“Modo bêbado”: o teu smartphone pode ajudar-te a ser mais responsável

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Talvez nunca tenhas ouvido falar da Gree Electronics. Mas a praticamente desconhecida marca chinesa anunciou uma patente que pode mudar a forma como usas o smartphone em situações menos próprias.

Tal como escreve o Android Authority, esta pretende salvar-te de, por exemplo, enviar uma mensagem à ex-namorada numa situação de bebedeira. O denominado “modo bêbedo” pretende assim limitar o acesso a certas aplicações ou funcionalidades do smartphone enquanto não voltares a estar sóbrio.

Como funciona o “modo bêbedo” em quatro pontos

  1. Define as regras para o “modo bêbedo”, com aplicações que ficam barradas ou restritas
  2. Vais precisar de adicionar “regras de verificação de sobriedade” que serão usadas para desativar este modo
  3. O utilizador ativa o modo no seu smartphone, ficando sem acesso ou com restrições a determinadas aplicações
  4. O utilizador passa na “verificação de sobriedade” perante as regras definidas e é desativado o modo.

Tal como refere que o site MyDrivers, este modo pretende que qualquer ação com o smartphone seja mais simples. Tal significa que quando ativo, deve dar acesso a uma interface “amiga do álcool”.

Tendo em conta que a Gree Electronics não é uma fabricante propriamente conhecida, certamente não será daí que podemos ver o primeiro equipamento a chegar ao mercado com esse modo. Mas esta patente abre certamente portas para que outros o possam fazer de forma semelhante.

O grande propósito de uma funcionalidade destas é proteger o utilizador de situações que se pode vir a arrepender no futuro. Resta saber, ainda assim, em que parâmetros seria feita verificação de sobriedade. E se esta não poderia ser facilmente ludibriada por alguém menos sóbrio.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi anuncia regresso de um dos produtos mais esquecidos pela marca
  • OnePlus 9 Pro: primeiras imagens reais revelam parceria única
  • Steam volta a bater recorde com número astronómico de jogadores!
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.