Monitor gaming da Asus é perfeito para jogar a 4K com HDR

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Tempo de leitura: 2 min.

A Asus anunciou recentemente um novo monitor pensado e desenhado para agradar aos fãs de videojogos, especialmente aqueles que pretendem dar o salto para a resolução 4K com tecnologia HDR.

O TUF Gaming VG289Q1A oferece ecrã de 28 polegadas, resolução 3840x2160 e uma taxa de atualização de 60Hz, característica que deve ajudar a manter o preço acessível dentro desta gama de produtos.

Monitor gaming da Asus será boa aposta para qualquer setup

A resolução 4K do VG289Q1A permite desfrutar de uma área de ecrã bastante razoável, seja para jogar ou até para trabalhar. Ao mesmo tempo, o seu painel garante uma boa fidelidade de cores e imagens detalhadas, graças à alta concentração de píxeis.

Este monitor é ainda compatível com tecnologia FreeSync da AMD, que possibilita uma experiência de jogo suave, sem os incómodos do Screen Tearing, sincronizando os fotogramas criados pela placa gráfica com a taxa de atualização do ecrã.

Neste caso, a taxa de atualização é mais baixa do que na maior parte dos monitores lançados hoje em dia, mas a resolução 4K e o seu design fazem com que se distinga dos demais, sem perder qualidade para o desempenho em videojogos especialmente em cenários não competitivos.

Asus aposta no 4K com tecnologia HDR

Mais ainda, este monitor da linha TUF é compatível com HDR, que nos traz maior variedade de cores e um contraste muito superior ao que temos nos monitores tradicionais.

A Asus teve o cuidado de incluir dois tipos de HDR distintos, cada um deles para cenários específicos, como as suas designações indicam: Asus Cinema HDR e Asus Gaming HDR. Se quiseres um monitor para jogar mas também para assistires aos teus conteúdos favoritos, esta parece ser uma opção bastante válida, sendo capaz de satisfazer todos os tipos de utilizadores.

Se a tua praia são mesmo os videojogos, a marca oferece-te com este monitor cinco ferramentas que funcionam como vantagem competitiva, sendo eles o Shadow Boost, GamePlus, GameVisuals, tecnologia Flicker-Free e um modo que reduz drasticamente a emissão de luz azul, prejudicial para a visão.

O Asus TUF Gaming VG289Q1A tem uma entrada DisplayPort e duas entradas HDMI 2.0, para além de uma entrada 3.5mm para auscultadores. A Asus não revelou ainda o preço e data de lançamento deste monitor.

Editores 4gnews recomendam:

  • RTX 3080 Ti com 20GB de memória? Asus confirma acidentalmente a sua existência!
  • Samsung Galaxy Book Flex 2 5G aparece em primeiros vídeos oficiais! Vê o unboxing
  • Este mini PC gaming portátil é a 'bomba' perfeita para amantes de jogos
Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.