Monitor CRT antigo deixa para trás atuais modelos de topo: sabe como

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

Atualmente, os monitores LCD e OLED de topo com taxas de atualização elevadas são os preferidos dos utilizadores.

Mas agora chegam notícias de que um antigo monitor CRT conseguiu superar os modelos mais atuais, tendo mesmo definindo um novo recorde. Contamos-te de seguida como tudo foi possível.

Taxa de atualização de 700 Hz, mas resolução de 120p

A proeza foi conseguida pelo RetroGramingBase que inclusive explicam tudo na plataforma YouTube. Mas antes da explicação, há que salientar que apesar de o CRT ter registado uma taxa de atualização de 700 Hz, a resolução desceu para os 720p.

Agora vamos à história. O conhecido canal de gaming planeava fazer algo especial com o monitor Vision MasterPro512, o dito velhinho CRT. Inicialmente, o plano era tentar superar a taxa de atualização de 540 Hz encontrada em monitores de topo e, de seguida, ultrapassar também a taxa de atualização de 600 Hz que alguns protótipos registam.

Para o fazer, o RetroGamingBase recorreu a um utilitário de resolução personalizada que faz parte do painel de controlo da Nvidia. Com esta ferramenta ajustou os parâmetros opcionais do antigo monitor CRT.

Ao fazer estes ajustes, conseguiu registar uma taxa de atualização de 700 Hz que está a estabelecer um novo recorde neste campo. Infelizmente, como já o dissemos, para conseguir a proeza, o canal de jogos foi obrigado a fazer cair a resolução para 120p.

Mas tudo isto também é possível porque os monitores CRT não têm as mesmas limitações que os ecrãs LCD. Tudo porque os primeiros conseguem ter uma margem de taxa de atualização substancialmente maior que os LCD típicos, não sofrendo também de problemas nas imagens com movimento.

Claro que mesmo depois desta proeza, nenhum monitor CRT vai passar a fazer parte das listas de compras obrigatórias, mas não deixa de ser surpreendente que a antiga tecnologia consiga superar alguma tecnologia de ponta atual.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt