MIUI 13 pode ser a maior surpresa a chegar com o Xiaomi Mi MIX 4

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O Xiaomi Mi MIX 4 pode ser um dos próximos e melhores smartphones da fabricante liderada por Lei Jun a serem revelados em 2021, carecendo ainda de confirmação. Não obstante, circulam já várias fotografias do promissor smartphone Android na Internet.

Há, de igual modo, uma miríade de rumores a sustentar a sua existência, apontando-lhe a câmara fotográfica frontal embutida no ecrã AMOLED, tal como noticiamos anteriormente na 4gnews. Chegará, caso exista, com óticas especificações e a nova MIUI 13.

A próxima versão da interface da Xiaomi é a MIUI 13

Seriam recentemente partilhadas na Internet algumas imagens reais que nos mostram um smartphone apelidado de Xiaomi Mi MIX 4, sem que a sua identidade possa ser confirmada. As imagens foram divulgadas pelo responsável pela publicação TechDroider.

Independentemente da sua veracidade, as imagens mostram-nos um smartphone de grandes dimensões e caraterísticas impressionantes, tal como o seu aspeto. Em particular, a ausência da câmara frontal torna o seu design mais sofisticado.

Estaremos, finalmente, perante um smartphone com ecrã completo? Seja como for o efeito visual é realmente impressionante, libertando todo o ecrã para o seu efeito útil de apresentar conteúdo. A câmara? Estaria embutida sob o painel AMOLED.

Os trunfos do Xiaomi Mi MIX 4 vão do ecrã à nova MIUI 13

O ecrã do telefone seria fabricante por uma entidade chinesa, mais concretamente a Huaxing Optoelectronics. O mesmo rumor sugere a utilização de um painel AMOLED de resolução Full-HD+ (1080+p) para o futuro smartphone de gama alta.

Note-se que, até ao momento, era sugerida a presença de um painel AMOLED de resolução superior, até 2K com personalizações e otimizações próprias para mitigar o consumo de bateria. No entanto, a nova fonte aponta uma diminuição na resolução máxima.

Independentemente da resolução, o design do painel frontal será um dos maiores pontos de venda. Estaremos perante uma smartphone com todas as quatro margens proporcionais. Seja o "queixo" como a porção superior, bem como ambas as laterais, todas com a mesma largura como podemos ver na imagem acima, à esquerda.

O impacto visual do Xiaomi Mi MIX 4 pode ser realmente de suster a respiração.

Possivelmente o primeiro smartphone com a MIUI 13

Independentemente das demais caraterísticas técnicas o Xiaomi Mi MIX 4 deve trazer a MIUI 13 out of the box. Isto é, logo que os consumidores o tirem da caixa poderão ter direito à próxima iteração da interface que substituirá a atual MIUI 12.5.

A próxima versão deverá basear-se já no Android 12, da Google que, no que lhe concerne, está ainda a ser desenvolvido e só deverá ser distribuída em meados de agosto. Até lá, contudo, as fabricantes já têm acesso às versões de testes e podem trabalhar com o material disponível.

Desse modo, é perfeitamente plausível que um smartphone apresentado no último trimestre do ano possa chegar ao mercado com a MIUI 13 na sua versão estável e global. Para já, contudo, trata-se de uma mera conjetura.

As demais caraterística técnicas devem incluir o Snapdragon 888 da Qualcomm, ou mesmo o seu sucessor, não oficial, o Snapdragon 888+ (Plus), ou Pro. Pode também trazer um novo padrão de carregamento rápido por fio até 120 W de potência.

Por fim, com base nos rumores contamos com a sua apresentação nos últimos meses de 2021. A sua chegada ao mercado deve ocorrer algumas semanas mais tarde, possivelmente no início de 2021.

Editores 4gnews recomendam:

  • MIUI 13 pode chegar com boa novidade para os Xiaomi mais antigos
  • Samsung espera vender mais de 4 milhões dos seus smartphones mais caros
  • Xiaomi tem uma ideia nova para um smartphone como nunca viste
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.