
Nas últimas horas, ficamos a saber de alguns problemas de segurança envolvendo produtos da Xiaomi. Neste caso, as powerbanks de 33 W e 20.000 mAh, com cabo integrado. A marca está a fazer “recall” (recolha) de cerca de 100.000 unidades com o número de modelo “PB2030MI”.
Note-se que as unidades em questão foram fabricadas entre os meses de agosto e setembro de 2024 e vêm com cabo de carregamento integrado. A informação foi dada pela própria Xiaomi, no seu site oficial. Através da página de suporte da Xiaomi, consegues verificar se a tua powerbank foi uma das afetadas.
O que se passou ao certo?
Segundo a marca, algumas destas powerbanks têm alta probabilidade de gerar problemas de sobreaquecimento. No pior dos casos, a falha em questão pode até representar risco de incêndio. O “recall” feito pela marca chinesa engloba as powerbanks de cor Azul e Bege, do modelo anteriormente referido.
Em comunicado oficial, a Xiaomi escreveu: "embora o número de incidentes conhecidos seja limitado, garantir altos padrões de qualidade do produto e a segurança dos nossos utilizadores é a nossa principal prioridade. Pedimos sinceras desculpas por qualquer inconveniente que isso possa causar".
Na nota emitida pela Xiaomi, um dos fornecedores é identificado como o responsável pelo problema de segurança. A gigante tecnológica faz menção a “certas matérias-primas” que foram fornecidas durante a fase de produção.
Por descargo de consciência, se tiveres uma powerbank da Xiaomi, podes colocar o teu número de série na página de suporte. Se o teu produto fizer parte do lote de powerbanks com riscos de segurança, poderás pedir reembolso ou substituição do aparelho.
À procura de uma powerbank?
Se andas à procura de um carregador portátil para o teu dispositivo, então talvez te interesse dar uma vista de olhos na lista do 4gnews com as 12 melhores powerbanks da atualidade. Em baixo, damos-te algumas sugestões que fazem parte desta mesma lista.