MIUI 10 trará o modo retrato a estes 15 smartphones Xiaomi

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A MIUI 10 está a ser preparada e mesmo antes de chegar aos utilizadores, a Xiaomi apresentou a versão global da sua nova ROM baseada no Android Redmi Y2, a fabricante Android deu a conhecer algumas das novidades da MIUI 10. Esta que é a sua nova interface oficial.

Vê ainda: Redmi 6 revelado em imagens reais, chega no dia 12 de Junho

Posto isto, se tens um smartphone desta fabricante, nesta peça ficarás a saber se vais ou não receber o Modo Retrato. Esta que é uma das novas funcionalidades para a câmara frontal e/ou traseira dos dispositivos móveis.

Tal como nos conta a publicação AndroidAuthority, foi na Índia que a MIUI 10 se tornou global. Isto é, foi nodominado por esta marca, que esta interface ficou disponível para todos os utilizadores interessados.

Fica a saber se o teu Xiaomi receberá o modo retrato

Em boa verdade, para os utilizadores nacionais, mais interessante do que o novo smartphone (também conhecido como Redmi S2) é a MIUI 10. Apesar de a mesma ainda estar na fase de testes (não ser a versão estável), tem deixado antever várias novidades. Note-se que ainda faltarão vários meses até que a sua nova interface baseada no Android Oreo esteja pronta, na versão estável global. Segundo a calendarização habitual da marca, só no final do Verão / inícios de Outono é que tal deve suceder.

Apesar de já Mi 8 Explorer Edition.

Agora, durante o evento realizado na Índia foi avançada uma nova lista que nos dá a conhecer os smartphones eleitos. Estes serão os terminais Android a receber a nova funcionalidade de modo retrato. Opção que é mediada pela inteligência artificial (IA).

Interface MIUI 10 baseia-se no Android Oreo da Google

É, muito provavelmente, a funcionalidade mais antecipada da nova MIUI 10 baseada no Android Oreo da Google. A mesma irá chegar a um total de 15 smartphones da tecnológica chinesa, trazendo melhorias para a câmara com este modo retrato.

Em si, a opção de modo retrato é, nas palavras da própria Xiaomi, possível graças a um novo algoritmo de processamento da imagem. O mesmo foi desenvolvido graças à inteligência artificial e ao treino com mais de 100 mil fotografias.

Tudo isto para que o teu smartphone Xiaomi saiba efetivamente dar mais destaque ao objecto central, normalmente ao rosto da pessoa. No modo retrato teremos o fundo desfocado e o efeito artístico (bokeh).

Agora, temos uma lista que reune os 15 smartphones Android da Xiaomi que vão receber este recurso da MIUI 10. Note-se que o modo retrato estará disponível tanto na câmara traseira como na câmara fotográfica frontal.

Modo retrato chegará a estes smartphones Xiaomi:

  • Xiaomi Mi Mix 2
  • Mi 5S/ Mi 5S Plus
  • Mi 5
  • Mi Note 2
  • Mi Max
  • Mi Max 2
  • Redmi Note 4
  • Redmi Note 4X
  • Redmi Note 3
  • Redmi 5
  • Redmi 4/4X

Temos aqui uma seleção de smartphones Android com dois anos (Mi 5) e praticamente dos os seus lançamentos mais recentes. Note-se que todos os novos topos de gama apresentados no dia 31 de maio também já trarão a MIUI 10. Aqui já com o modo retrato.

Para além destes terminais teremos ainda dois outros smartphones que apenas receberão o modo retrato na câmara frontal. Todavia, isto deve-se ao facto de já poderem usufruir do modo retrato nas suas câmaras principais, na traseira.

  • Mi 6
  • Xiaomi Redmi Note 5

Se o teu smartphone Android não está incluído nesta lista então ainda há esperança. Durante o evento de apresentação a fabricante chinesa prometeu a adição de novos modelos em breve a esta lista. Todavia, não sabemos (para já) quais serão.

Versão estável global da MIUI 10 ainda está a meses de distância

Depois de o seu novo topo de gama, Xiaomi Mi 8, ter ultrapassado o iPhone X e o Galaxy S9 Plus no ranking da 4ª maior fabricante mundial de smartphones no departamento da fotografia é acompanhado pela aposta na inteligência artificial. Dois vetores cruciais para o mundo da tecnologia em 2018.

Tudo isto para deixar bem claro que a Xiaomi está ciente daquilo em que pode melhorar. Sempre com o intuito de continuar a crescer, a fotografia é sem dúvida um dos aspectos onde carecia de um sério reforço. Agora começamos a ver os frutos deste investimento.

Numa última nota, a versão global estável da MIUI 10 só deverá ser disponibilizada no final do Verão de 2018.

Assuntos relevantes na 4gnews:

alaxy J3 para 2018

d Go no Brasil

alaxy J7 para 2018

via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.