modo retrato Xiaomi Mi 8 Android Oreo Google MIUI 10 8 Samsung Galaxy S9 DxOMarkA MIUI 10 está a ser preparada e mesmo antes de chegar aos utilizadores, a Xiaomi apresentou a versão global da sua nova ROM baseada no Android Oreo. Para já, ainda na fase global beta, para quem quiser experimentar a versão de testes. Agora, já sabemos quais são os smartphones que poderão utilizar o modo retrato para as suas câmaras.

Aproveitando o evento de apresentação de produtos na Índia onde ficamos a conhecer o Redmi Y2, a fabricante Android deu a conhecer algumas das novidades da MIUI 10. Esta que é a sua nova interface oficial.

Vê ainda: Xiaomi Redmi 6 revelado em imagens reais, chega no dia 12 de Junho

Posto isto, se tens um smartphone desta fabricante, nesta peça ficarás a saber se vais ou não receber o Modo Retrato. Esta que é uma das novas funcionalidades para a câmara frontal e/ou traseira dos dispositivos móveis.

Tal como nos conta a publicação AndroidAuthority, foi na Índia que a MIUI 10 se tornou global. Isto é, foi no 2º maior mercado mundial de smartphones, atualmente dominado por esta marca, que esta interface ficou disponível para todos os utilizadores interessados.

Fica a saber se o teu Xiaomi receberá o modo retrato

Em boa verdade, para os utilizadores nacionais, mais interessante do que o novo smartphone (também conhecido como Redmi S2) é a MIUI 10. Apesar de a mesma ainda estar na fase de testes (não ser a versão estável), tem deixado antever várias novidades. Note-se que ainda faltarão vários meses até que a sua nova interface baseada no Android Oreo esteja pronta, na versão estável global. Segundo a calendarização habitual da marca, só no final do Verão / inícios de Outono é que tal deve suceder.

Xiaomi Mi 8 Explorer Edition MIUI 10
©@gourg_valentin

Apesar de já aqui termos dado a conhecer as novidades da MIUI 10, apresentadas com a versão chinesa da mesma a 1 de junho, agora temos mais detalhes. A nova interface Android foi oficialmente revelada no dia 31 de maio, juntamente com o Mi 8, Mi 8 SE e Mi 8 Explorer Edition.

Agora, durante o evento realizado na Índia foi avançada uma nova lista que nos dá a conhecer os smartphones eleitos. Estes serão os terminais Android a receber a nova funcionalidade de modo retrato. Opção que é mediada pela inteligência artificial (IA).

Interface MIUI 10 baseia-se no Android Oreo da Google

É, muito provavelmente, a funcionalidade mais antecipada da nova MIUI 10 baseada no Android Oreo da Google. A mesma irá chegar a um total de 15 smartphones da tecnológica chinesa, trazendo melhorias para a câmara com este modo retrato.

Em si, a opção de modo retrato é, nas palavras da própria Xiaomi, possível graças a um novo algoritmo de processamento da imagem. O mesmo foi desenvolvido graças à inteligência artificial e ao treino com mais de 100 mil fotografias.

Tudo isto para que o teu smartphone Xiaomi saiba efetivamente dar mais destaque ao objecto central, normalmente ao rosto da pessoa. No modo retrato teremos o fundo desfocado e o efeito artístico (bokeh).

Agora, temos uma lista que reune os 15 smartphones Android da Xiaomi que vão receber este recurso da MIUI 10. Note-se que o modo retrato estará disponível tanto na câmara traseira como na câmara fotográfica frontal.

Modo retrato chegará a estes smartphones Xiaomi:

  • Xiaomi Mi Mix 2
  • Mi 5S/ Mi 5S Plus
  • Mi 5
  • Mi Note 2
  • Mi Max
  • Mi Max 2
  • Redmi Note 4
  • Redmi Note 4X
  • Redmi Note 3
  • Redmi 5
  • Redmi 4/4X

Temos aqui uma seleção de smartphones Android com dois anos (Mi 5) e praticamente dos os seus lançamentos mais recentes. Note-se que todos os novos topos de gama apresentados no dia 31 de maio também já trarão a MIUI 10. Aqui já com o modo retrato.

Para além destes terminais teremos ainda dois outros smartphones que apenas receberão o modo retrato na câmara frontal. Todavia, isto deve-se ao facto de já poderem usufruir do modo retrato nas suas câmaras principais, na traseira.

  • Mi 6
  • Xiaomi Redmi Note 5

Se o teu smartphone Android não está incluído nesta lista então ainda há esperança. Durante o evento de apresentação a fabricante chinesa prometeu a adição de novos modelos em breve a esta lista. Todavia, não sabemos (para já) quais serão.

Versão estável global da MIUI 10 ainda está a meses de distância

Depois de o seu novo topo de gama, Xiaomi Mi 8, ter ultrapassado o iPhone X e o Galaxy S9 Plus no ranking da DxOMark, a empresa de Lei Jun deixa bem clara qual é a sua nova prioridade.

O investimento da 4ª maior fabricante mundial de smartphones no departamento da fotografia é acompanhado pela aposta na inteligência artificial. Dois vetores cruciais para o mundo da tecnologia em 2018.

Tudo isto para deixar bem claro que a Xiaomi está ciente daquilo em que pode melhorar. Sempre com o intuito de continuar a crescer, a fotografia é sem dúvida um dos aspectos onde carecia de um sério reforço. Agora começamos a ver os frutos deste investimento.

Numa última nota, a versão global estável da MIUI 10 só deverá ser disponibilizada no final do Verão de 2018.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Samsung apresenta o novo Samsung Galaxy J3 para 2018

Google quer implementar e generalizar o projeto Android Go no Brasil

Samsung apresenta o novo Samsung Galaxy J7 para 2018

Fonte | via

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).