Microsoft faz descoberta incrível sobre o Windows na Ásia

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

Há alguns meses a Microsoft demonstrou grandes suspeitas de que o seu software - Windows - era pirateado em grande escala na Ásia. Por isso, decidiu lançar uma investigação em grande escala.

Agora, finalizada esta investigação, os resultados finais são simplesmente inacreditáveis. Por incrível que possa parecer, a empresa norte-americana veio descobrir que grande parte da culpa pela pirataria nos países asiáticos não está do lado dos utilizadores.

Vê ainda: Microsoft Lumia 950 e 950XL suportavam gestos inteligentes

Os resultados obtidos revelaram que a esmagadora maioria dos computadores vendidos em vários países na Ásia, são entregues aos utilizadores já com versões pirateadas do Windows. Desta forma, acabam por colocar os próprios utilizadores em risco.

Infelizmente, a investigação não teve as proporções que seria de desejar, mas ainda assim os resultados foram surpreendentes. A Microsoft comprou um total de 166 computadores em 9 países asiáticos.

Microsoft confirma grande esquema de pirataria do Windows na Ásia

A empresa descobriu que 100% dos computadores comprados na Coreia do Sul, Malásia, Vietname e Tailândia chegaram equipados com uma versão pirata do Windows. No somatório dos 166 computadores adquiridos, um total de 83% dos PCs chegaram com versões pirata.

Estes resultados são mesmo chocantes. Especialmente se pensarmos que são as próprias lojas que já vendem os computadores sem software oficial. Muito possivelmente acabando por tirar proveito dos seus clientes.

Por isso, uma das responsáveis da divisão de ciber-crime da Microsoft na Ásia, salienta que "software gratuito nunca é realmente gratuito". Assim, querendo referir que nestas versões piratas, é muito raro que não cheguem carregadas de malware que pode dar problemas aos utilizadores.

Mary Jo Schrade revela ainda que pelo menos 85% das versões pirateadas do Windows na Índia chega com vários tipo de malware instalado. Com números tão elevados, é difícil conseguir pensar em possíveis estratégias. Para que a Microsoft consiga combater esta situação extremamente complicada.

Editores 4gnews recomendam:

Microsoft está a desenvolver o seu controlador para smartphones gaming

Windows 10. Empresa introduziu-lhe um recurso que tens de conhecer

Próxima versão do Windows 10 trará recurso bastante esperado

Via

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.