MIUI 13: estas são as primeiras imagens da nova interface da Xiaomi

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A MIUI é a interface de utilizador (UI) proprietária da Xiaomi, revestindo todos os aspetos do sistema operativo Android no qual se baseia. Atualmente a versão mais recente e disponível para o grande público é a MIUI 12.5 que se encontra em distribuição.

Com efeito, a sua disponibilização para os utilizadores Xiaomi tem sido feita de forma gradual e faseada, estando já disponível para todos os smartphones Mi 11 e também para dispositivos mais acessíveis. No entanto, tem sido uma distribuição particularmente lenta.

A MIUI 13 é a próxima iteração da interface própria da Xiaomi

Com a Xiaomi ainda ocupada com a MIUI 12.5, respetivo desenvolvimento e distribuição, seria de esperar que tão cedo não surgissem rumores ou fugas de informação com a próxima versão. Não obstante, vemos agora estas novas imagens.

Ainda de acordo com os rumores, a versão MIUI 13 pode ser apresentado já no dia 25 de junho, próxima sexta-feira. No entanto, o mais provável é a fabricante chinesa agendar para ocasião posterior a apresentação oficial desta nova iteração.

A MIUI 13 deve chegar a todos os smartphones lançados nos últimos 2 anos pela Xiaomi

Sabemos muito pouco sobre esta atualização. Aliás, as poucas fugas de informação sugerem apenas que a versão estará disponível para todos os produtos Xiaomi lançados nos últimos dois anos. A todos os dispositivos móveis, entenda-se.

Mais recentemente chegariam à Internet as diversas capturas de ecrã e imagens que ilustram este artigo. Vemos um pano de fundo negro, no Tema Escuro, com diferenças em diversos elementos da interface, bem como na organização das pastas e ficheiros.

Atente-se, em particular, ao novo design da aplicação de gestão de ficheiros, entre outros detalhes. Vemos assim que todo o aspeto da interface, aspeto dos menus e até a apresenta uma apresentação mais simples, conferindo-lhe uma maior leveza.

Ainda de acordo com os rumores também a página inicial (Home) poderá ser personalizada. Além dos documentos, conteúdo como música, ou até mesmo fotografias e vídeos, o utilizador pode optar por colocar os ícones das apps de redes sociais, ou até da câmara fotográfica, entre outras apps incluindo as de sistema.

Estes ícones apresentam-se com cantos mais arredondados e aparência mais unidimensional, mais flat. Algo que também vai ao encontro das mudanças aplicadas ao próprio logótipo da Xiaomi.

A MIUI 13 pode ser apresentada com o Xiaomi Mi MIX 4

Face ao exposto e com base nas diversas fugas de informação contamos com a chegada da MIUI 13 junto do Xiaomi Mi MIX 4. Será o próximo smartphone Android de gama alta da fabricante, a chegar ao mercado provavelmente no último trimestre do ano.

Tal lançamento seria adequado para revelar também a próxima versão da interface da marca. Já o telefone em si deverá permanecer um exclusivo do país natal, a China, durante os primeiros meses.

Funcionalmente contamos com melhorias de estabilidade, velocidade e capacidades proporcionadas pela interface. Aguardamos, entretanto, pelo anúncio oficial da Xiaomi, permanecendo atentos às próximas e expectáveis fugas de informação.

Resta, por fim, a questão. Já receberam a MIUI 12.5 nos atuais smartphones Xiaomi?

Editores 4gnews recomendam:

  • Twitter tem nova integração com o Instagram que tens de conhecer
  • Apple iPhone 13: data de lançamento e preço já circulam na Internet
  • OnePlus faz inveja à Xiaomi com os 300 irredutíveis que ainda usam o OnePlus One
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.