Microsoft - 5 pontos de destaque no Windows 10 April 2018 Update

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Tempo de leitura: 3 min.

E chegou, finalmente, a April 2018 Update para o Windows 10 da Microsoft. A (quarta) grande atualização do sistema operativo da empresa de Redmond pode não ter um número infinito de novidades, mas tem várias que lhe acrescentam valor.

Com efeito, de seguida serão descritas as cinco mais interessantes. Pelo menos, de acordo com a maioria dos utilizadores que já utiliza a April 2018 Update nos seus dispositivos.

Vê ainda:LG Q Note poderá ser o futuro concorrente ao Samsung Galaxy Note 9

Timeline

Claro, teria de ser a primeira. Pela primeira vez, a Microsoft implementou uma linha de tempo no Windows 10. Esta permitirá ao utilizador aceder a tudo aquilo que é, com as devidas aspas, o seu histórico no PC ou tablet.

Windows 10 da Microsoft está melhor a cada dia...

Isto é, separadores de Internet anteriormente abertos, ficheiros Word ou Excel, entre muitos outros. Tudo isso estará disposto na Timeline da conta de um dado utilizador. Ou seja, não será necessário ter-se, a todo o momento, um mesmo dispositivo. O que interessa, efetivamente, é o utilizador que comanda cada um deles.

No fundo, é uma nova forma do antigo "Task View". A particularidade é que não se alterou apenas a nível visual, mas, principalmente, quanto aos recursos dele podem ser usados.

Dictation

Esta é outra funcionalidade que ajudará muitos utilizadores no seu dia-a-dia. Com ela, será possível dizer aquilo que se quer escrever no Windows 10 da Microsoft.

Com efeito, seja no uso de qualquer aplicação, nomeadamente o Microsoft Word, o utilizador poderá ditar aquilo que quer ver escrito. Embora possa ter os seus contratempos - a nível linguístico - tem tudo para melhorar no futuro e, por isso, ser muito útil.

Microsoft Edge e Progressive Web Apps

O Edge tem sido uma aposta da Microsoft a todos os níveis. Uma aposta elevada. A empresa de Redmond decidiu que era o momento de esquecer o antigo Explorer quando lançou o novo browser e, por um lado, fez bastante bem.

Por outro, a implementação do Edge não tem sido tão simples assim. No entanto, o browser passa agora a integrar a opção de se silenciarem determinados separadores e isso é benéfico para quem o utiliza.

Veremos como se sairão as PWAs do Windows 10!

Do mesmo modo, a Microsoft passa a suportar definitivamente aquelas que são chamadas progressive web apps que poderão ser um grande alívio em termos de app gap. Veremos como se sairão.

Focus Assist

Numa altura em que todos falam das notificações para Android e iOS, porque não pensar que essas são bem melhores no Windows 10. Ou, em grande verdade, assim o serão com a April 2018 Update.

Com a nova atualização, a Microsoft acabou por declarar que seria necessário dar a oportunidade ao utilizador de definir quando quer ser incomodado com notificações e quando não quer. Mais, quais podem fazê-lo e em que condições.

Afinal, quem é que quer ser notificado quando liga o PC a uma televisão?!

Nearby Sharing

Uma funcionalidade que dará jeito, principalmente em trabalhos de grupo. Será possível partilhar ficheiros, imagens, links e pouco mais através de simples passos, com outros PCs ou tablets próximos daquele que estamos a utilizar.

Conclusão, se ainda não tens a April 2018 Update, espera um pouco mais para que possas usufruir de todas as suas novidades. Sem dúvida que valerá a pena.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Android. Primeiras imagens reais surgem do BlackBerry KeyTwo

Marvel. A ordem perfeita para veres tudo até “Avengers: Infinity War”

Google Assistant “empresta” a sua Inteligência Artificial ao novo Gmail

Fonte

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Fã incondicional de tecnologia e cultura quer partilhar o conhecimento adquirido com todos.