MIUI 9 - Data de chegada e grandes novidades para os utilizadores Xiaomi

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

MIUI 9, o que é? Em primeiro lugar, MIUI é o nome dado pela construtora chinesa Xiaomi à sua própria ROM ou abordagem ao Android Puro. Cada construtora é livre de utilizar o sistema operativo Android tal como ele é disponibilizado pela Google graças à sua filosofia de open source. Em seguida, cada marca pode dar o "seu sabor", a sua tónica aquilo que o Android deve ser. A MIUI é isso mesmo, a abordagem da Xiaomi ao sistema operativo Android.

Vê ainda: Nokia e Carl Zeiss – Parceria reatada cria grandes expectativas!

A MIUI caracteriza-se pelos seus ícones coloridos, ausência de gaveta de aplicações e aspecto geral muito fresco apesar de se afastar muito da experiência de Android puro. Contudo, as mudanças não são só cosméticas e na MIUI, seja ela a 8 ou a próxima MIUI 9 acrescenta várias funcionalidades, algumas mais úteis do que outras ao leque de funções que o Android já traz de raíz.

Quando chegará a MIUI 9 para o meu Xiaomi?

Esta é a pergunta que qualquer utilizador de smartphones e tablets Xiaomi está a fazer e a verdade é que ninguém sabe ao certo. Isto é, a Xiaomi ainda não divulgou uma data oficial para o lançamento desta MIUI 9 que se inspirará no Android O ou Android 8.0.

A próxima grande versão do Android deverá ser lançada oficialmente no final do Verão mas para já nem sequer tem nome oficial. Android Oreo é um dos nomes favoritos mas poderemos ter surpresas mais para a frente. "Android Oatmeal", talvez?

É normal estar ansioso pela chegada da próxima grande versão da MIUI mas tenham em atenção que circulará muita informação falsa ou infundada. Contudo, hoje chega-nos uma informação bem peculiar através dos fóruns da própria Xiaomi onde a comunidade de developers e entusiastas da marca se reunem.

Quero com isto dizer, não aceitem ou interpretem todas as notícias e informações que verão na Internet como sendo absolutas e verdadeiras. Esta mensagem é igualmente veiculada pelo autor da publicação no fórum oficial da marca, aqui.

Esta não é a MIUI 9, mas pode vir a ser parecida

Demonstrando esta propagação desmesurada de fakenews, o gestor de produto da MIUI partilhou um sceenshot, uma captura de ecrã na rede social chinesa Weibo. Com o intuito de recolher opiniões e sugestões da comunidade (obter feed-back) sobre os seus desejos e ambições para a próxima versão desta UI (interface) da Xiaomi. Na publicação original, o gestor em causa frisou claramente que a captura de ecrã em anexo representava tão somente um tema para os smartphones da Xiaomi. Nada mais, nada menos.

O que é que inúmeros sites e publicações de tecnologia fizeram em seguida? "Esta é a MIUI 9", não vais acreditar no aspeto da próxima MIUI 9", etc. É apenas um tema que até pode ter algumas semelhanças com o produto final. Contudo, para já não tem qualquer relação com a dita interface oficial da construtora chinesa. Nada.

Aliás, se quiseres testar esta "MIUI 9" no teu smartphone Xiaomi já o podes fazer. Afinal de contas é apenas um tema e está bem elegante (na minha opinião). Podes descarregar AQUI este tema Geométrico na Google Drive, de tez escura desenvolvido pela Xiaomi Company.

Afinal, quando chega a MIUI 9?

Chegará, sim, segundo fontes oficiais da marca, até ao dia 16 de agosto de 2017. Portanto teremos que ser um pouco pacientes e esperar pouco mais de um mês até que esta nova interface fique disponível para vários equipamentos da Xiaomi. Esta interface trará várias melhorias e muitas das novidades do Android O.

Este novo Android foi apresentado durante o mês de Março e ainda não tem nome definido. Promete trazer novidades a todos os níveis do sistema operativo: segurança, optimização de desempenho e privacidade são algumas das áreas já reveladas como em fase de desenvolvimento.

Antes de mais a Google terá que "acabar" o Android O

De momento esta versão ainda está em fase de desenvolvimento do novo sistema operativo. Contudo, já circulam algumas developer preview, versões muito precoces com apenas a raíz do sistema para que os programadores comecem desde já a trabalhar.

Será dada bastante importância à gestão das ligações sem fios, como a Wi-Fi e o Bluetooth. Este último terá uma ligeira optimização para a nova versão da antena 5.0, assim como uma melhor gestão de pacotes de dados. Relativamente à ligação Wi-Fi, as alterações terão maior impacto na maneira como o smartphone escolhe e se liga às redes, tentando escolher a que oferecerá a melhor experiência de uso ao utilizador.

Teremos também a introdução de vários aperfeiçoamentos de estabilidade, de user interface e, em dispositivos compatíveis, activação automática da Wi-Fi quando em proximidade de uma rede de alta qualidade.

Só quando todos estes quesitos estiverem terminados e todo o Android O preparado para ser disponibilizado às marcas é que estas, posteriormente, podem começar a compilar as suas próprias ROM's ou interfaces (UI's). Portanto se a Xiaomi conseguir efetivamente lançar a MIUI 9 com base no Android O até ao dia 16 de agosto de 2017 tal seria um feito histórico e louvável! Esperemos para ver.

Obrigado João Ribeiro pela dica.

Outros assuntos relevantes:

LG Q6: o “LG G6 mini” será apresentado já na próxima semana

Android Nougat – Qual o Smartphone e marca com mais atualizações?

Samsung Galaxy J5 Pro é o reforço para o Galaxy J5 (2017)

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.