MIUI 13: atualização mais esperada chega em agosto a estes smartphones Xiaomi

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O chorrilho de rumores, fugas de informação e sugestões que rodeiam a Xiaomi mantém-nos ininterruptamente ocupados. A atenção coloca-se agora na MIUI 13, a próxima versão da interface própria da marca que revestirá todos os aspetos do sistema Android.

Será uma das maiores e mais esperadas atualizações para smartphones Xiaomi, baseando-se no Android 12 da Google e podendo chegar a mais de 80 modelos de smartphones Xiaomi. O primeiro lote poder receber as novidades já no próximo mês de agosto.

A Xiaomi já confirmou o desenvolvimento da MIUI 13

A versão está em desenvolvimento no seio da Xiaomi, tal como demos a conhecer em ocasião passada na 4gnews. Não sabemos, contudo, o teor das melhorias a serem aplicadas na nova versão, mas podemos contar com mais desempenho, autonomia e controlo.

Esta importante confirmação - do seu desenvolvimento no seio da Xiaomi - foi feita por um dos executivos da empresa, tal como demos a conhecer previamente. Agora, contudo, temos foi sugerida uma lista de primeiros smartphones eleitos para a atualização.

Espera-se que a primeira compilação esteja pronta para os utilizadores e interessados em testar as novidades da MIUI 13 no final de agosto. De acordo com as novas informações esta é a data apontada para a primeira distribuição.

Até 8 linhas de smartphones Xiaomi podem receber em agosto a MIUI 13

Mais ainda, é também apontado um grupo seleto de smartphones Xiaomi a receber as novidades em primeira mão. São um total de oito famílias ou linhas de smartphones, a saber:

  • Xiaomi Mi 11
  • Xiaomi Mi 10
  • Xiaomi Mi 9
  • Xiaomi Redmi K40
  • Xiaomi Redmi K30
  • Xiaomi Redmi Note 10
  • Xiaomi Redmi Note 9
  • Xiaomi Redmi Note 8

Importa clarificar o leitor quanto à fonte da informação, tendo esta sido partilhada na China. Mais concretamente, chegou ao nosso conhecimento através da publicação MyDrivers, fonte habitual da atualidade tecnológica na sua vertente asiática.

Por outro lado, acreditamos que esta primeira compilação possa estar destinada apenas aos utilizadores na China. A tradição e história da Xiaomi assim nos tem mostrado, com as primeiras versões estáveis a serem frequentemente reservadas para o mercado natal da tecnológica.

Convém também frisar que a MIUI 13 se deve basear no Android 12 da Google. Ora, esta nova versão do sistema operativo está ainda a ser finalizada e deverá ser oficialmente apresentada e distribuída em meados de agosto.

Será então uma questão de tempo para que fabricantes como a Xiaomi incorporem as novidades do Android 12 nas suas interfaces de utilizador, ou as construam em torno deste. A celeridade com que o farão é, para já, uma perfeita incógnita.

O lançamento da MIUI 13 pode ser celebrado com o Mi MIX 4

A distribuição das primeiras versões da MIUI 13 pode somar-se à apresentação do smartphone Xiaomi Mi MIX 4. Tendo por base fugas de informação prévias, esta é uma possibilidade que tem vindo a ganhar seguidores à medida que surgem novos indícios.

Mais ainda, este novo smartphone pode também ser o primeiro a estrear o novo processador da Qualcomm, o Snapdragon 888 Plus anunciado ontem (28). Tal como demos a conhecer na 4gnews, o novo chip é tangencialmente superior ao Snapdragon 888.

Por fim, restam muitas dúvidas sobre ambos os temas. Aliás, o próprio nome da nova versão da interface pode sofrer alterações uma vez que o número 13, historicamente, é associado ao infortúnio.

Aguardamos assim por mais novidades da Xiaomi, na certeza de que será apenas uma questão de tempo até estas surgirem.

Editores 4gnews recomendam:

  • Microsoft disponibiliza a primeira Windows 11 Insider Preview
  • 21 jogos e apps boas demais para serem gratuitas na Google Play Store
  • Samsung dará até 5 anos da atualizações para estes smartphones Galaxy, mas há um senão!
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.