Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Mitos tecnológicos em que ainda acreditamos e já foram desmentidos

Desde carregar o telemóvel durante a noite até à ideia de que mais megapixéis dão melhores fotos, algumas crenças tecnológicas continuam vivas em 2026. Mas muitos destes mitos já foram desmentidos pelos factos.

Adicionar 4gnews como fonte preferida
imagem de um smartphone a carregar
Imagem ilustrativa Crédito@Unsplash

A tecnologia está sempre a evoluir, mas há ideias erradas que prevalecem. Mesmo com os smartphones a serem cada vez mais inteligentes, a presença da inteligência artificial e com dispositivos cada vez mais avançados, vários mitos tecnológicos continuam a ser repetidos por muitas pessoas como se fossem factos.

Alguns nasceram há décadas e faziam sentido na época. Outros surgiram simplesmente pela força da repetição nas redes sociais e fóruns online. Estes são alguns dos mitos tecnológicos em que muitas pessoas ainda acreditam.

Carregar o telemóvel durante a noite estraga a bateria

Este é provavelmente um dos mitos mais populares. Há alguns anos, certas baterias podiam sofrer desgaste acelerado se permanecessem demasiado tempo ligadas à corrente. Mas, atualmente, os smartphones utilizam sistemas inteligentes de gestão energética.

Hoje em dia, a maioria dos dispositivos interrompe ou reduz a carga quando a bateria atinge os 100%, ficando totalmente carregada. Alguns smartphones mais avançados até aprendem os hábitos do utilizador e completam a carga apenas perto da hora habitual de acordar.

No entanto, isto não significa que calor excessivo seja saudável para a bateria, mas dormir com o telemóvel a carregar deixou de ser um problema em que muitas pessoas ainda acreditam.

Mais megapixéis dão melhores fotografias

Esta é uma ideia que perdura há muitos anos e que foi alimentada pela publicidade. Mas uma câmara com 200 megapixéis não é automaticamente melhor do que uma com 50 megapixéis. A qualidade da imagem depende de muitos outros fatores bastante importantes, como:

  • Tamanho do sensor
  • Processamento de imagem
  • Captação de luz
  • Sensores integrados
  • Software de inteligência artificial

Em muitos casos, sensores mais pequenos com um número elevado de megapixéis podem produzir resultados menos impressionantes em certas condições. Por exemplo, um sensor com uma polegada de tamanho e 50 megapixéis fornece melhores fotografias do que um sensor com menos de uma polegada e com 200 megapixéis. Isto porque, o sensor de uma polegada deixa entrar mais luz, o que aumenta a qualidade da foto.

Os computadores ficam mais lentos porque "envelhecem"

Os computadores não são como os seres humanos e nisso todos concordamos. Por essa razão, não envelhecem. Ficam mais lentos por razões como:

  • Acumulação de programas em segundo plano
  • Falta de espaço de armazenamento
  • Atualizações mais exigentes
  • Software desnecessário instalado ao longo do tempo

Um computador pode manter um desempenho muito semelhante durante anos se o utilizador for cuidadoso e fizer uma manutenção correta e adequada do equipamento.

Com o modo anónimo ficamos invisíveis na Internet

Muita gente acredita que navegar em modo anónimo os mantém invisíveis no mundo Web. Na realidade, este modo apenas impede que o histórico local seja guardado no dispositivo.

O fornecedor de internet, websites visitados, redes empresariais ou serviços online continuam potencialmente a recolher informações sobre a atividade, até porque estão ligados ao servidor habitualmente usado pelo utilizador. Nesse sentido, a navegação é pouco anónima e nada invisível.

Fechar aplicações em segundo plano melhora a bateria

Todos nós já fechámos apps em segundo plano para poupar a bateria. Mas esta ação pode ter exatamente o efeito contrário.

Os sistemas modernos, como o Android e iOS, foram desenhados para gerir aplicações em segundo plano de forma eficiente. Quando uma aplicação é forçada a fechar e depois é aberta repetidamente, pode consumir mais recursos do que se permanecesse suspensa, a fazer o que tem de fazer em segundo plano.

Macs nunca apanham vírus

Este é um dos mitos que teima em não desaparecer. Ainda que o sistema operativo da Apple seja menos visado pelos hackers, não é imune. Convenhamos que existem muitos mais utilizadores Windows no mundo. Por essa razão, é normal que os hackers se dediquem mais ao sistema que tem mais utilizadores, com o qual vão ter uma maior probabilidade de serem bem-sucedidos.

A segurança digital depende de boas práticas, ou como quem diz, fazer atualizações regulares, ter passwords fortes e não ceder à curiosidade com links suspeitos.

Temos de "remover o dispositivo USB em segurança"

Quem nunca sentiu se sentiu culpado por puxar uma pen USB do computador sem clicar primeiro no botão "Remover em Segurança"? Mas calma nada foi ou vai ser perdido.

Atualmente, tanto o Windows como o macOS já utilizam sistemas de escrita rápida que desativam a cache de gravação por predefinição. O único cuidado a ter é não puxar a pen enquanto esta está ativa a passar ficheiros para o computador, para que esta possa cumprir a tarefa.

Xiaomi POCO X8 Pro MAX
Xiaomi POCO X8 Pro MAX Processador Dimensity 9500s, tela AMOLED 6,83" 120Hz, bateria 8500 mAh, câmara 50 MP com OIS
429,99 €Amazon
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews.