MIUI 12.5 já está a chegar aos smartphones Xiaomi Mi 11 na Europa

Rui Bacelar
Comentar

A Xiaomi apresentou a MIUI 12.5 durante a sua última apresentação virtual em fevereiro, mostrando que esta é uma grande atualização para os seus smartphones. Mais ainda, a fabricante prometeu que a versão global estável chegaria entre abril e maio do mesmo ano.

Com efeito, a empresa chinesa manteve-se fiel à sua palavra e chega hoje (20) a atualização MIUI 12.5 ao smartphone Xiaomi Mi 11 na Europa. A distribuição já arrancou, com o novo firmware (software de sistema) a ser distribuído via OTA (over the air) aos telefones.

A MIUI 12.5 traz várias novidades para os smartphones Xiaomi

Xiaomi MIUI 12.5 Europa

Entre os dispositivos a receber a primeira tranche de atualizações está a gama Mi 11, os atuais dispositivos de topo da fabricante chinesa. Importa frisar ainda que a MIUI 12.5 chegaria durante o último mês de abril aos smartphones Mi 11 na China.

Agora, contudo, a distribuição da versão estável ocorre na Europa. Note-se, portanto, que estamos perante a build 12.5.1.0.RKBEUXM, devidamente identificada como a variante europeia. Atente-se na indicação "EU".

As novidades estão elencadas no changelog, a lista oficial de mudanças com a nova versão. Assim, de acordo com as capturas de ecrã o utilizador pode esperar até "20 vezes mais poder de renderização gráfica". Algo que torna o telefone geralmente mais rápido.

Até mais 20% de rapidez para os smarthpones Xiaomi na Europa

Xiaomi Mi 11

A fabricante diz-nos que todos os smartphones com direito à MIUI 12.5 ficarão consideravelmente mais rápidos graças a ajustes efetuados na interface. Mais ainda, teremos acertos e otimizações específicas para cada modelo de smartphone Xiaomi.

De igual modo, a MIUI 12.5 é tida como mais leve, sendo mais rápida nos telefones em que está aplicada. Aliás, nas palavras da fabricante é também "mais durável", ainda que os contornos exatos dessa durabilidade permaneçam difusos.

Seja como for há também grandes melhorias para a aplicação "Notas". Tem agora suporte para diversas novas ferramentas, incluindo os mapas mentais, estruturas complexas, novas formas e ferramentas para desenho e criação de conteúdo, entre outras novidades.

Há ainda novidades para o aspeto geral do smartphone Xiaomi e para a aplicação Notas com os "layouts dinâmicos". Aqui a novidade está no possibilidade de utilização de mais tipos de letra e no seu comportamento e edição nesta aplicação.

Atualização gradual e faseada da MIUI 12.5 na Europa

Como tem vindo a ser hábito a atualização chegará em diversas etapas aos utilizadores Xiaomi. Desse modo, se um determinado Mi 11 não receber hoje a MIUI 12.5 não há motivos para alarme, a atualização chegará no espaço de horas, ou dias.

Estamos perante um pacote de firmware com 656 MB em tamanho pelo que é uma grande atualização. Recomendamos que descarregues este pacote via Wi-Fi para não sobrecarregar o pacote de dados.

Por fim, com a MIUI 12.5 chega também aos smartphones Xiaomi o patch de segurança de abril de 2021, que infelizmente, já se encontra ultrapassado.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.