MIUI 13: já sabemos quando chega a nova MIUI e até o novo Xiaomi Mi MIX 4

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Xiaomi coroará o verão com a apresentação da MIUI 13. A próxima grande iteração da sua interface de utilizador baseada no sistema operativo Android volta a dar que falar. De acordo com um representante da tecnológica chinesa, agosto trará consigo várias novidades.

Entre estas aponta-se a apresentação oficial da próxima versão da interface, podendo inclusive ser anunciado o próximo smartphone Android de topo, o Xiaomi Mi MIX 4. Atualmente a empresa de Lei Jun continua a distribuir a MIUI 12.5 pelos utilizadores.

A MIUI 13 pode ser apresentada oficialmente em agosto pela Xiaomi

A publicação acima, efetuada através da conta de Twitter @Liptonfindx, mostra-nos duas capturas de ecrã efetuadas na rede social chinesa Weibo. Aí, temos um responsável da Xiaomi a anunciar alterações à estrutura interna de teste e respetivos procedimentos de preparação para o software da empresa chinesa.

A informação é avançada por um executivo de topo no seio da Xiaomi pelo que não temos razões para duvidar da sua palavra. É, ainda assim, uma surpresa tendo em conta que a atual MIUI 12.5 continua a ser distribuída e está longe de estar presente em todos os smartphones eleitos para a atualização.

Não obstante, temos visto vários rumores nas últimas semanas a sugerir que a Xiaomi já trabalhava nesta versão há vários meses, pelo que o novo desenvolvimento acaba por encaixar nas informações prévias.

Desconhecemos, contudo, o teor ou novidades que possam integrar e caraterizar a nova versão, apesar de já termos visto algumas imagens nos últimos dias.

A nova versão está a ser testada e pode fazer-se acompanhar do Xiaomi Mi MIX 4

Confirma-se assim a sua apresentação oficial em agosto próximo, estando a mesma atualmente em fase de testes internos no seio da Xiaomi. Como tem sido hábito, após o anúncio a MIUI 13 deve chegar em primeiro lugar aos smartphones da China.

Em seguida, migrará gradualmente até aos demais mercados em que a Xiaomi está presente, com a distribuição global a ocorrer muito provavelmente no final de agosto, ou meados de setembro.

Importa frisar que não conhecemos as novidades da MIUI 13 até ao momento. Nada é sabido sobre as diferenças operacionais e expectáveis melhorias presentes na nova versão.

Podemos, in extremis, fazer um palpite educado e sugerir que esta versão contemplará todos os smartphones Xiaomi lançados desde 2019 ao olhar para o histórico de atualizações da fabricante. Note-se que isto é apenas um palpite.

O Mi MIX 4 pode ser o primeiro smartphone com câmara frontal embutida no ecrã AMOLED

Por fim, volta a ser sugerida a apresentação do smartphone Xiaomi Mi MI 4, devendo figurar como novo topo de gama (flagship) de verão. Não sabemos como será o seu design, mas poderá colocar-se frente a frente com o Mi 11 Ultra em especificações técnicas.

Para o Xiaomi Mi MIX 4 os rumores sugerem a câmara fotográfica frontal embutida no ecrã, bem como suporte para o padrão Ultra Wide-band, carecendo estas informações de confirmação.

Em síntese, com as novas informações veiculadas através da rede social chinesa Weibo e divulgadas pela publicação MySmartPrice, ficamos a saber que este será um verão repleto de novidades Xiaomi.

Editores 4gnews recomendam:

  • Windows 11: estes são os requisitos mínimos para a atualização da Microsoft
  • 7 grandes novidades do novo sistema operativo Microsoft Windows 11
  • OLED: este será o denominador comum para os smartphones em 2022
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.