graças à preciosa ajuda do sistema de inteligência artificial.

As pistas criadas pelos utilizadores podem ser partilhadas, garantindo assim uma boa interação entre todos e também uma maior longevidade do próprio jogo. Com a adição de servidores dedicados ao MES3, a Milestone garantiu que a experiência nos modos multiplayer é imaculada.

Conclusão

Não há dúvida que o Monster Energy Supercross 3 apresenta-se como o melhor título da franquia, mesmo tendo ainda muito onde pode ser melhorado pela Milestone.

Considerando a experiência geral oferecida pelos avançados gráficos, jogabilidade suave e realista e ainda os novos modos online, é garantidamente uma boa opção para quem procura umas boas horas de diversão no universo do motociclismo.

Ficamos então à espera de conhecer todas as novidades que a Milestone vai conseguir trazer no seu sucessor, especialmente após ter oferecido aos fãs tamanhas melhorias com o MES3.

Editores 4gnews recomendam:

  • MotoGP 20 no Google Stadia: um simulador de motas divertido até para "noobs"!
  • Google Stadia: como jogar online em Portugal
  • PS5 provoca confronto físico entre duas mulheres (vídeo)
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.