Monitor com 750Hz de taxa de atualização aparece no CES 2025. É mesmo necessário?

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

O evento CES é, por tradição, o local que muitas empresas escolhem para desvendar as suas inovações. Por isso, é natural que nesta feira sejam vistos muitos protótipos, alguns demasiado arrojados.

Um bom exemplo disso é o novo monitor gaming que a empresa chinesa Koorui mostrou no evento. O principal atributo deste produto é a sua incrível taxa de atualização da imagem de 750 Hz.

Koorui G7 é o novo “monstro a abater” no segmento dos monitores gaming

O Koorui G7 é um exemplo perfeito daquilo que se passa neste mercado. As fabricantes parecem estar empenhadas em cativar a atenção dos consumidores com a utilização de taxas de atualização cada vez maiores nos seus monitores.

Este novo modelo leva esse paradigma a um novo patamar, sendo o primeiro no mundo com uma taxa de atualização de 750 Hz. No vídeo acima tens um vislumbre deste incrível monitor logo no início.

Relativamente a outras especificações, o Koorui conta com um ecrã de 24,5 polegadas com resolução Full-HD. Nota ainda para o seu tempo de resposta de apenas 0,5 ms, ideal para eSports.

É importante sublinhar que, para que a Koorui alcançasse tamanha fluidez, ela teve de usar um painel TN ao invés de um IPS. Apesar de os primeiros não terem uma representação de cores tão boa, a empresa chinesa mostra confiante na qualidade do seu produto.

Para isso, este monitor vem equipado com a tecnologia HDR400 e cobre 95% da gama de cores DCI-P3. Importa ainda sublinhar que este monitor tem filtro de cor azul e podes ajustar a sua altura para uma posição mais confortável.

Será que precisamos de monitores com tanta taxa de atualização?

Este é um tema que tem sido bastante debatido ultimamente. E a perceção geral é de que o olho humano não consegue distinguir a diferença nos patamares mais elevados.

Vários intervenientes apontam que é possível notar a diferença de um monitor de 60 Hz para um de 144 Hz, por exemplo. Contudo, quando a evolução é de 500 Hz para os 750 Hz, possivelmente já não será bem assim.

Além disso, para tirar totalmente proveito deste tipo de monitores tens de ter um PC capaz de alcançar essas taxas de fotogramas por segundo. A maioria possivelmente não terá uma máquina desse gabarito, até porque ela não ficaria nada barata.

Isto para dizer que os entusiastas ficarão certamente satisfeitos ao ver as fabricantes a quebrar os limites da inovação. Porém, na hora de comprar um novo monitor, deves pensar se o preço elevado deste tipo de produtos compensará para os teus hábitos.

Para concluir, dizer apenas que o Koorui G7 será lançado na Ásia em 2025, mas ainda não sabemos se também chegará à Europa. Algo que também ainda não conhecemos é o seu preço.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.