Desde os anos 60 que o nome MINI Cooper se tornou sinónimo de um “carro pequeno com músculos”, surpreendendo o mundo da competição automóvel com o seu elevado desempenho, que lhe valeu alguns títulos em provas de rali.
Ao longo dos anos a marca foi disponibilizando novas versões ‘musculadas’ do seu MINI, com modelos de competição que encheram os trilhos e as estradas do WRC – Rali de Portugal incluído.
A MINI parece agora apostada em recuperar essa herança de adrenalina associada aos Mini mais potentes, mas com versões adaptadas a uma realidade eletrificada.
Modelos ‘musculados’ para diferentes condutores
A marca acaba de anunciar no Paris Motor Show os seus primeiros modelos elétricos de alta performance, através dos novos MINI John Cooper Works Electric e MINI John Cooper Works Aceman.
Ambos os modelos partilham um motor com 190 kW / 258 hp (cerca de 260cv) e uma bateria de 54,2 kWh, que resultam em diferentes prestações de acordo com o design e características incluídas.
A versão John Cooper Works Electric traduz-se num carro de três portas com design mais aerodinâmico, ao qual a MINI adicionou características que o aproximam de uma solução mais desportiva. Inclui uma suspensão “inspirada nas corridas”, um modo de kart e um ‘boost’ de 20 kW adicionais para uma potência extra.
Tudo somado permite a este John Cooper Works Electric fazer dos 0 aos 100 km/h em apenas 5.9 segundos, atingir os 200KM hora de velocidade máxima, conseguindo percorrer até 371 KM com uma carga.
Já o John Cooper Works Aceman é uma versão com cinco portas que inclui basicamente as mesmas características que o seu ‘irmão mais nervoso’, mas com desempenho limitado pelo maior espaço disponibilizado para passageiros e carga. Apesar de atingir a mesma velocidade máxima, o desempenho dos 0 aos 100 km/h é de 6.4 segundos, com a autonomia da bateria a permitir percorrer 355 Km.
O preço e a disponibilidade dos novos MINI John Cooper Works elétricos não foram ainda oficialmente comunicados pelo fabricante.